🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

O rali do dólar, a corrida dos bancos, dívidas da Oi (OIBR3) e outros destaques do dia

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

27 de dezembro de 2022
18:45 - atualizado às 18:46
Motos em linha prontas para um rali | Ibovespa
Motos em linha prontas para um rali - Imagem: Envato

Parece que o rali de final de ano dos mercados vai acontecer. Mas ele não será do jeito que o investidor imaginava, com o Ibovespa registrando fortes altas na última semana de 2022.

Na verdade, quem acelerou nos últimos dois dias foi o dólar. A moeda norte-americana fechou em alta pela segunda vez consecutiva e anotou ganhos de 1,48% nesta terça-feira (27), cotada em R$ 5,2866.

Uma das razões para o avanço é técnica: não haverá expediente bancário na próxima sexta-feira (30) e, com isso, as rolagens de contratos cambiais para a definição da Ptax — taxa de referência para o câmbio calculada pelo Banco Central — estão sendo antecipadas.

Outro elemento por trás da pressão do dólar é a incerteza política. A menos de uma semana da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o mercado ainda aguarda a definição de quem estará a frente de todos os ministérios do futuro governo.

O convite à senadora Simone Tebet (MDB-MS) para o Ministério do Planejamento já foi aceito pela parlamentar e pelo partido, segundo informações do deputado Alexandre Padilha (PT-SP), futuro chefe das Relações Institucionais.

A indicação deve ser formalizada por Lula em breve, mas ainda faltam outros 15 nomes para compor o governo. Pastas de destaque como a do Meio Ambiente e Agricultura ainda precisam ser oficializadas. 

Se a incerteza impulsiona a cotação do dólar, no Ibovespa o efeito é o contrário. O índice sentiu novamente as dificuldades trazidas pela liquidez reduzida nos mercados e os ruídos políticos.

A volta das negociações nos Estados Unidos e em parte da Europa não ajudou a trazer ânimo para o mercado local — as bolsas do velho continente e as norte-americanas fecharam sem direção definida.

Além disso, os bancos — setor de peso na carteira do índice — também operaram no vermelho hoje e atrapalharam a virada positiva do Ibovespa. O saldo final do dia foi uma queda de 0,15%, aos 108.758 pontos.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

CORRIDA DAS FINANCEIRAS
Banco do Brasil, Bradesco, Itaú ou Santander: qual banco é o favorito da XP para 2023? A corretora atualizou suas projeções e estimativas para as principais instituições financeiras brasileiras e introduziu os preços-alvo para o próximo ano.

DEVO, NÃO NEGO
Oi (OIBR3) não vai quitar dívida de credores antecipadamente e papel cai mais de 5%. Segundo a operadora, não há receita líquida suficiente — condição necessária para que o pagamento fosse feito.

AÇÕES COMO MOEDA
Orizon (ORVR3) fará aumento de capital para pagar por aquisição e bônus de diretores acertado no IPO. A empresa de tratamento de resíduos, que abriu o capital na B3 em fevereiro de 2021, vai emitir R$ 348,2 milhões em novos papéis para acertar as contas.

E AGORA, MUSK?
Tesla capotou? Valor de mercado da empresa de Elon Musk cai 68% em 2022 e é uma das maiores perdedoras do S&P 500. As ações TSLA desabaram mais 11% na Nasdaq nesta terça-feira (27), após a montadora estender o prazo de suspensão da produção de automóveis na fábrica de Xangai.

PLANEJANDO O FUTURO
Como irá funcionar o Tesouro RendA+, título público do Tesouro Direto destinado a poupar para a aposentadoria. Tesouro RendA+ Aposentadoria Extra contará com um prazo de acumulação e outro para fazer pagamentos mensais, sempre corrigidos pela inflação.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar