🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Ameaça de guerra entre Rússia e Ucrânia pode gerar um novo boom das commodities? Entenda a situação

Além da estimulante política monetária chinesa, a crise entre a Rússia e a Ucrânia também favorece os preços das matérias-primas como o gás e os metais preciosos

22 de fevereiro de 2022
11:43
Commodities
Imagem: Shutterstock

O mundo já passou por alguns superciclos de valorização de commodities. Na segunda revolução industrial, no final do século 19, a forte expansão populacional e o aumento de renda causaram uma forte expansão na demanda por matérias-primas de todo tipo: alimentos, energéticas, metais. 

Então, nos anos 2000, o mundo viu algo parecido acontecer de novo. A diferença era que, no início do século 21, o aumento da demanda veio principalmente da China, com suas taxas de crescimento anuais na casa dos dois dígitos e a população enriquecendo. Agora, no início dos anos 2020, estaríamos vivendo algo similar?

Desde que passou a ser peça relevante na economia mundial, a China responde por boa parte da demanda da grande maioria das commodities

Pense no minério de ferro, na celulose, no aço e no carvão, entre outras. Com isso, China desacelerando significa commodities para baixo; China crescendo mais rápido significa commodities para cima. 

A China e a pandemia

Durante a pandemia, a China adotou uma estratégia de combate contrária à maioria dos países desenvolvidos. 

À medida que atravessávamos novas ondas da Covid-19, Europa, EUA e, por vezes, até o Brasil relutavam em declarar novos lockdowns, enquanto a China foi implacável em imediatamente colocar em prática a sua política de tolerância zero. 

Na frente econômica, os bancos centrais dos países desenvolvidos (e do Brasil também) se viram forçados a reduzir suas taxas de juros para estimular a economia em um período delicado para a atividade, enquanto a China manteve certa estabilidade nos seus juros. 

O resultado disso foi EUA, Europa e Brasil crescendo além do esperado em 2021, enquanto a China se expandiu dentro das expectativas.

Agora, com a gradual retomada das atividades, colhemos uma herança deixada pelas políticas estimulantes e pelas cadeias produtivas mundiais ainda fragmentadas: a inflação. 

Escalada dos juros

Para controlar os preços, então, o movimento de subida de juros, que aconteceu com certa antecipação no Brasil, agora atinge os países desenvolvidos. O movimento, agora, é de subida de juros aqui, nos EUA e na União Europeia. 

Na contramão de todos esses países, a China sinalizou que vai diminuir os juros, adotando uma política monetária expansionista, depois de ter segurado a onda durante a pandemia.

Olhando à frente, o dinheiro barato na China estimula investimentos industriais, consumo e, por conseguinte, a demanda por commodities, já que, como sabemos, o gigante asiático concentra boa parte da demanda por elas. 

Nesse cenário, os países em desenvolvimento, com suas economias baseadas na exportação de matéria-prima, levam a melhor.

Economia do Brasil

O Brasil, que é uma “economia atrasada”, baseada em produtos “de baixo valor agregado”, é na verdade base para boa parte das cadeias industriais globais. 

Apesar de termos à frente um cenário desafiador para o consumo doméstico aqui no Brasil, o que dita o tom nos setores de commodities é a demanda internacional, com especial destaque para a chinesa. 

É ela que dita o preço do minério de ferro, do aço, dos alimentos, da celulose e do petróleo.

Como a crise entre Rússia e Ucrânia afeta as commodities?

Além da estimulante política monetária chinesa, a potencial guerra entre a Rússia e a Ucrânia também favorece os preços das matérias-primas. 

Isso porque a Rússia fornece boa parte do gás que serve de fonte de energia para o resto da Europa, um produto especialmente demandado agora no inverno europeu. 

Com a iminência da guerra, o país comandado por Vladimir Putin usa o fornecimento de gás como moeda de troca na batalha de sanções econômicas que os países vizinhos ameaçam impor à Rússia em caso de conflito. O preço do gás disparou.

Não foi diferente com os metais

Como não poderia ser diferente, também os metais preciosos, refúgios universais em situações de incerteza, estão cada dia mais altos desde que começou a ameaça de guerra. 

Ouro e prata, até pouco tempo relegados pela ameaça de subida dos juros, agora se tornaram oportunas posições nas carteiras de investimento.

Temos uma miríade de fatores que favorecem as commodities. Por sorte, vivemos em um país cuja economia é baseada nelas. Aproveite as oportunidades.

Um abraço,
Larissa

Compartilhe

A BOLSA COMO ELA É

Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?

30 de agosto de 2022 - 11:50

É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado

A BOLSA COMO ELA É

Volatilidade é vida: Entenda como aproveitar as oportunidades durante as oscilações do mercado de ações

23 de agosto de 2022 - 12:27

Como antes recomendava Warren Buffett, também te convido a gostar da volatilidade. Só há oportunidade de ganho quando o preço descola do fundamento

A BOLSA COMO ELA É

10 mil horas não são suficientes: Entenda os principais erros e acertos da temporada de resultados

9 de agosto de 2022 - 13:00

A safra de resultados atual permite enxergar alguma validade no ambiente. O esmero do analista profissional parece ter algum sentido de ser

A BOLSA COMO ELA É

Se decepcionou com o Nubank e outras fintechs? Saiba como escolher boas ações para ter na carteira

1 de agosto de 2022 - 11:19

Nem tudo o que reluz é ouro. Nos pregões de otimismo, em geral, quanto mais arriscado o ativo, mais ele sobe, mas por vezes essa subida também é injusta

A BOLSA COMO ELA É

Assim como Elon Musk fez com o Twitter, quando você vai dar o braço a torcer?

12 de julho de 2022 - 12:45

É possível ganhar muito dinheiro mesmo errando, desde que reconheça os erros antes que eles causem estrago demais

A BOLSA COMO ELA É

Isso também vai passar: Entenda por que é hora de aproveitar a baixa do mercado para investir em ações da bolsa

5 de julho de 2022 - 12:58

O Ibovespa negocia aos menores múltiplos desde 2008. Portanto, se ainda não começou a investir, este é um ótimo momento para começar

A BOLSA COMO ELA É

Não faça nada sem pensar: Conheça três bons motivos para vender suas ações na bolsa

28 de junho de 2022 - 12:32

As decisões de investimento, sejam de compra ou de venda, devem ser pensadas, conscientes e razoáveis. Faça suas escolhas pelos motivos certos

A BOLSA COMO ELA É

Vale a pena investir em ativos de risco mesmo com a possibilidade cada vez maior de recessão?

21 de junho de 2022 - 12:20

Gastar sola de sapato na busca de empresas vencedoras continuará sendo uma estratégia para maximizar o retorno dentro do universo de ações; entenda a tese

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucro de mais de 9% em swing trade com ações da Weg (WEGE3) e da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) – long & short

20 de junho de 2022 - 8:31

Identifiquei uma oportunidade de long & short – compra dos papéis da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e venda dos papéis da Weg (WEGE3); confira a análise

A BOLSA COMO ELA É

Estratégias para lucrar com ações: Confira dicas para escapar dos erros mais comuns dos investidores

14 de junho de 2022 - 13:08

Em primeiro lugar, não copie modelos do passado. Rockefeller, Lemann e Buffett fizeram fortuna com investimentos, mas copiar as estratégias deles hoje dificilmente te faria rico

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar