🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

SEGREDOS DA BOLSA

Esquenta dos mercados: Como a decisão do Fed, balanços e indicadores podem transformar esta em uma das semanas mais importantes do ano para as bolsas pelo mundo? Entenda

A decisão de juro do BC americano é o evento mais importante da semana, mas está longe de ser o único a gerar pressão nos índices

Ricardo Gozzi
25 de julho de 2022
7:37 - atualizado às 7:40
Pessoas olhando para a bolsa de valores | 13º salário dólar
Confira o que movimenta as bolsas, o dólar e o Ibovespa esta semana. Imagem: Shutterstock

Julho entra em sua última semana naquela que tem tudo para ser a mais importante do mês para os mercados financeiros e bolsas de todo o mundo. E certamente uma das mais importantes do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto a temporada de balanços começa a engrenar na B3, a safra de resultados corporativos pega fogo com as divulgações de gigantes como a Coca-Cola e de algumas das maiores empresas do mundo na atualidade. A saber, as big techs Apple, Microsoft, Alphabet (dona do Google) e Meta (controladora do Facebook).

A agenda de indicadores também não deixa a desejar. O resultado do PIB dos Estados Unidos no segundo trimestre que o diga — afinal, o número pode corroborar com a tese de recessão técnica da economia norte-americana e dar sequência a um novo panorama mundial.

E mesmo com tudo isso, todos os olhos do mercado estão voltados para Washington. Mais precisamente para a sede do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Aquecendo os motores: as bolsas hoje

O fato de as bolsas de valores virem de uma semana positiva aumenta a importância desse alinhamento de astros nas telas dos terminais dos operadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de uma escorregadinha na sexta-feira, o Ibovespa encerrou a semana passada em alta de 2,46%. A semana também foi positiva em Wall Street.

Leia Também

Hoje, as bolsas de valores da Europa oscilam entre leves altas e leves baixas. Em Nova York, os índices futuros das principais bolsas norte-americanas também andam de lado na manhã de hoje.

No fechamento da sessão, as bolsas e índices da Ásia e do Pacífico registraram perdas, seguindo a baixa registrada no pregão da última sexta-feira, à espera dos dados da semana. 

Uma recessão global é inevitável?

Tudo isso em um momento no qual analistas consideram cada vez maior — alguns dizem ser praticamente inevitável — o risco de a desaceleração econômica em andamento transformar-se em uma recessão global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste cenário, a atenção se volta principalmente para os bancos centrais. Principalmente os bancos centrais realmente centrais — isto é, das maiores economias do mundo —, como o Fed e o BCE.

Na semana passada, o Banco Central Europeu surpreendeu a seu modo os mercados financeiros ao iniciar seu ciclo de aperto monetário com uma alta de juro maior que a esperada.

O que esperar do Fed — e das bolsas

Na quarta-feira da semana que começa hoje será a vez de o Fed definir o próximo passo de seu aperto monetário.

A expectativa entre os analistas é de que o Fed eleve o juro em 75 pontos-base, repetindo o movimento de junho, quando a autoridade monetária norte-americana implementou a maior alta de juro em quase três décadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de ter dormido no ponto, acreditando que a alta da inflação fosse transitória, o Fed iniciou nos últimos meses um agressivo ciclo de aperto monetário.

Consequentemente, os temores de que a alta de juros em algum momento transforme a desaceleração econômica em recessão tem pesado sobre os mercados financeiros.

Com a palavra, os especialistas

“Não haverá novas projeções econômicas nesta reunião, então todo o foco será em como o Fed nos guiará em um mundo onde ninguém mais acreditar deve realmente acreditar na orientação do banco central, já que ele se provou pouco confiável no ano passado”, disse Jim Reid, estrategista do Deutsche Bank.

“Obviamente, um aumento de 75 pontos base está no bolo para a próxima semana”, disse Leo Grohowski, diretor de investimentos do BNY Mellon Wealth Management.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Acho que a questão é o que acontece em setembro. Se o Fed continuar aumentando os juros por muito tempo, precisaremos aumentar nossa probabilidade de recessão, que atualmente é de 60% nos próximos 12 meses.”

E o PIB dos EUA?

O resultado do produto interno bruto dos Estados Unidos está previsto para a quinta-feira.

Os economistas observam com atenção a leitura do PIB norte-americano.

No primeiro trimestre, a economia dos EUA recuou 1,6%. Segundo a agência de notícias Dow Jones, a mediana das estimativas aponta para uma alta de 0,3% no segundo trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se as projeções decepcionarem para baixo, porém, os EUA acumularão dois trimestre de baixa, o que já configuraria um quadro de recessão técnica.

“Há uma chance meio a meio de que o relatório do PIB seja negativo”, disse Grohowski.

Mas o PIB não é o único indicador da economia norte-americana previsto para a semana. Os dados de gastos de consumo pessoal, sabor preferido dos números de inflação apreciados pelo Fed, saem na manhã de sexta-feira.

Temporada de balanços

A temporada de balanços nos Estados Unidos tem surpreendido o mercado. Foi ela que impulsionou a recente recuperação das bolsas, colocando em segundo plano os riscos de uma recessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A semana que começa hoje tem o potencial de repercutir ainda mais, uma vez que serão conhecidos os resultados de algumas das maiores empresas do mundo.

Brasil: se segura, Ibovespa!

Por aqui, o índice brasileiro tenta emplacar mais uma semana positiva, mas encontra terreno difícil pela frente.

A começar pela grande expectativa com os dados inflacionários, divulgados na próxima terça-feira, juntamente com a temporada de balanços da semana.

O prato cheio para o Ibovespa está nos resultados de empresas com grande peso no índice: na quinta-feira, Petrobrás e Vale publicam seu desempenho no trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio ao cenário já pouco favorável, às disputas políticas ficam em segundo plano a menos de 70 dias das eleições para presidência da República. 

Corrida presidencial

No campo político nacional, o noticiário deve seguir morno até que os partidos terminem de homologar seus candidatos e o Congresso volte do recesso.

Ontem, o PL oficializou a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. Na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) tiveram suas candidaturas oficializados por seus respectivos partidos.

Com o início oficial da campanha marcado para 16 de agosto, as atenções se voltam para as pesquisas de intenção de voto e para a convenção nacional do MDB em meio a incertezas sobre o futuro da candidatura de Simone Tebet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda semanal

Segunda-feira (25)

  • FGV: Sondagem do consumidor de julho (8h)
  • Banco Central: Boletim Focus semanal (8h25)
  • Banco Central: Conta corrente de março (9h30)
  • Banco Central: Investimento direto no país em março (9h30)
  • Estados Unidos: Índice de atividade nacional em junho (9h30)
  • Secex: Balança comercial semanal (15h)

Terça-feira (26)

  • IBGE: IPCA de julho (9h)
  • Estados Unidos: FMI publica relatório Perspectiva Econômica Mundial (10h)

Quarta-feira (27)

  • FGV: Sondagem da indústria de julho (8h)
  • Estados Unidos: Encomenda de bens duráveis e estoques do atacado (9h30)
  • Tesouro Nacional: Relatório mensal da dívida em junho (14h30)
  • Estados Unidos: Fed anuncia decisão de juros (15h)
  • Estados Unidos: Coletiva de imprensa de Jerome Powell (15h30)

Quinta-feira (28)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • FGV: IGP-M de julho (8h)
  • Estados Unidos: PCE e Núcleo do PCE no trimestre (9h30)
  • Estados Unidos: Pedidos de auxílio-desemprego (9h30)
  • Estados Unidos: Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, presidirá uma reunião do Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira (12h20)

Sexta-feira (29)

  • IBGE: PNAD Contínua de junho (9h)
  • Banco Central: Setor Público de maio (9h30)
  • Estados Unidos: PCE e Núcleo do PCE mensal e anual (9h30)

Balanços da semana

Segunda-feira (25)

Após o fechamento:

  • Whirlpool (EUA)

Terça-feira (26)

Antes da abertura:

  • Coca-Cola (EUA)
  • General Motors (EUA)
  • McDonald’s (EUA)
  • Unilever (Reino Unido)

Após o fechamento:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Carrefour (Brasil)
  • Neoenergia (Brasil)
  • Alphabet (EUA)
  • Microsoft (EUA)

Sem horário específico:

  • 3M (EUA)
  • Visa (EUA)

Quarta-feira (27)

Antes da abertura:

  • Klabin (Brasil)
  • Credit Suisse (Brasil)

Após o fechamento:

  • Meta Platforms (EUA)
  • Boeing (EUA)
  • Ford (EUA)
  • EDP Brasil (Brasil)
  • GPA (Brasil)
  • Suzano (Brasil)

Quinta-feira (28)

Antes da abertura:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Inbev (Bélgica)
  • Ambev (Brasil)
  • Embraer (Brasil)
  • Gol (Brasil)
  • Santander Brasil (Brasil)
  • Mastercard (EUA)
  • Pfizer (EUA)

Após o fechamento:

  • Hypera (Brasil)
  • Petrobras (Brasil)
  • Vale (Brasil)
  • Amazon (EUA)
  • Apple (EUA)

Sexta-feira (29)

Antes da abertura:

  • Usiminas (Brasil)
  • Chevron (EUA)
  • ExxonMobil (EUA)
  • AstraZeneca (EUA)

Após o fechamento:

  • BNP Paribas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DESTAQUES DO IBOVESPA

O balde de água fria na Eneva (ENEV3): por que as ações despencaram 19% após decisão do governo sobre o leilão de energia

10 de fevereiro de 2026 - 12:59

Preços máximos estabelecidos para o leilão ficaram muito abaixo do esperado e participação da empresa se torna incerta

ENTENDA

B3 (B3SA3) deve se esbaldar com dinheiro gringo e corte da Selic neste ano: UBS BB acredita que é hora de comprar

6 de fevereiro de 2026 - 17:05

Entrada forte de capital estrangeiro e expectativa de queda de juros levam banco a recomendar compra das ações da operadora da bolsa

AÇÕES EM QUEDA FORTE

Amazon (AMZO34) aposta pesado em IA. Por que investimentos de R$ 1 trilhão assusta mercado e até o BTC pagou o pato?

6 de fevereiro de 2026 - 11:58

Amazon combina resultados mistos com a maior aposta em IA entre as big techs, assusta investidores e ações sofrem em Wall Street, com efeitos até no Bitcoin e outras critpomoedas

FII DO MÊS

FII de papel ou tijolo? Em fevereiro, os dois são queridinhos dos analistas; confira os fundos imobiliários no pódio

5 de fevereiro de 2026 - 6:14

Descubra quais são os fundos imobiliários favoritos dos analistas para o mês, e saiba como montar sua carteira de FIIs agora

HORA DE COMPRAR?

A Prio (PRIO3) já deu o que tinha que dar? Depois de subirem 20% no ano, papéis ainda podem disparar; Itaú BBA aponta gatilhos

4 de fevereiro de 2026 - 18:42

A empresa vive seu melhor momento operacional, mas o Itaú BBA avalia que boa parte das principais entregas já está no preço; entenda quais gatilhos podem provocar novas altas

VAI PERDER O BONDE?

“Investidor pessoa física só gosta de bolsa quando já está cara”, diz Azevedo, da Ibiuna

4 de fevereiro de 2026 - 17:31

Gestor participou de evento da Anbima e falou sobre a perspectiva de volta do investidor local à bolsa

TOUROS E URSOS #258

Ibovespa nos 200 mil pontos? Gringos compram tudo — mas cadê os investidores brasileiros

4 de fevereiro de 2026 - 14:00

Bruno Henriques, head de análise de renda variável do BTG Pactual, fala no podcast Touros e Ursos sobre a sua perspectiva para as ações brasileiras neste ano

BRASIL NO CENTRO DO MUNDO

Bolsa com força total: gringos despejam R$ 26,3 bilhões em janeiro na B3 e superam todo o fluxo de 2025

3 de fevereiro de 2026 - 20:00

Entrada recorde de capital internacional marca início de 2026 e coloca a bolsa brasileira em destaque entre emergentes

MAIS ENERGIA PARA A CARTEIRA

Tchau, Vale (VALE3): BTG escolhe nova “vaca leiteira” para sua carteira de dividendos — saiba qual é a ação escolhida para renda passiva

3 de fevereiro de 2026 - 18:35

A Axia (ex-Eletrobras) foi uma das ações que mais se valorizou no ano passado, principalmente pela privatização e pela sua nova política agressiva de pagamentos de dividendos

DA CIDADE PARA O CAMPO

BTAL11 migra para fiagro e terá primeiro programa de recompra de cotas; entenda os impactos para os cotistas

3 de fevereiro de 2026 - 14:02

A iniciativa faz parte da estratégia do BTG Pactual para aumentar a distribuição de dividendos e permitir uma maior flexibilidade para a gestão

MERCADOS HOJE

Ibovespa salta para históricos 187 mil pontos e dólar cai. Corte da Selic é um dos gatilhos do recorde, mas não é o único

3 de fevereiro de 2026 - 12:31

Para a XP, o principal índice da bolsa brasileira pode chegar aos 235 mil pontos no cenário mais otimista para 2026

DEPOIS DE A HOLDING PEDIR RJ

Fictor Alimentos (FICT3) desaba 40% na B3. Por que o mercado não acreditou que a empresa ficará de fora da RJ da holding?

2 de fevereiro de 2026 - 15:34

Discurso de separação não tranquilizou investidores, que temem risco de contágio, dependência financeira e possível inclusão da subsidiária no processo de recuperação

DESTAQUES DA BOLSA

Raízen (RAIZ4) dispara, volta a ser negociada acima de R$ 1 e lidera as altas do Ibovespa na semana; veja os destaques

1 de fevereiro de 2026 - 15:00

Fluxo estrangeiro impulsiona o Ibovespa a recordes históricos em janeiro, com alta de dois dígitos no mês, dólar mais fraco e sinalização de cortes de juros; Raízen (RAIZ4) se destaca como a ação com maior alta da semana no índice

CRIPTOMOEDAS HOJE

US$ 2,4 bilhões liquidados em 24 horas: Bitcoin (BTC) sofre nova derrocada e opera abaixo dos US$ 80 mil. O que explica?

1 de fevereiro de 2026 - 12:01

Queda do bitcoin se aprofunda com liquidações de mais de US$ 2,4 bilhões no mercado como um todo nas últimas 24 horas, enquanto incertezas macro voltam a pesar sobre as criptomoedas

BALANÇO DO MÊS

Ibovespa dispara em janeiro e nenhum outro investimento foi páreo — nem mesmo o ouro

30 de janeiro de 2026 - 19:34

Novos recordes para a bolsa brasileira e para o metal precioso foram registrados no mês, mas as ações saíram na frente

NÃO PERCA O PRAZO

Gol (GOLL54) vai sair da bolsa com OPA, mas adesão ao leilão não é automática; veja o que o investidor deve fazer

30 de janeiro de 2026 - 18:13

A adesão ao leilão não é obrigatória. Mas é mais difícil vender ações de uma companhia fechada, que não são negociadas na bolsa

DESCE E SOBE

Fundo imobiliário TGAR11 cai 14% em três dias, mas BB-BI diz que não é hora de vender — entenda o que pode impulsionar o FII na bolsa agora

30 de janeiro de 2026 - 12:55

O analista André Oliveira, do BB-BI, reitera a recomendação de compra, especialmente para os investidores mais arrojados

NA ROTA DO CRESCIMENTO

FIIs driblam juros altos com troca de cotas, mas há riscos para os cotistas? O BTG Pactual responde

29 de janeiro de 2026 - 15:21

O banco avalia que a estratégia de aquisição via troca de cotas veio para ficar e, quando bem executada, tem potencial de geração de valor

BUSCA POR SEGURANÇA

Ibovespa dispara no ano, mas investidores brasileiros estão receosos e tiram dinheiro da bolsa, diz XP

29 de janeiro de 2026 - 14:15

Uma fatia menor da carteira dos brasileiros está em ativos na bolsa, como ações, ETFs, FIIs e outros, e cresce a proporção dos investidores que pretende reduzir sua exposição à renda variável

VIROU PASSEIO

Ouro ultrapassa os US$ 5.500 pela 1ª vez e faz BTG elevar preço-alvo da Aura (AURA33) para US$ 87; Ibovespa alcança inéditos 186 mil pontos

29 de janeiro de 2026 - 12:39

Apetite dos BC, fuga do dólar e incertezas no Japão impulsionaram os metais preciosos a recordes, enquanto por aqui, o principal índice da bolsa brasileira reverberou a sinalização do Copom, dados e balanços nos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar