Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-07T20:08:01-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
vai ficar mais barato

Tesouro Direto vai reduzir taxa de custódia a 0,2% ao ano a partir de 2022

Hoje, taxa de custódia é de 0,25% ao ano e é o único custo obrigatório do Tesouro Direto; anúncio foi feito pelo secretário do Tesouro Nacional

7 de outubro de 2021
19:44 - atualizado às 20:08
Tela de celular mostra o app do Tesouro Direto
App do Tesouro Direto: redução da taxa de custódia deixa investimento mais rentável. Imagem: Shutterstock

O investimento no Tesouro Direto vai ficar mais barato - e, consequentemente, mais rentável. O secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, anunciou, na noite desta quinta-feira (07), que a plataforma de compra e venda de títulos públicos irá reduzir sua taxa de custódia de 0,25% para 0,20% ao ano a partir de janeiro de 2022.

O anúncio foi feito no encerramento da Semana do Investidor, evento promovido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela B3.

Com a redução do custo, a rentabilidade do investidor também irá aumentar. A última redução da taxa de custódia do Tesouro Direto foi realizada em 2019, quando caiu de 0,30% para 0,25% ao ano.

Taxa de custódia do Tesouro Direto é baixa, mas pode pesar

Recentemente, eu publiquei, aqui no Seu Dinheiro, uma reportagem mostrando o quanto a taxa de custódia do Tesouro Direto pesa na rentabilidade do título Tesouro Selic, aquele cuja remuneração é atrelada à taxa básica de juros.

Atualmente, esse título paga, no vencimento, Selic mais uma pequena taxa; deveria, portanto, ser mais rentável que um CDB que remunere 100% do CDI, uma vez que a taxa DI costuma ser, inclusive, inferior à Selic.

Porém, quando comparados os dois tipos de títulos, o retorno líquido do CDB, que não sofre cobrança de qualquer taxa, acaba sendo ligeiramente superior ao do Tesouro Selic, quando consideramos aplicações de valor superior a R$ 10 mil (investimentos abaixo desse valor em Tesouro Selic não sofrem cobrança de taxa de custódia).

Um CDB de banco de primeira linha, com liquidez diária e rentabilidade de 100% do CDI, portanto, acaba sendo mais interessante, por exemplo, para a reserva de emergência, do que o título do Tesouro destinado a essa mesma finalidade.

Com a nova redução na taxa de custódia, o Tesouro Selic e todos os outros títulos públicos terão rentabilidades um pouco maiores, o que é benéfico para o investidor pessoa física.

A taxa de custódia é, atualmente, o único custo obrigatório para quem investe em títulos públicos via Tesouro Direto. Esse custo remunera a B3 pela custódia (a guarda) dos títulos.

As corretoras de valores também podem cobrar, adicionalmente, uma taxa de administração, chamada taxa de agente de custódia, mas hoje a maioria das corretoras já não faz essa cobrança.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

De olho nos serviços financeiros

Depois da compra da Neoway, B3 (B3SA3) investe US$ 10 milhões em rodada de investimentos na startup Pismo

Com o investimento, a B3 busca aproximar ainda mais a relação com um fornecedor-chave para desenvolvimento futuro em seus mercados

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa desaba junto com o teto de gastos, e lançamento do Auxílio Brasil é adiado

Hoje o Ibovespa viveu um dia sangrento, muito semelhante aos jogos macabros da série-fenômeno que turbinou o balanço da Netflix no terceiro trimestre – e o saldo foi uma queda de quase quatro mil pontos em uma única rodada. No exterior, o dia foi ameno, mas dentro de casa a coisa complicou antes mesmo de o pregão […]

Destaques da mineradora

Produção de minério de ferro da Vale (VALE3) sobe 18% no terceiro trimestre, mas vendas ficam próximas à estabilidade

O número também superou as expectativas dos analistas, que projetavam um total inferior ao registrado entre julho a setembro do ano passado

FECHAMENTO DO DIA

Auxílio Brasil fora do teto de gastos apavora Ibovespa, e índice perde quase 4 mil pontos; dólar e juros disparam

O ministério da Cidadania chegou a anunciar um evento para lançar o novo programa social, mas com a bolsa indo abaixo dos 110 mil pontos, a festa não teve clima para continuar. O anúncio foi cancelado por ora, mas vai ser preciso mais do que isso para tranquilizar o mercado

Batatinha frita 1-2-3

Na Netflix (NFLX34), a virada operacional e financeira veio no Round 6 — e deu impulso ao balanço do terceiro trimestre

A Netflix (NFLX34) deu um salto no número de novos assinantes no trimestre, reanimando um ano que estava péssimo — tudo graças a Round 6

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies