🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @Renan_SanSousa
SEGREDOS DA BOLSA

Esquenta dos mercados: investidor deve ficar de olho na PEC dos precatórios, risco fiscal e Livro Bege esta semana; saiba o que esperar

Além disso, a temporada de balanços começa a ganhar tração no exterior e, no Brasil, a primeira divulgação dos números do terceiro tri deve ocorrer na sexta-feira

Renan Sousa
Renan Sousa
18 de outubro de 2021
7:58 - atualizado às 8:10
Ibovespa
Imagem: Shutterstock/Andrei Morais

A semana marcada por feriado e menor liquidez nos mercados fez o Ibovespa encerrar os últimos pregões com saldo positivo, em um avanço de mais de 1%. Já o dólar à vista fechou os últimos sete dias em queda de 0,77%, depois de atingir o patamar de R$ 5,60. 

Esta semana, o investidor doméstico não tem maiores indicadores para se preocupar, mas o Congresso Nacional fica no centro das atenções. Além da PEC dos precatórios, os debates envolvendo a reforma do Imposto de Renda e, consequentemente, o teto de gastos e o Auxílio Brasil devem movimentar a bolsa por aqui. 

Já o exterior tem importantes indicadores para digerir. A segunda-feira (18) já começa de olho nos números do PIB da China, que decepcionaram e vieram abaixo do esperado. Nos próximos dias, as perspectivas para a economia dos EUA devem ser divulgadas pelo Federal Reserve no Livro Bege, o que pode pressionar ainda mais pela manutenção ou retirada de estímulos da economia, o chamado tapering

Congresso Nacional

As Casas Legislativas brasileiras devem ficar em foco nesta semana. No Senado Federal, a leitura do relatório da CPI da Covid deve fechar os trabalhos da Comissão ainda esta semana. A cerimônia de encerramento estava marcada para terça-feira (19), mas teve de ser adiada. 

Já na Câmara dos Deputados, a PEC dos precatórios deverá ser votada em comissão especial na terça-feira, com fortes indícios de que será aprovada. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) deve fazer a deliberação do texto nos dias seguintes à votação. 

Os embates políticos devem seguir como plano de fundo para a bolsa brasileira. O risco fiscal deve ficar fora do radar (por enquanto) com a aprovação da PEC dos precatórios, mas ainda é preciso que a reforma do Imposto de Renda seja aprovada para que o teto de gastos esteja a salvo.

A semana no Ibovespa: o que esperar

Hoje o Banco Central divulga o Relatório de Estabilidade Financeira do 1º trimestre e o Ministério da Economia publica os dados da balança comercial semanal. 

Na terça-feira (19), a FGV divulga o IPC semanal e o IPC-S das Capitais em outubro. Sem maiores indicadores pela frente, a bolsa brasileira deve se apegar ao exterior esta semana, de olho no cenário doméstico de risco fiscal.

Além disso, vale ficar de olho no início da temporada de balanços por aqui. Na sexta-feira (22), a Hypera divulga seus resultados do terceiro trimestre e a agenda completa você confere na matéria do meu colega Victor Aguiar.

Outro temor que deve permanecer "abaixo do radar" do investidor é uma possível nova greve dos caminhoneiros, marcada para o início do mês que vem. A categoria exige um piso para o frete, nova política para o preço do diesel e aposentadoria especial.

Retomada econômica

A China divulgou, na madrugada desta segunda-feira (18), dados do PIB do terceiro trimestre deste ano. De acordo com o NBS, a expectativa era de que as atividades avançassem 5,1% nos últimos três meses, mas o dado apontou para um avanço de 4,9%

A produção industrial do país também decepcionou, com expansão de 3,1% contra aumento de 3,8% das projeções do The Wall Street Journal. As vendas no varejo, entretanto, cresceram 4,4%, acima das expectativas de 3,4%. 

O gigante asiático enfrenta problemas na retomada das atividades que os demais países no mundo também devem viver: a alta da inflação, a escassez de energia limpa e o número de casos de covid-19 que teima em permanecer elevado em alguns pontos do globo. 

Para completar, o setor financeiro e imobiliário chinês segue pressionado, com incorporadoras em uma constante ameaça de calote, que pode afetar o sistema financeiro global. 

A semana no exterior

O principal dado de hoje que os investidores devem digerir é o PIB da China. Ainda pela manhã, o Federal Reserve divulga números da produção industrial em setembro e o mercado deve permanecer atento à reunião de Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, com Jerome Powell, presidente do Fed. 

Na terça-feira (19) a China volta às manchetes com a divulgação das LRPs, a taxa básica de empréstimos para 1 a 5 anos. No mesmo dia, os EUA divulgam os estoques de petróleo. 

A quarta-feira (20) conta com a divulgação do Livro Bege, a publicação do Banco Central americano que traz as perspectivas para a economia dos EUA. A expectativa é de que o Federal Reserve dê maiores detalhes sobre o tempo e intensidade da retirada dos estímulos, movimento conhecido como tapering, que deve se iniciar em novembro.

Os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA devem ser divulgados na quinta-feira (21), enquanto dados do índice do gerente de compras (PMI, em inglês) que medem a atividade econômica dos países, deve ficar para a sexta-feira (22). 

Como plano de fundo, a semana conta com uma série de balanços no exterior (confira mais abaixo).

Bolsas pelo mundo

Os principais índices asiáticos encerraram o pregão desta segunda-feira majoritariamente em baixa, após os dados decepcionantes da economia chinesa abaixo do esperado, o que reforça a tese de que a retomada das atividades pelo mundo pode estar comprometida. 

De maneira semelhante, as bolsas europeias abriram em baixa, com temores da retomada menos intensa da economia global. O foco dos próximos dias fica para as falas dos dirigentes do BC americano e nos próximos passos do tapering, a retirada de estímulos da economia.

Por falar nos Estados Unidos, os futuros de Nova York absorvem a cautela do mundo e seguem pressionados antes da abertura. 

Agenda semanal

Segunda-feira (18)

  • FGV: IPC-S de outubro (8h)
  • Banco Central: Boletim Focus semanal (8h25)
  • Banco Central: Relatório de Estabilidade Financeira do 1º trimestre (9h30)
  • Estados Unidos: Federal Reserve divulga números da produção industrial em setembro (10h15)
  • Estados Unidos: Índice de confiança das construtoras em outubro (11h)
  • Estados Unidos: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, apresenta conselho de supervisão de estabilidade financeira, com participação do presidente do Fed, Jerome Powell (12h)
  • Ministério da Economia: Balança comercial semanal (15h)

Terça-feira (19)

  • Fipe: IPC semanal (5h)
  • FGV: IPC-Capitais em outubro (8h)
  • Estados Unidos: Construções de moradias iniciadas em setembro (9h30)
  • Bélgica: Comissão Europeia publica avaliação do impacto da covid-19 na economia da região (10h)
  • OCDE: Divulgação do relatório com perspectivas fiscais para 2060 (12h)
  • Estados Unidos: Estoques de petróleo (17h30)
  • China: Banco do Povo da China (PBoC, em inglês) divulga a taxa básica de juros, conhecidas como taxas de referência para empréstimos de 1 a 5 anos (22h30)

Quarta-feira (20)

  • Zona do Euro: Inflação ao consumidor, medida pelo CPI, em setembro (6h)
  • Banco Central: Fluxo cambial semanal (14h30)
  • Estados Unidos: Divulgação do Livro Bege (15h)

Quinta-feira (21)

  • Estados Unidos: Pedidos de auxílio-desemprego (9h30)
  • Zona do Euro: Índice de confiança no consumidor em outubro (11h)

Sexta-feira (22)

  • Zona do Euro: PMI composto, industrial e de serviços (4h30)
  • Banco Central: Conta corrente e IDP de setembro (9h30)
  • Estados Unidos: PMI composto, industrial e de serviços (10h45)

Balanços da semana

Terça-feira (19)

  • Estados Unidos: Johnson & Johnson (antes da abertura)
  • Estados Unidos: Procter & Gamble (antes da abertura)
  • Estados Unidos: América Móvil (após o fechamento)
  • Estados Unidos: Netflix (após o fechamento)
  • Estados Unidos: United Airlines (após o fechamento)

Quarta-feira (20)

  • Estados Unidos: Verizon (antes da abertura)
  • Estados Unidos: IBM (após o fechamento)
  • Estados Unidos: Tesla (após o fechamento)

Quinta-feira (21)

  • Estados Unidos: AT&T (antes da abertura)
  • Estados Unidos: American Airlines (antes da abertura)
  • Reino Unido: Barclays (antes da abertura)
  • Estados Unidos: Intel (após o fechamento)
  • Estados Unidos: Whirlpool (após o fechamento)

Sexta-feira (22)

  • Estados Unidos: American Express (antes da abertura)
  • Brasil: Hypera (após o fechamento)

Compartilhe

SOBE MAIS UM POUQUINHO?

Campos Neto estragou a festa do mercado e mexeu com as apostas para a próxima reunião do Copom. Veja o que os investidores esperam para a Selic agora

15 de setembro de 2022 - 12:41

Os investidores já se preparavam para celebrar o fim do ciclo de ajuste de alta da Selic, mas o presidente do Banco Central parece ter trazido o mercado de volta à realidade

PREVISÕES PARA O COPOM

Um dos maiores especialistas em inflação do país diz que não há motivos para o Banco Central elevar a taxa Selic em setembro; entenda

10 de setembro de 2022 - 16:42

Heron do Carmo, economista e professor da FEA-USP, prevê que o IPCA registrará a terceira deflação consecutiva em setembro

OUTRA FACE

O que acontece com as notas de libras com a imagem de Elizabeth II após a morte da rainha?

9 de setembro de 2022 - 10:51

De acordo com o Banco da Inglaterra (BoE), as cédulas atuais de libras com a imagem de Elizabeth II seguirão tendo valor legal

GREVE ATRASOU PLANEJAMENTO

Banco Central inicia trabalhos de laboratório do real digital; veja quando a criptomoeda brasileira deve estar disponível para uso

8 de setembro de 2022 - 16:28

Essa etapa do processo visa identificar características fundamentais de uma infraestrutura para a moeda digital e deve durar quatro meses

FAZ O PIX GRINGO

Copia mas não faz igual: Por que o BC dos Estados Unidos quer lançar um “Pix americano” e atrelar sistema a uma criptomoeda

30 de agosto de 2022 - 12:08

Apesar do rali do dia, o otimismo com as criptomoedas não deve se estender muito: o cenário macroeconômico continua ruim para o mercado

AMIGO DE CRIPTO

Com real digital do Banco Central, bancos poderão emitir criptomoeda para evitar “corrosão” de balanços, diz Campos Neto

12 de agosto de 2022 - 12:43

O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, ainda afirmou que a comissão será rigorosa com crimes no setor: “ fraude não se regula, se pune”

AGORA VAI!

O real digital vem aí: saiba quando os testes vão começar e quanto tempo vai durar

10 de agosto de 2022 - 19:57

Originalmente, o laboratório do real digital estava previsto para começar no fim de março e acabar no final de julho, mas o BC decidiu suspender o cronograma devido à greve dos servidores

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O ciclo de alta da Selic está perto do fim – e existe um título com o qual é difícil perder dinheiro mesmo se o juro começar a cair

2 de agosto de 2022 - 5:58

Quando o juro cair, o investidor ganha porque a curva arrefeceu; se não, a inflação vai ser alta o bastante para mais do que compensar novas altas

PRATA E CUPRONÍQUEL

Banco Central lança moedas em comemoração ao do bicentenário da independência; valores podem chegar a R$ 420

26 de julho de 2022 - 16:10

As moedas possuem valor de face de 2 e 5 reais, mas como são itens colecionáveis não têm equivalência com o dinheiro do dia a dia

AGRADANDO A CLIENTELA

Nubank (NUBR33) supera ‘bancões’ e tem um dos menores números de reclamações do ranking do Banco Central; C6 Bank lidera índice de queixas

21 de julho de 2022 - 16:43

O banco digital só perde para a Midway, conta digital da Riachuelo, no índice calculado pelo BC

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar