Menu
2021-04-22T17:36:19-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
perspectivas

Temporada de balanços 1º tri: quem deve se sair bem e quem ainda está mal, segundo o BofA

Empresas começam a divulgar resultados de um período marcado por lockdowns e alta dos preços das commodities; veja o que esperar

22 de abril de 2021
13:00 - atualizado às 17:36
temporadadebalancos

Começa nesta sexta-feira (23) a temporada de balanços do primeiro trimestre de 2021, e a expectativa é de que a maioria das companhias que compõem o Ibovespa apresentem bons resultados, mesmo excluindo as empresas do setor de commodities, que voaram neste começo de ano.

A conclusão é do Bank of America (BofA), que projeta um crescimento médio de 43% do lucro por ação das companhias do principal índice da B3, não considerando aquelas ligadas a commodities.

Mas é preciso levar em consideração, segundo os analistas David Beker, Nicole Inui e Paula Andrea Soto, a baixa base de comparação do primeiro trimestre de 2020 e que deve influenciar os balanços.

“No ano passado, o lucro por ação foi pressionado para baixo devido à redução da atividade durante a pandemia, os efeitos do câmbio nos custos da dívida e maiores provisões dos bancos”, diz trecho do relatório.

Excluindo commodities, o setor que vai se destacar no primeiro trimestre será o financeiro, justamente pela expectativa de que os bancos não realizaram grandes provisões de recursos em seus balanços.

Para o BofA, o segmento de gastos discricionários deve registrar o maior aumento do lucro por ação em base anual, alta de 147%, puxado pelo segmento de distribuição de combustíveis e novamente pelo e-commerce, em especial o Magazine Luiza (MGLU3).

Já as operadoras de shopping centers devem continuar divulgando resultados baixos, afetados pelas medidas de restrição à circulação de pessoas adotadas no começo do ano para frear o ritmo de contaminação pela covid-19, assim como o setor de educação.

Commodities brilham novamente

Quem deve ser o destaque da temporada de balanços do primeiro trimestre é o setor de commodities, que tem grande peso no Ibovespa.

A alta das cotações no mercado internacional (minério de ferro, aço, celulose e cobre alcançaram máximas históricas) e a desvalorização cambial (o valor do real foi, em média, 23% menor que no mesmo período de 2020) devem resultar num crescimento médio de 115% da receita e 247% do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), segundo o BofA.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

cardápio de balanços

Itaúsa e BTG: os balanços que mexem com o mercado nesta terça

Resultados são do primeiro trimestre de 2021, período ainda marcado pela incerteza por conta da pandemia de covid-19; veja os destaques

AGORA A SEMANA COMEÇA

Ata do Copom, IPCA e expectativa com balanços devem ditar o rumo do pregão

Aversão ao risco no exterior e cena política agitada recomendam cautela

Coronavírus no Brasil

Brasil tem 423,2 mil mortes e 15,2 milhões de casos de covid-19

Ainda há 3.744 óbitos em investigação. Isso ocorre porque há casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito

na b3

Leilão de aeroportos regionais de SP terá como destaque bloco de Ribeirão Preto

Segundo o governo, dos 22 aeroportos, seis já contam com serviços de aviação comercial regular e 13 têm potencial de desenvolvimento de novas rotas regulares durante a concessão

IR 2021

Imposto de renda: Posso declarar um plano de saúde internacional como gasto dedutível?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies