Menu
2021-06-01T18:32:51-03:00
Larissa Vitória
Futuro dos céus

Embraer dispara após sua subsidiária de ‘carro voador’ anunciar parceria com a americana Halo

O acordo prevê que, a partir de 2026, a Eve entregue 200 unidades do veículo aéreo elétrico conhecido pela sigla eVTOL

1 de junho de 2021
15:20 - atualizado às 18:32
Embraer Eve Halo
Imagem: Divulgação

A Eve Urban Air Mobility Solutions, criada pela Embraer, anunciou nesta terça-feira (1) uma parceria com a norte-americana Halo para o desenvolvimento de produtos e serviços de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) nos Estados Unidos.

O acordo inclui um pedido de 200 unidades do veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) a serem entregues pela Eve a partir de 2026. Essa é uma das maiores encomendas na indústria de UAM e animou o mercado.

As ações da Embraer chegaram a subir mais de 6% e lideraram os ganhos do Ibovespa na manhã de hoje. A perspectiva de diversificação nas receitas da companhia, tradicionalmente apoiadas na aviação comercial e de defesa nacional, com a parceria firmada, agradou os investidores. Ao final do pregão, os papéis (EMBR3) fecharam com alta de 4,05%, a R$ 17,98.

Além do grande número de produtos, a parceria também prevê que a Halo, líder em operações de táxi aéreo de helicóptero nos EUA e no Reino Unido, trabalhe com a brasileira para desenvolver uma nova operação de eVTOL em ambos os países.

E o esforço se somará ao trabalho que a Eve já realiza no Reino Unido: a empresa é líder de um consórcio que está solucionando questões regulatórias e operacionais para viabilizar operações de eVTOL em Londres.

Executivos felizes

“Acreditamos que a Eve está projetando uma aeronave que está bem preparada para a certificação inicial e, além disso, apresenta um histórico comprovado de produção”, disse Kenneth C. Ricci, Diretor do Directional Aviation, fundo de investimento do qual a Halo faz parte. 

Segundo o executivo, “o excelente legado de design, certificação e produção de aeronaves que a Embraer traz para este eVTOL posicionam a companhia com vantagens importantes no cenário competitivo”.

Já Andre Stein, CEO da Eve, reforça que o acordo é um passo importante para a empresa assumir a posição de líder global na indústria. “Estamos confiantes de que este relacionamento mutuamente benéfico terá um impacto positivo para muitos usuários futuros, e permitirá que ambas as empresas cresçam seus negócios de forma exponencial”, diz.

E não para por aí

Além dos pontos já abordados, as duas empresas também atuarão juntas no desenvolvimento contínuo do sistema de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano da Eve, bem como nas ofertas de serviços e operações de frotas que a brasileira oferece como integradora de ecossistema para operações UAM. 

De acordo com o comunicado divulgado pela Embraer, “a força das operações internacionais da Halo, junto com o portfólio de UAM da Eve, será uma demonstração importante de como essas parcerias podem aumentar a acessibilidade e viabilidade financeira, à medida que essas duas empresas trabalham para escalar com segurança as operações de UAM em todo o mundo”.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

de olho na reabertura

Vacina no braço e compra de ações: por que o UBS (o banco suíço) agora recomenda a bolsa brasileira

Banco suíço cita as revisões de crescimento para a economia brasileira, menor risco fiscal, expectativa de lucro das empresas e preços em patamares “convidativos”

seu dinheiro na sua noite

Anitta no conselho do Nubank, mais ofertas de ações e o ponto de inflexão do minério de ferro

Acostumado a fazer barulho no mercado, o Nubank fez, nesta segunda-feira, mais um anúncio que deu o que falar: a contratação da cantora e empresária Anitta para integrar o conselho de administração da empresa. A garota do Rio, nascida no bairro suburbano de Honório Gurgel e alçada à fama pelo funk carioca, ocupará uma cadeira […]

linhas 8 e 9

CCR assina acordo de acionistas com RuasInvest no Consórcio Via Mobilidade

Acordo prevê os porcentuais de participação de 80% da CCR e de 20% da RuasInvest no Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9

Microcaps

Panvel (PNVL3): é hora de investir?

A rede Panvel é queridinha no Sul do país. Sua recuperação tem mostrado que ela pode ser uma gema entre as microcaps da Bolsa. Descubra se vale a pena investir nela no Chama o Max de hoje.

sinal verde

Câmara aprova texto-base da MP que viabiliza privatização da Eletrobras

Placar foi de 258 votos contra 136; texto já havia sido aprovado pela Casa, mas voltou depois de alterações no Senado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies