O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
“A brincadeira [entre os rivais] era ‘não se preocupe, porque o Santander vai encontrar o poste’”, me disse Rial, na entrevista inaugural ao Seu Dinheiro
A estreia do Seu Dinheiro, em setembro de 2018, foi marcada por uma entrevista com Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil. Ao aceitar falar com um veículo de imprensa que sequer existia na época, o executivo que deixa o cargo no fim deste ano assumiu uma postura que não é comum entre profissionais de alto escalão, ainda por cima banqueiros.
Mas essa não foi a única vez em que Rial mostrou ter aptidão para correr riscos calculados desde que assumiu o comando da unidade local do banco espanhol.
Esse comportamento “radical” se fez presente em uma das festas de confraternização de fim de ano realizadas pelo banco, quando surgiu deslizando por uma corda de rapel.
A celebração para 40 mil funcionários realizada no estádio Allianz Parque marcou um dos pontos de virada da atuação do Santander no país.
Quando Rial se sentou na cadeira de CEO, às vésperas do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o banco espanhol amargava a lanterna de rentabilidade entre os grandes privados.
Os resultados eram tão fracos que a matriz havia tentado pouco tempo antes até fechar o capital do banco no país, aproveitando os preços depreciados das ações na B3.
Leia Também
Enquanto os concorrentes diretos se dividiam entre a cautela com o cenário e desafios internos, Rial fez o Santander pisar no acelerador. “A brincadeira [entre os rivais] era ‘não se preocupe, porque o Santander vai encontrar o poste’”, me disse Rial, na entrevista inaugural ao Seu Dinheiro.
O banco não só se desviou das cascas de banana no meio do caminho como aproveitou o momento para ganhar espaço. Passou o Bradesco em rentabilidade enquanto o banco ainda digeria a mega-aquisição do HSBC no país.
E no ano passado, em plena pandemia, alcançou um feito impensável até pouco tempo antes: tomar do Itaú Unibanco a liderança entre os bancos mais rentáveis do país.
O segredo para chegar ao topo foi o mesmo. Enquanto os rivais constituíram provisões multibilionárias para defender os balanços contra os efeitos da crise da covid-19, o Santander foi bem menos conservador. Desta forma, teve um resultado bem melhor em 2020.
Rial também soube corrigir a rota quando a estratégia não deu resultados. É o caso da aposta em começar do zero uma plataforma de investimentos para entrar na disputa no mercado liderado pela XP. Ao perceber que o plano não avançava na velocidade desejada, o Santander fechou a compra da Toro, que passou a ser o cavalo de batalha do banco.
Pode-se dizer que a maior crise enfrentada por Rial à frente do Santander nem teve relação direta com as áreas de negócio tradicionais. Em 2017, o banco se viu em uma polêmica de grandes proporções com o cancelamento do Queermuseu, uma exposição sobre diversidade realizada em Porto Alegre, após pressão de grupos conservadores.
De modo geral, o trabalho do executivo recebe poucas críticas. A principal delas é a de que parte dos resultados alcançados pelo banco não são sustentáveis no longo prazo.
Rial tem mais uma chance de provar o contrário se conseguir manter a liderança entre os gigantes do varejo bancário brasileiro ao entregar o cargo para o sucessor.
“É uma anomalia. Talvez, o desafio desta geração seja descobrir como normalizar a política monetária no Brasil”, afirmou Galípolo, sobre o alto nível dos juros no Brasil
Objetivo da lei é possibilitar uma maneira mais acessível para que famílias possam se despedir de seus animais de estimação
Alta de 0,88% no mês veio na esteira do aumento nos preços de combustíveis e alimentos; revisões para o ano já preveem IPCA próximo de 5%
Netflix terá que ressarcir usuários em valores entre 250 e 500 euros, segundo advogados que representaram os consumidores
Assim como aconteceu na rodada anterior, a Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (9). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
Empresa surfa o boom logístico, combina proventos elevados e ainda negocia com desconto, segundo a própria gestão
Entidades dizem reconhecer as discussões como um debate legítimo, mas defendem que o impacto será severo sobre a economia, investimentos e geração de empregos formais
Até então, as alíquotas para a exportação dessas companhias eram de 0%. Em evento, ministro de Minas e Energia defendeu o imposto
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de quarta-feira (8). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (9), a Timemania divide as atenções com a Mega-Sena.
Lais Costa, analista da Empiricus Research, explica por que tantos fundos sofreram com o conflito e mostra que outra classe corre risco em um cenário de juros altos
Do universo digital ao musical, itens apreendidos ganham nova chance em leilão da Receita Federal que começa hoje
Para os analistas, o foco dos eleitores agora não é somente quem deve ganhar a corrida para a presidência, mas também para o Congresso
Em 2025, o crédito imobiliário no Brasil somou aproximadamente R$ 324 bilhões em originações, segundo dados apresentados pelo banco
Fundo teve leve alta em março e acumula ganhos acima do CDI em 2026, com estratégia focada no Brasil e proteção contra inflação
Para Anthropic, há uma nova preocupação além dos erros humanos: a vulnerabilidade dos sistemas contra ataques cibernéticos
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 7 de abril. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 34 milhões hoje.
Durante evento do Bradesco BBI, o economista afirmou que vê conflito caminhando para intensificação e alertou para os efeitos no petróleo e nos mercados
Genoa, Kapitalo e Ibiuna participaram de evento do Bradesco BBI e falaram sobre a dificuldade de leitura no cenário volátil atual
Sam Altman, CEO da OpenAI, publicar artigo sobre o avanço da inteligência artificial e suas consequências para os seres humanos
A explosão das apostas online já pesa mais que os juros no bolso do brasileiro e acende um alerta sobre uma nova crise financeira