Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-16T07:04:18-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
economia em recuperação

PIB da China registra crescimento recorde no 1º tri, mas abaixo do esperado

Economia expande 18,3% na comparação com mesmo período de 2020, abaixo da média das estimativas dos analistas, de alta de 19,2%

16 de abril de 2021
7:04
china
Imagem: Shutterstock

O grande dragão vermelho está acordado. Depois do baque provocado pela pandemia de covid-19 no ano passado, que nem assim conseguiu derrubar a economia, a China começa 2021 apresentando números robustos, ainda que alguns tenham vindo um pouco abaixo do esperado.

Confira os resultados dos principais indicadores divulgados pelo Escritório Nacional de Estatística do país (NBS, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (15) à noite, horário de Brasília:

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) da China avançou 18,3% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano anterior.

A expansão do PIB nos três primeiros meses do ano superou em muito a alta interanual registrada no último trimestre de 2020, de 6,5%. Mesmo assim, o resultado ficou abaixo da expectativa de economistas ouvidos pelo jornal “The Wall Street Journal”, que previam avanço de 19,2%.

Na comparação trimestral, a economia chinesa registrou expansão de 0,6%. O resultado representa desaceleração em relação ao ritmo observado no quarto trimestre de 2020, quando houve crescimento de 2,6% nessa base.

Analistas antecipavam um forte crescimento do PIB chinês na comparação com o primeiro trimestre de 2020, quando a economia do país sofreu uma contração recorde de 6,8% em meio às medidas de restrição adotadas para conter a propagação do coronavírus.

Produção industrial

Outro dado divulgado foi de produção industrial, que avançou 14,1% em março em relação a igual mês do ano anterior.

O resultado também ficou abaixo da expectativa de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, que previam alta de 16,5% para o indicador.

O dado de março representou arrefecimento em relação à alta de 35,1% registrada na comparação anual no primeiro bimestre.

Na comparação mensal, a produção industrial cresceu 0,6% no mês, também uma desaceleração em relação à alta de 0,69% observada em fevereiro ante janeiro.

Vendas no varejo

As vendas no varejo da China cresceram 34,2% em março em relação a igual mês de 2020. O resultado superou as expectativas de economistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal”, que esperavam avanço de 28%.

A expansão superou o ritmo registrado no primeiro bimestre do ano, quando as vendas tiveram alta de 33,8% na comparação interanual. Na comparação mensal, as vendas do varejo cresceram 1,75% em março, uma aceleração em relação à alta de 0,56% de fevereiro.

* Com informações da Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: bolsa deve refletir taxa de juros mais alta em dia de leitura do PIB dos EUA

A agenda de balanços conta com Petrobras e Vale, enquanto o exterior deve sentir cautela antes da inflação nos EUA amanhã

NA DÚVIDA, ADIA

No restabelecimento da presença obrigatória em Brasília, governo fica sem quorum e retira PEC dos Precatórios

Nova tentativa de votação é esperada para hoje, mas o temor de que não haja deputados em quantidade suficiente para a aprovação persiste

Aquele 1%

Com juros em alta, esses títulos de renda fixa te pagam 1% ao mês, com baixíssimo risco e pouco esforço

A rentabilidade dos sonhos do brasileiro está de volta aos investimentos conservadores, e CDBs que pagam 1% ao mês ou mais já estão fáceis de encontrar

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Alta da Selic, bons números da Weg, IPO do Nubank e dividendos da Gerdau: veja o que marcou o mercado hoje

Há cerca de um mês, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade não mudaria o “plano de voo” a cada novo dado da economia brasileira. Mas, veja só, a realidade obrigou a instituição a recalcular a rota: há pouco, o Copom elevou a Selic em 1,50 ponto percentual, ao […]

Referência em SP

Na corrida do setor de saúde, Rede D’Or (RDOR3) garante fôlego com a compra do Hospital Santa Isabel

O ativo está avaliado em R$ 280 milhões. Porém, conforme explica a empresa, seu endividamento líquido será deduzido na conta final da transação

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies