Mesmo com o fechamento de vagas em dezembro, após cinco meses consecutivos de geração líquida de vagas com carteira assinada na segunda metade do ano, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) encerrou 2020 com um resultado positivo em 142.690 vagas. O desempenho confirmou a expectativa do ministro da Economia, Paulo Guedes, de encerrar o ano marcado pela pandemia de covid-19 sem uma destruição líquida de empregos formais.
Leia também:
- NO CELULAR: Receba comentários diários em áudio da equipe do Seu Dinheiro
- PagSeguro será primeira brasileira listada em Nova York a ter BDRs negociados na B3
- Taxa de desemprego fica em 14,1% no trimestre até novembro, afirma IBGE
Nos quatro meses de auge da pandemia de covid-19 - de março até junho, o Caged registrou 1,618 milhão de demissões líquidas. Já entre julho e dezembro, 1,418 milhão postos formais foram recriados.
O resultado do mercado de trabalho em 2020 foi o melhor desde 2017, quando houve o fechamento de 20 mil vagas com carteira assinada.
O saldo decorre de 15,166 milhões de admissões e 15,023 milhões demissões ao longo do ano passado.
O desempenho positivo no ano também era esperado pela maior parte do mercado.
O resultado do Caged em 2020 ficou dentro do intervalo das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast.
As projeções eram de fechamento de 94.000 vagas a criação de 323.425 vagas no ano passado, com mediana positiva em de 170.410 postos de trabalho.
Saldo líquido de emprego é negativo 67.906 vagas em dezembro
Após cinco meses de criação líquida de vagas, o mercado de trabalho brasileiro interrompeu em dezembro a sequência de recuperação no emprego formal. Foram fechadas 67.906 vagas com carteira assinada no mês passado, de acordo com o Caged.
Esse foi o melhor resultado para o mês desde 1995, segundo o órgão. O resultado de dezembro decorreu de 1.239.280 admissões e 1.307.186 demissões.
Em dezembro de 2019, houve o fechamento de 307.311 vagas com carteira assinada. Tradicionalmente, os desligamentos costumam superar as contratações no último mês do ano, cujo resultado médio no Caged é negativo em 370 mil vagas.
A maior parte do mercado financeiro já esperava uma retração no emprego no mês passado. O desempenho do Caged em dezembro ficou dentro do intervalo das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. As projeções eram de fechamento líquido de 347.600 vagas a 25.000 vagas em dezembro, com mediana negativa em de 150.000 postos de trabalho.
Salário médio de admissão teve alta de 3,65% em 2020
O salário médio de admissão de trabalhadores com carteira assinada ficou em R$ 1.777,30 de janeiro a dezembro de 2020, segundo o Caged. Conforme o Ministério da Economia, houve um aumento real de R$ 62,66 no salário médio, uma variação de 3,65% em relação ao ano passado.
A alta foi verificada em praticamente todos os setores avaliados pela pasta, exceto em transporte, armazenagem e correio (-0,24%) e em serviços domésticos (-0,71%).
O Caged também traz informações sobre as novas modalidades de emprego criadas na reforma trabalhista de 2017.
O trabalho intermitente registrou um saldo positivo de 73.164 vagas em 2020.
Já o trabalho em regime parcial ficou negativo em 13.143.
Houve ainda 176.376 desligamentos mediante acordo entre empregador e empregado.