🔴 TRÊS AÇÕES DE IA E O INVESTIMENTO QUE PODE MULTIPLICAR POR 42X EM 12 MESES – VEJA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

TÍTULO DE ELEITOR

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor a tempo das eleições de 2026 está se esgotando; cartórios expandem horário de atendimento

Para brasileiros com mais de 18 anos, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios; cartórios eleitorais funcionarão em horário especial

titulo de eleitor eleições 2026 ID da foto:1333777430
Nesta ilustração fotográfica a Carteira de Eleitor (Título Eleitoral). - Imagem: Imagem: iStock.com/RafaPress

As eleições de 2026 se aproximam e, para votar, é necessário tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor a tempo. Caso o cidadão não regularize o título dentro do prazo, ele ficará impedido de votar nas eleições de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prazo se encerra amanhã, 6 de maio. E, assim como no Enem, algumas pessoas deixam para chegar na última hora aos portões dos cartórios. Por isso, os cartórios eleitorais funcionarão em horário especial nesta terça-feira (5) e também amanhã (6), das 9h às 17h.

O primeiro turno da eleição será em 4 de outubro. O segundo turno está previsto para três semanas depois, em 25 de outubro.

A legislação eleitoral determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do primeiro turno. Portanto, a Justiça Eleitoral vai trabalhar com os dados disponíveis em sua base até a virada de 6 para 7 de maio.

Quem pode e quem deve tirar o título de eleitor?

O artigo 14 da Constituição Federal diz que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para cidadãos brasileiros maiores de 18 anos. Para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos, o cadastro e o voto são facultativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem tem 15 anos já pode tirar o título, mas poderá votar apenas se completar 16 anos até o dia da eleição.

Leia Também

ASCENSÃO ANTES DA CRISE

O Vorcaro do Paraguai? Quem é o fundador do Ueno Bank, preso após a intervenção que colocou o governo em xeque

Conteúdo Empiricus

Sua empresa vale o que você imagina, ou o que o mercado pagaria? Uma decisão de US$ 32 bilhões do Google pode ajudar a entender

Os brasileiros que completarem 18 anos até o dia 6 de maio, precisam tirar o título para votar ainda neste ano.

Como tirar o título de eleitor?

Para quem está tirando o título pela primeira vez, é necessário comparecer presencialmente em um cartório eleitoral.

Alguns estados requerem um agendamento para fazer o documento. Para verificar quais regiões do Brasil pedem o agendamento, basta conferir no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A biometria, em todos os casos, é realizada no cartório eleitoral local.

Quais documentos são necessários levar?

  • Documento oficial com foto (RG, passaporte ou CNH e certidão de casamento/casamento).
  • Comprovante de residência em seu nome ou da pessoa com quem você mora.
  • Comprovante de quitação militar para homens que completam 19 anos em 2026.

Transferência do título

Para pedir a transferência do título, é necessário ter passado ao menos um ano desde a emissão do primeiro título ou da última transferência.

Além disso, é requisitado a comprovação de vínculo com o novo município de, no mínimo, três meses. Por último, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral.

O pedido pode ser realizado tanto via internet, no Autoatendimento Eleitoral, quanto presencialmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inscrição, a regularização, a transferência e a correção de dados eleitorais no exterior são feitas exclusivamente por meio de autoatendimento online no Título Net Exterior, formulário eletrônico da Justiça Eleitoral para esse fim.

*Sob supervisão de Ricardo Gozzi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Banco de Brasília - BRB (BSLI4) 6 de novembro de 2026 - 11:40
5 de novembro de 2026 - 14:40
Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 5 de novembro de 2026 - 11:08
Selic Copom Gabriel Galípolo 4 de novembro de 2026 - 18:48
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 4 de novembro de 2026 - 17:43
Luis Otavio Leal, economista-chefe e sócio da G5 Partners 4 de novembro de 2026 - 6:43
Fachada do Banco do Brasil (BBAS3). Divulgação/Giovanni Nobile 3 de novembro de 2026 - 12:30
Prédio do Banco Central. 3 de novembro de 2026 - 9:10
O economista André Lara Resende 2 de novembro de 2026 - 13:58
Gráfico de análise do mercado financeiro de ações com acumulações crescentes de moedas, uma sobreposição de gráfico em velas e um calendário. ID da foto: 2255662762 1 de novembro de 2026 - 15:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar