O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O Ibovespa começou junho com o pé direito, batendo recorde de fechamento nominal pelo terceiro pregão consecutivo e se aproximando dos 130 mil pontos pela primeira vez.
O dólar, por sua vez, chegou à mínima do ano, fechando por volta de R$ 5,15. Desde dezembro não víamos a moeda americana abaixo dos R$ 5,20.
Os “recordes diários” do principal índice da bolsa brasileira me obrigaram novamente a fazer referência a uma canção de The Who no título da newsletter, e no original, ainda por cima.
Até porque os “records” a que o Pete Townshend se refere aqui são “discos” e não “recordes”, mas acho que vale o trocadilho. Desculpa explicar a piada, prometo voltar ao português nos próximos títulos.
Um dos fatores que levaram o Ibovespa para cima nesta terça-feira foi a surpresa do mercado com o crescimento do PIB no primeiro trimestre, divulgado hoje de manhã.
Apesar da segunda onda de covid-19, a economia brasileira conseguiu avançar 1,2% ante o quarto trimestre de 2020 e 1% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Ambas as marcas vieram acima do esperado pelo mercado.
Leia Também
Eu sei o que você deve estar pensando: como pode, se ainda não voltamos à vida normal, se tivemos novas medidas de distanciamento social e se, mesmo sem elas, as pessoas têm circulado menos por aí?
Bem, a atividade foi puxada pelo agronegócio e, em menor medida, pela indústria. Os serviços, setor mais afetado pela pandemia, continuou mal das pernas.
É por isso que o mercado está otimista com o que o resto do ano pode nos trazer: o avanço da vacinação tem tudo para reanimar o setor, recuperando assim o emprego e a renda, e trazendo um crescimento ainda maior.
Por outro lado, economia reaquecida é sinônimo de pressão sobre a inflação e, consequentemente, sobre as taxas de juros. Depois da divulgação do PIB de hoje, o mercado já começou a rever, para cima, suas estimativas para o crescimento da economia em 2021, bem como para a inflação e a taxa Selic no fim do ano.
O PIB não foi o único fator a animar os mercados domésticos hoje, porém. O Victor Aguiar conta, nesta matéria, tudo que afetou as negociações no pregão desta terça.
• A CNova, e-commerce do grupo francês Casino, anunciou hoje uma oferta de ações que pode movimentar até 300 milhões de euros. Mas o que o mercado quer mesmo saber é se o GPA, dono de uma participação de 34% na empresa, venderá a sua parte. Entenda.
• Enquanto isso, o Grupo Ultra está cada vez mais perto de fechar a venda da química Oxiteno. A companhia afunilou a disputa para três concorrentes e deve tomar uma decisão até o final deste mês.
• Um acordo firmado entre a Eve, empresa criada pela Embraer, e a norte-americana Halo movimentou o mercado hoje. Os termos da parceria, que incluem a entrega de 200 unidades do veículo aéreo elétrico desenvolvido pela brasileira, levaram as ações da Embraer à liderança dos ganhos do Ibovespa pela manhã.
• O fim do relacionamento entre a Acqua-Vero e a XP tem gerado dores de cabeça para as duas empresas. Prestes a se juntar ao BTG, maior rival da corretora, o escritório de agentes autônomos questionou na Justiça o valor da multa milionária aplicada pela XP.
• Um casamento inusitado agitou o universo das criptomoedas. A Apple e a Coinbase anunciaram que os usuários dos cartões da exchange poderão usar o sistema Apple Pay para fazer pagamentos e saques com bitcoins e outras moedas digitais. Saiba mais.
• Apesar de defender a reforma administrativa em público, o presidente Jair Bolsonaro não quer que a proposta seja aprovada e não vai trabalhar por ela. Pelo menos foi isso que o ministro da Economia, Paulo Guedes, confidenciou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
• Já ouviu falar do “Halo effect” ou “Efeito halo”? Felipe Miranda, sócio fundador e CIO da Empiricus, explica o conceito das finanças comportamentais e fala sobre a importância da ausência de ideologia na análise de investimentos na sua coluna de hoje.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Veja qual foi a empresa que venceu o Leilão de Reserva de Capacidade e por que vale a pena colocar a ação na carteira
Mesmo após salto expressivo dos papéis, a tese continua promissora no longo prazo — e motivos para isso não faltam
Entenda por que é essencial separar as contas da pessoa física e da jurídica para evitar problemas com a Receita
Em geral, os melhores hedges são montados com baixa vol, e só mostram sua real vitalidade depois que o despertador toca em volume máximo
Saiba o que afeta a decisão sobre a Selic, segundo um gestor, e por que ele acredita que não faz sentido manter a taxa em 15% ao ano
O conflito no Oriente Médio adiciona mais uma incerteza na condução da política monetária; entenda o que mais afeta os juros e o seu bolso
O foco dos investidores continua concentrado nas pressões inflacionárias e no cenário internacional, em especial no comportamento do petróleo, que segue como um dos principais vetores de risco para a inflação e, por consequência, para a condução da política monetária no Brasil
Entenda qual é a estratégia da britânica Revolut para tentar conquistar a estatueta de melhor banco digital no Brasil ao oferecer benefícios aos brasileiros
Crescimento das despesas acima da renda, ascensão da IA e uberização da vida podem acabar com a classe média e dividir o mundo apenas entre poucos bilionários e muitos pobres?
O custo da campanha de um indicado ao Oscar e o termômetro das principais categorias em 2026
Saiba quais os desafios que a Petrobras precisa equilibrar hoje, entre inflação, política, lucro e dividendos, e entenda o que mais afeta as bolsas globais
O corte de impostos do diesel anunciado na quinta-feira (12) afastou o risco de interferência na estatal, pelo menos por enquanto
Entenda as vantagens e as consequências ambientais do grande investimento em data centers para processamento de programas de inteligência artificial no Brasil
Depois de uma disparada de +16% no petróleo, investidores começam a discutir até onde vai a alta — e se já é hora de reduzir parte da exposição a oil & gas para aproveitar a baixa em ações de qualidade
Os spreads estão menos achatados, e a demanda por títulos isentos continua forte; mas juro elevado já pesa sobre os balanços das empresas
Entenda como a startup Food to Save quer combater o desperdício de alimentos uma sacolinha por vez, quais os últimos desdobramentos da guerra no Oriente Médio e o que mais afeta seu bolso hoje
A Copa do Mundo 2026 pode ser um bom momento para empreendedores aumentarem seu faturamento; confira como e o que é proibido neste momento
O ambiente de incerteza já pressiona diversos ativos globais, contribui para a elevação dos rendimentos de títulos soberanos e amplia os riscos macroeconômicos
Depois de quase cinco anos de seca de IPOs, 2026 pode ver esse cenário mudar, e algumas empresas já entraram com pedidos de abertura de capital
Esta é a segunda vez que me pergunto isso, mas agora é a Inteligência Artificial que me faz questionar de novo