Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Investimento em imóveis, Brasília no radar do Ibovespa e outras notícias do dia

6 de julho de 2021
9:51
Imagem: Shutterstock

O conceito de investimento em imóveis mudou tanto nos últimos anos, que quando tratamos do assunto hoje, parece algo muito corriqueiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas eu sempre acho interessante me distanciar um pouco e olhar as coisas por outros ângulos. Quando comecei a trabalhar na cobertura do mercado financeiro, mais de 15 anos atrás, não imaginava possível alguém investir dinheiro no local onde trabalha ou onde pega um cinema no fim de semana.

Pois é, as mudanças ocorrem de maneira tão acelerada nos dias de hoje, que nem nos surpreendemos mais com essa velocidade. E o mercado imobiliário resume bem esta realidade.

Sim, hoje é possível que você esteja trabalhando em um grande prédio comercial que faz parte de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que está na sua carteira de investimentos. O mesmo vale para o shopping onde você vai para comprar um presente, ou para jantar (o cinema, no contexto atual, ainda está bastante restrito, infelizmente).

Os juros em queda e a busca por novas alternativas além do Tesouro Direto impulsionaram rapidamente os FIIs. No ano passado, mesmo com a crise, o número de investidores cresceu mais de 80% e superou a marca de 1 milhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E claro que a pandemia foi um baque. Como se não fosse o bastante, agora, surge o projeto de reforma tributária com a proposta de cobrar impostos sobre os dividendos destes fundos.

Leia Também

Com tudo isso, surgem várias dúvidas. Vale a pena investir em fundos imobiliários neste momento? E comprar imóveis diretamente, é um bom jeito de aplicar dinheiro buscando ganhos futuros?

Na quarta reportagem da série Onde Investir, o Kaype Abreu ouviu especialistas no assunto que ajudam a tirar essas dúvidas, além de apontar boas alternativas para quem quer entrar no fascinante mundo dos investimentos em imóveis. Vale bastante a leitura.

E se é para falar de assuntos do momento, não podemos esquecer das commodities. E em sua coluna Insights Assimétricos, Matheus Spiess pergunta (e responde) se ainda vamos pensar neste tema durante o segundo semestre de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como ficam as empresas desse segmento depois do repique de crescimento das principais economias globais, e se ainda é recomendável apostar na continuidade do bom momento das matérias-primas são alguns dos pontos abordados pelo Matheus.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O que mexe com os mercados hoje? Na volta do feriado, os futuros de Nova York devem se ajustar, à espera do PMI dos Estados Unidos e da ata do Fed, que será divulgada amanhã. O cenário interno não é favorável, e o Ibovespa deve amargar mais um dia de perdas com Brasília no radar. 

O IPO do Didi, ou “Uber Chinês”, gerou tanta expectativa e euforia, que mesmo aconselhada a adiar o evento devido à fiscalização de sua rede de segurança, a empresa foi adiante. Os papéis do app começaram a ser negociados na última quarta-feira, 30, e na sexta a companhia teve seu aplicativo bloqueado para receber novos usuários.

EMPRESAS

A BR Distribuidora ganhou seu “novo maior acionista”. O Fundo Samambaia, do ex-banqueiro Ronaldo Cezar Coelho, passou a deter 92.621.000 ações ordinárias de emissão da empresa, equivalentes a 7,95% do capital social, depois da venda da fatia da Petrobras via oferta pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temos celebração de nova parceria também! A Privalia Brasil anunciou que fechou acordo de investimento com o BTG Pactual e com a Veepee. Entre os destaques da operação, está a previsão de um investimento-âncora do BTG equivalente à participação de 5% em uma potencial oferta pública inicial (IPO) da companhia. Confira mais detalhes da parceria aqui.

A Ambipar segue ampliando seus negócios. A operação da vez foi a aquisição de 100% da SABITech S.A.S., por meio de sua controladora indireta, Suatrans Chile. Segundo a companhia, a transação amplia sua participação geográfica na América Latina e traz inovação tecnológica de gerenciamento e monitoramento. 

ECONOMIA

O novo programa social que vai substituir o bolsa família ainda segue em processo de definição. Enquanto isso, a equipe econômica do governo anunciou a prorrogação do auxílio emergencial por mais três meses. O valor permanece no intervalo entre R$ 150 a R$ 375 e continua a contemplar 39,1 milhões de brasileiros. 

Os planos de saúde ganharam mais de 1 milhão de beneficiários em um ano, totalizando crescimento de 2,77% em relação a maio de 2020. São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os que lideram o ranking na comparação entre Estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A carteira recomendada para maio, resultados do Itaú e Bradesco, e o que mais move a bolsa hoje

6 de maio de 2026 - 8:57

Na seleção da Ação do Mês, análise mensal feita pelo Seu Dinheiro com 12 bancos e corretoras, os setores mais perenes e robustos aparecem com frequência

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como bloqueios comerciais afetam juros e inflação, e o que analisar na ata do Copom hoje

5 de maio de 2026 - 8:48

Veja como deve ficar o ciclo de corte de juros enquanto não há perspectiva de melhora no cenário internacional

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Petróleo caro, juros presos e a ilusão de controle: ciclo de cortes encurta enquanto a realidade bate à porta

5 de maio de 2026 - 7:14

O quadro que se desenha é de um ambiente mais complexo e menos previsível, em que o choque externo, via petróleo e tensões geopolíticas, se soma a fragilidades domésticas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

BradSaúde sai do casulo no balanço da Odontoprev, conflito entre EUA e Irã, e o que mais esperar dos mercados nesta semana

4 de maio de 2026 - 8:20

Odontoprev divulga seu primeiro balanço após a reorganização e apresenta a BradSaúde em números ao mercado; confira o que esperar e o que mais move a bolsa de valores hoje

DÉCIMO ANDAR

Alta do risco no mercado de crédito impacta fundos imobiliários e principalmente fiagros; é hora de ficar conservador?

3 de maio de 2026 - 8:00

Fiagros demandam atenção, principalmente após início da guerra no Irã, e entre os FIIs de papel, preferência deve ser pelo crédito de menor risco

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

O paladar não retrocede: o desafio da Ferrari em avançar sem perder a identidade

2 de maio de 2026 - 9:00

Na abertura do livro O Paladar Não Retrocede, Carlos Ferreirinha, o guru brasileiro do marketing de luxo, usa o automobilismo para explicar como alto padrão molda nossos hábitos.  “Após dirigir um carro automático com ar-condicionado e direção hidráulica, ninguém sente falta da manivela para abrir a janela.”  Da manivela, talvez não. Mas do torque de um supercarro, […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que é ser rico? Veja em quanto tempo você alcança a independência financeira

1 de maio de 2026 - 10:04

Para ser rico, o segredo está em não depender de um salário. Por maior que ele seja, não traz segurança financeira. Veja os cálculos para chegar lá

SEXTOU COM O RUY

No feriado do Dia do Trabalho, considere colocar o dinheiro para trabalhar para você

1 de maio de 2026 - 7:01

Para isso, a primeira lição é saber que é preciso ter paciência pois, assim como acontece na vida real (ou deveria acontecer, pelo menos), ninguém começa a carreira como diretor

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os recados do Copom e do Fed, a derrota do governo no STF, a nova cara da Natura, e o que mais você precisa saber

30 de abril de 2026 - 8:40

Entenda como a Natura rejuvenesceu seu negócio, quais os recados tanto do Copom quanto do Fed na decisão dos juros e o que mais afeta o seu bolso hoje

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Nada como uma Super Quarta depois da outra 

29 de abril de 2026 - 17:30

Corte já está precificado, mas guerra, petróleo e eleições podem mudar o rumo da política monetária

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Selic e a expectativa para o futuro, resultados da Vale (VALE3) e Santander (SANB11) e o que mais move os mercados hoje

29 de abril de 2026 - 8:25

Entenda por que a definição da Selic e dos juros nos EUA de hoje é tão complicada, diante das incertezas com a guerra e a inflação

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Super Quarta no meio da guerra entre EUA e Irã, os resultados da Vale (VALE3), e o que mais move os mercados hoje

28 de abril de 2026 - 8:20

A guerra no Irã pode obrigar a Europa a fazer um racionamento de energia e encarecer alimentos em todo o mundo, com aumento dos preços de combustíveis e fertilizantes

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta em meio ao caos da guerra: Copom e Fed sob a sombra de Ormuz

28 de abril de 2026 - 7:38

Guerras modernas raramente ficam restritas ao campo militar. Elas se espalham por preços, cadeias produtivas, inflação, juros e estabilidade institucional

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A maratona dos bancos brasileiros, Super Quarta, e o que mais esperar dos mercados nesta semana

27 de abril de 2026 - 8:09

Entenda o que esperar dos resultados dos maiores bancos brasileiros no 1T26; investidores estarão focados nos números que mais sofrem em ciclos de crédito mais apertado e juros maiores

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Fogo na cozinha de Milei: Guia Michelin e o impasse da alta gastronomia na Argentina

25 de abril de 2026 - 9:01

Governo federal corta apoio a premiação internacional e engrossa caldo do debate sobre validade do Guia Michelin

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A disputa pelos precatórios da Sanepar (SAPR11), as maiores franquias do Brasil, e o que mais você precisa saber hoje

24 de abril de 2026 - 8:50

Mesmo sem saber se o valor recebido em precatórios pela Sanepar será ou não, há bons motivos para investir na ação, segundo o colunista Ruy Hungria

SEXTOU COM O RUY

Amantes de dividendos: Sanepar (SAPR11) reage com chance de pagamento extraordinário, mas atratividade vai muito além

24 de abril de 2026 - 6:01

A Sanepar não é a empresa de saneamento mais eficiente do país, é verdade, mas negocia por múltiplos descontados, com possibilidade de início de discussões sobre privatização em breve e, quem sabe, uma decisão favorável envolvendo precatório

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como imitar os multimilionários, resultados corporativos e o que mais move os mercados hoje

23 de abril de 2026 - 8:36

Aprenda quais são as estratégias dos ricaços que você pode copiar e ganhar mais confiança na gestão do seu patrimônio

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lições da história recente sobre sorrir ou chorar no drawdown

22 de abril de 2026 - 20:00

O mercado voltou a ignorar riscos? Entenda por que os drawdowns têm sido cada vez mais curtos — e o que isso significa para o investidor

ALÉM DO CDB

Teste na renda fixa: o que a virada de maré no mercado de crédito privado representa para o investidor; é para se preocupar?

22 de abril de 2026 - 19:31

Alta nos prêmios de risco, queda nos preços dos títulos e resgates dos fundos marcaram o mês de março, mas isso não indica deterioração estrutural do crédito

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia