É dada a largada em mais uma semana! Depois de os bancos movimentarem os negócios, é a vez de outras empresas dos Estados Unidos divulgaram seus balanços a partir desta segunda-feira (19).
Pesos pesados como IBM, Netflix, Coca-Cola, Intel, Twitter e American Express devem divulgar seus dados do segundo trimestre deste ano esta semana (confira mais abaixo na “agenda semanal").
Esses balanços ocorrem em um momento delicado para a economia americana, em meio a uma possível retirada de estímulos por parte do Federal Reserve, o BC americano.
A briga entre Estados Unidos e China pela legislação envolvendo o setor de tecnologia deve ter dado uma trégua ao longo do final de semana. Os americanos lançaram uma nota na última sexta-feira (16) recomendando que empresas sediadas em Hong Kong aumentassem a cautela sobre segurança de dados, o que gerou críticas do governo central de Pequim e um mal estar entre os países.
Já no cenário doméstico, temos a paralisação dos debates envolvendo a reforma do Imposto de Renda em virtude do recesso parlamentar. A CPI da Covid também só deve retomar os trabalhos no final do mês, mas empresários estão otimistas de que Guedes altere alguns pontos da reforma.
E no último dia da semana os investidores devem conhecer a prévia da inflação oficial com a divulgação do IPCA-15 de julho. No mesmo dia, a Hypera Pharma também deve dar a largada na temporada de balanços aqui no Brasil.
Até lá, confira o que deve movimentar a bolsa nos próximos dias:
Reforma arrastada
Em meio ao recesso do Congresso Nacional, a reforma tributária segue indefinida. O ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou, em um encontro com empresários e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que irá ouvir o setor privado antes de tomar maiores decisões.
Guedes prometeu alguma forma de “compensação”, mas afirmou que o governo não deve abrir mão dos R$ 50 bilhões com o novo cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). A taxação sobre lucros, dividendos e juros sobre capital próprio deve desagradar o setor, e a retirada de subsídios da indústria também pode pesar no bom humor dos empresários.
Commodities
O petróleo recuava fortemente na manhã desta segunda-feira (19), puxado pela decisão da Opep+ de elevar a oferta da commodity. Por volta das 7h30, os futuros do barril Brent caíam 2,80%, cotados a US$ 71,74. O medo da variante delta do coronavírus e do avanço da pandemia também pressionam as bolsas mundiais.
Essa queda deve afetar empresas do setor, como a Petrobras. Além disso, a estatal deve divulgar seus dados de produção ainda hoje, juntamente com a Vale.
Bolsas pelo mundo hoje
Os principais índices asiáticos sentem o peso dos temores envolvendo a pandemia de covid-19 e fecharam majoritariamente em baixa. O aumento de casos de coronavírus em diversas partes do mundo, mesmo com o avanço da vacinação, preocupa com o avanço da variante Delta.
Pelo mesmo motivo, os principais índices da Europa também operam em baixa nesta manhã. Os investidores do Velho Continente também devem ficar de olho nos balanços da semana de empresas dos Estados Unidos.
Por fim, os futuros de Nova York seguem pressionados pela pandemia, temendo novos lockdowns pelo mundo e em compasso de espera pelos balanços da semana.
Agenda semanal
Segunda-feira (19)
- Banco Central: Boletim Focus semanal (8h25)
- Economia: Balança comercial semanal (15h)
- China: Banco do Povo da China (PBoC, em inglês) divulga decisão de política monetária (22h30)
- Estados Unidos: Balanço da IBM (após o fechamento)
- Estados Unidos: Secretária do Tesouro, Janet Yellen, participa de reunião sobre stablecoins (sem horário)
Terça-feira (20)
- Estados Unidos: Construções de moradias novas em junho e permissão para novas obras (9h30)
- Estados Unidos: Balanço da Netflix (17h)
- Estados Unidos: Estoques de petróleo (17h30)
- Estados Unidos: Balanço da United Airlines (após o fechamento)
Quarta-feira (21)
- Estados Unidos: Balanço da Coca-Cola (antes da abertura)
- Estados Unidos: Balanço da Johnson & Johnson (7h45)
- Estados Unidos: Balanço da Verizon (8h30)
- Estados Unidos: Diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, participa de evento no Instituto Peterson (10h)
- Estados Unidos: FMI divulga relatório de perspectiva econômica global (sem horário)
Quinta-feira (22)
- Reino Unido: Balanço da Unilever (3h)
- Estados Unidos: Balanço da AT&T (8h)
- Estados Unidos: Pedidos de auxílio desemprego (9h30)
- Estados Unidos: Índice de atividade econômica nacional de junho (9h30)
- Estados Unidos: Balanço da Intel (após fechamento)
- Estados Unidos: Balanço do twitter (após fechamento)
- Estados Unidos: Balanço da American Airlines (sem horário)
- Início da reunião ministerial climática do G20
Sexta-feira (23)
- Estados Unidos: Balanço da American Expres
- Brasil: IPCA-15 de julho (9h)
- Estados Unidos: Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI, participa de evento do Fundo (10h)
- Estados Unidos: PMI composto preliminar de julho (10h45)
- Brasil: Balanço da Hypera Pharma (após o fechamento)
- Brasil: CNI divulga a sondagem industrial de julho (sem horário)
- Segundo dia da reunião ministerial climática do G20