Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-07-23T08:04:15-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
Esquenta dos Mercados

Com exterior positivo, bolsa brasileira deve ficar de olho na reforma ministerial e IPCA-15

A crise política segue pesando no cenário interno, com a reforma ministerial e a “criptonita” de Guedes

23 de julho de 2021
8:04
real, inflação, inflação oficial, ipca, ipca-15
Imagem: Shutterstock

O último pregão da semana deve dividir espaço com a abertura oficial das Olimpíadas. Assim como nos jogos, o investidor precisará demonstrar as mais diversas habilidades, sendo testado em resistência e capacidade de lidar com diversas informações nesta sexta-feira (23).

O medo da variante delta do coronavírus parece ter ficado para trás, o que pode trazer um alívio aos mercados. Mas hoje também é dia de conhecer o índice do gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) da Zona do Euro e dos Estados Unidos. Esse indicador aponta se a atividade econômica está em expansão (acima de 50) ou retração (abaixo de 50). 

Mas o cenário interno também conta com sua própria prova de fogo. Em meio à crise política, com reforma ministerial e perda dos superpoderes de Paulo Guedes, o IBGE deve divulgar o IPCA-15, uma prévia da inflação oficial para o mês de julho.

De acordo com as projeções do mercado, o indicador deve avançar entre 0,46% e 0,78% na comparação mensal, com mediana em 0,65%, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Broadcast. Em junho, o IPCA-15 ficou em 0,83%, enquanto o índice para o mesmo mês ficou em 0,53%, acumulando alta de 8,35% em 12 meses.

Confira esses e outros destaques que podem movimentar a bolsa hoje:

Gerente de compras

O PMI da Zona do Euro foi conhecido mais cedo e veio acima do esperado pelos analistas do mercado, indicando uma expansão mais intensa das atividades na região. De acordo com o IHS Markit, o índice do gerente de compras subiu de 59,5 para 60,6 na passagem de junho para julho deste ano. 

Apesar de o avanço das atividades animar os investidores, a retomada traz consigo uma velha adversária dos rendimentos: a inflação. Para o Banco Central Europeu (BCE), o momento é de cautela quanto à alta dos preços, mas a instituição afirmou estar pronta para agir assim que necessário.

Ainda hoje, o mundo também deve conhecer o PMI dos Estados Unidos. O país norte-americano passa por um momento inflacionário mais intenso do que o esperado pelo Federal Reserve, o BC americano. É esperado que o indicador sofra um ajuste, com uma leve queda na leitura do PMI industrial e de serviços. 

Guedes, o pacificador

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve continuar tentando apaziguar os ânimos dos investidores no pregão de hoje. O homem forte do governo viu seu ministério começar a se despedaçar, com uma inesperada reforma ministerial que lhe tirou a pasta do trabalho e previdência. 

Guedes tentou apaziguar os ânimos, afirmando que as diretrizes do ministério seguem intactas, mas não deixou de causar alvoroço na bolsa brasileira, que encerrou o dia em alta de 0,17%, aos 126.146 pontos.

As tensões políticas em Brasília, com a troca de cargos com o Centrão e desmembramento do superministério, devem continuar preocupando os investidores. O atraso na aprovação das reformas estruturais continua no radar, em especial a reforma do Imposto de Renda, que desagradou grandes instituições.

Bolsas pelo mundo

Os índices asiáticos sentem a pressão da incerteza em relação à pandemia de covid-19 e fecharam majoritariamente em queda na manhã desta sexta-feira (23). Somado a isso, os investidores sentem o aumento da cautela em relação ao setor de tecnologia, temendo maiores regulamentações vindas da China. 

Já as bolsas da Europa se agarram em Londres e sobem na manhã de hoje. O avanço do varejo no Reino Unido animou os negócios, somado ao PMI composto da Zona do Euro. 

Por fim, os futuros de Nova York também seguem com otimismo à espera do índice do gerente de compras do país. A temporada de balanços também está animando os investidores (confira na agenda).

Agenda da semana

  • Zona do Euro: PMI industrial, de serviços e composto (preliminar) de julho (5h)
  • FGV: IPC-S de julho (8h)
  • IBGE: IPCA-15 de julho (9h)
  • Estados Unidos: PMI industrial, de serviços e composto (preliminar) de julho (10h45)
  • Estados Unidos: Polos de petróleo em operação (14h)
  • Segundo dia da reunião ministerial climática do G20

Balanços

  • Estados Unidos: American Express (antes da abertura)
  • Brasil: Hypera (após o fechamento)
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

em busca de inovação

Hospital Mater Dei compra fatia da A3Data, de inteligência artificial, por R$ 40 milhões

A3Data foi fundada em 2014 e desenvolve projetos de grande impacto nas organizações, líderes em seus segmentos, voltado para o aumento de receita, redução de custos e melhora na experiência dos clientes

seu dinheiro na sua noite

Semana termina da mesma forma que começou: com os olhares do mundo voltados para a China

Ainda que as perdas registradas nesta sexta-feira (24) tenham sido mais modestas do que as da última segunda-feira (20), a semana termina da mesma forma que começou — com os olhares do mundo voltados para a China. Os analistas e especialistas diminuíram as apostas de que uma eventual falência da incorporadora chinesa Evergrande possa se […]

Entrevista com o CEO

Gasolina cara? Não dá para fazer milagre com preço dos combustíveis, diz presidente da Ipiranga

Para Marcelo Araujo, questões conjunturais como o câmbio e a alta das commodities afetam a subida dos preços neste momento

fique de olho

Dividendos: TIM paga R$ 137,5 milhões em juros sobre capital próprio

pagamento ocorre no dia 27 de outubro, sendo a data de 29 de setembro de 2021 como aquela que servirá para identificar os acionistas com direito a receber os valores

BLINK!

Via Varejo (VIIA3) é uma oportunidade de compra? Evergrande foi apenas um susto? Entenda esses e outros assuntos no BLINK!

Você já sabe que toda sexta-feira tem dois compromissos marcados: o happy hour e o encontro com Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus. Como sempre, ele responde perguntas feitas pelos seus seguidores de forma descontraída. Confira, afinal: sextou

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies