Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-20T07:31:50-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ASTRAL ELÉTRICO

MP da Eletrobras, ata do Fed e Pazuello em CPI devem agitar a bolsa hoje

Pressões para lados divergentes preconizam tensão e volatilidade no mercado local

20 de maio de 2021
7:30 - atualizado às 7:31
Montagem com um campo em dia de sol e chuva
Imagem: Shutterstock

O sol encerra hoje sua passagem por Touro e prepara-se para iniciar o ciclo por Gêmeos. Não sei se é por causa disso, mas é bom começar o dia preparado para muita tensão e volatilidade no mercado financeiro brasileiro.

Na véspera, a reação dos investidores à ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) azedou o ambiente na B3.

Ainda que longe dos piores momentos da tarde, o Ibovespa fechou em queda de 0,28%, aos 122.636 pontos, enquanto o dólar avançou 1,17%, de volta à casa dos R$ 5,31.

Quem procura acha

Os investidores andavam ansiosos pela ata do Fed. Estavam em busca de qualquer indício de quando a autoridade monetária norte-americana poderá começar a abandonar sua política de juro básico próximo de zero ou reduzir o tamanho de seu programa de compra de ativos.

Eis que encontraram por lá um número considerável de diretores do Fed defendendo o início das discussões sobre a redução do programa de compra de ativos.

Trata-se de algo muito abstrato ainda. Desde o ano passado, a autoridade monetária dos Estados Unidos tem sinalizado a intenção de ser mais tolerante com a inflação com a ideia de voltar a subir a taxa básica de juro somente em 2023. Mas a sinalização foi suficiente para sugerir que o Fed está se sentindo pressionado pela alta dos preços.

Seja como for, o clima segue azedo no exterior e a ata tem potencial de seguir fazendo preço hoje na abertura por aqui.

MP da Eletrobras passa na Câmara

A medida provisória que prevê a privatização da Eletrobras foi aprovada na noite de ontem pela Câmara dos Deputados. O tema segue agora para o Senado. Se a MP passar sem alterações no Senado, seguirá para sanção presidencial. Caso contrário, retornará à Câmara. A validade da medida provisória expira em 22 de junho.

Os agentes do mercado financeiro são amplamente favoráveis à privatização que, se aprovada nos moldes propostos, tenderá a aumentar o preço da conta de luz.

De qualquer modo, apesar de grande parte da apreciação já ter sido precificada, analistas veem ainda mais espaço para valorização das ações da holding de geração e transmissão de energia se a privatização passar.

Pazuello de novo na CPI

A CPI da pandemia volta a ouvir hoje o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. Ontem, o depoimento foi interrompido depois que o ex-ministro passou mal em um dos intervalos da audiência. A expectativa é de que hoje os senadores se debrucem sobre as diversas contradições observadas nas falas feitas ontem por Pazuello.

Enquanto isso, diante da agenda de indicadores vazia hoje, os investidores devem olhar com mais atenção para os dados semanais de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro avança mais de 1% puxado pelo exterior e dólar abre estável

Os investidores permanecem de olho na votação da PEC dos precatórios, marcada para esta terça-feira (30)

O melhor do Seu Dinheiro

Onde investir o décimo terceiro, o avanço da ômicron, a disputa pela Latam e outros destaques do dia

A tão aguardada gratificação criada no governo de João Goulart cai na conta em duas parcelas, sendo a primeira até amanhã

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: mundo monitora avanço da variante ômicron da covid-19 em semana de Livro Bege e PIB brasileiro

Além disso, os contornos da disputa política de 2022 começam a ficar mais claros com a entrada de mais candidatos ao pleito

OMS ALERTA

Variante Ômicron representa risco global ‘muito elevado’ e é provável que se espalhe

OMS emitiu hoje um informe técnico sobre a cepa do coronavírus causador da covid-19 recentemente descoberta na África do Sul

MULTIFACETADO

‘Genial e visionário’: Virgil Abloh, diretor artístico da Louis Vuitton, morre aos 41 anos depois de luta contra forma rara de câncer

Estilista norte-americano ganhou notoriedade como diretor criativo do rapper Kanye West e fez história na LVMH

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies