Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Maria Eduarda Nogueira

Maria Eduarda Nogueira

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na ESPM. Atualmente, está baseada em Paris, onde faz mestrado em comunicação e mídias digitais na Sorbonne e cobre temas como luxo, turismo e arte.

Ações de tecnologia

Por que investir em ações techs se elas são tão caras?

Em nova série do Tela Azul, Richard Camargo, Vinícius Bazan e André Franco embarcam numa conversa descontraída sobre investimentos em techs nacionais e internacionais. Vem ver o que rolou no primeiro BotecoTech!

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
28 de maio de 2021
10:13

Se existe um setor que teve uma grande oportunidade de crescimento com a pandemia do coronavírus, foi o de tecnologia. A implementação generalizada do home office exigiu o uso de plataformas de trabalho remoto, o fechamento dos comércios potencializou as compras on-line e o maior tempo em casa fez com que as pessoas buscassem por fontes de entretenimento na internet. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Observando a Nasdaq, onde estão listadas muitas das big techs, como Amazon, Facebook, Netflix e Alphabet, é possível notar que seu principal índice teve um salto considerável a partir de março de 2020, como vemos no gráfico abaixo:

Investimento em ações de tecnologia - índice Nasdaq

Apesar do boom das ações techs em 2020, elas vêm perdendo força em 2021. O S&P 500, índice que reúne as maiores empresas listadas nos EUA, os preços das ações de empresas de tecnologia avançaram, em média, 6%, contra 36%, 27% e 19% dos setores de energia, bancos e material de construção, respectivamente.

Mesmo assim, essas ações seguem com preços elevados, com múltiplos da ordem de 30, 40 vezes a receita projetada. Mesmo com o movimento recente de redução no preço destas ações, elas continuam valorizadas, com múltiplos de 20, 25 vezes a receita. 

O debate se vale ou não a pena investir em empresas tecnologias é um dos temas do podcast Tela Azul, dos analistas Richard Camargo, André Franco e Vinícius Bazan, da Empiricus. Dê o play abaixo para ouvir o bate-papo na íntegra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://open.spotify.com/episode/0Od0H3sKSQ2txbJZsWOtwy

Mas o que explica a queda das ações techs depois do boom na pandemia?

Com a crise econômica ocasionada pela pandemia, os EUA mantiveram uma política monetária estimulativa, com juros baixos e injeção de trilhões na economia, como forma de movimentá-la. Isto não aconteceu só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro, como uma forma de frear as possíveis catástrofes econômicas causadas pela covid-19.

Leia Também

Agora, o cenário começa a melhorar e há uma gradual retomada econômica. Mas acompanhada dela, há também uma expectativa de aumento da inflação. Isso traz à tona uma discussão sobre a alta das taxas de juros para poder contê-la. 

Essa é uma das discussões mais quentes do mercado financeiro hoje e vem impactando o valor das empresas de tecnologia, como explica Richard Camargo. Em resumo: juros pra cima, ações techs pra baixo. 

Para quem tinha investido nestas empresas, tanto as gringas quanto as brasileiras, essa queda das ações de tecnologia certamente não agradou. Mas há um ponto positivo: esta redução no valor das techs pode significar uma oportunidade para comprar mais barato e ingressar de vez no setor de tecnologia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você se interessou pelo assunto e quer conferir os comentários feitos pelo Richard Camargo, André Franco e Vinícius Bazan, recomendo escutar o episódio completo:

https://open.spotify.com/episode/0Od0H3sKSQ2txbJZsWOtwy

E as techs brasileiras? O que podemos esperar delas? 

A plataforma de cashback Méliuz (CASH3) é uma das techs brasileiras criadas recentemente, que, para os podcasters do Tela Azul, apresenta uma boa estrutura e modelo de negócios. 

O COO da empresa foi, inclusive, convidado especial no episódio 30 do Tela Azul. Com méritos por ter uma proposta promissora e também pela vantagem de não existirem opções semelhantes no mercado brasileiro, a Méliuz está crescendo cada vez mais.

Ainda falando em outras empresas nativas do país, o PicPay está perto de lançar seu IPO (oferta pública inicial de ações) na Nasdaq. Mas Richard, André e Vinícius têm algumas ressalvas em relação aos investimentos no aplicativo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O app de carteira digital chega nos EUA competindo com as gigantes Square e PayPal, que têm gestores de excelência e ocupam um espaço privilegiado no mercado. Além disso, em termos de wallet, o Brasil ainda está atrasado se comparado aos Estados Unidos. 

É só você pensar em quantas pessoas saem de casa sem a carteira física e quantos estabelecimentos aceitam o PicPay como forma de pagamento. 

Somado a isso, o app enfrenta um problema na retenção de usuários. Apesar de afirmar ter mais de 36 milhões de usuários ativos, o número de pessoas que efetivamente realiza transações e abre o app na rotina diária é consideravelmente menor. O PicPay também acumula um prejuízo de mais de R$ 800 milhões, o que pode ser um sinal de alerta para investidores. 

Para entender essa história completa, é só ouvir o episódio abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://open.spotify.com/episode/0Od0H3sKSQ2txbJZsWOtwy

Mercado cripto: a queda do bitcoin e o mini reset

A verdade é que não dá pra não falar de Elon Musk e bitcoin nessa última semana. Os tuítes do multibilionário movimentaram o mercado de criptomoedas de uma forma que deixou os investidores um pouco apreensivos, principalmente aqueles que investiram no bitcoin com a esperança de enriquecer rapidamente. 

A principal crítica de Musk foi o uso de energia não renovável na mineração de bitcoins, mas segundo André Franco, especialista em criptomoedas, ainda não é possível afirmar com certeza se o bitcoin é prejudicial ao meio ambiente. 

Esses últimos dias de oscilações do mercado mostraram que o investidor precisa ser persistente e controlar seus impulsos. Franco lembrou que o bitcoin já teve sua morte declarada muitas vezes, mas ainda continua sendo uma boa opção de investimento.

“Talvez nenhum mercado bata o mercado de cripto na próxima década. Não só especificamente pelo Bitcoin, mas simplesmente pelo grau de inovação que a gente está tendo nesse mercado” — André Franco, no podcast Tela Azul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carteira Long & Short: quais ações os podcasters do Tela Azul venderiam ou comprariam 

No bloco final do BotecoTech, Richard Camargo, André Franco e Vinícius Bazan falam sobre health techs, a nova temporada do No Limite, Amazon Prime Video, filmes do Adam Sandler e muito mais.

A começar pelas health techs (empresas de tecnologia no setor de saúde), os podcasters seriam “long”, ou seja, comprariam ações. Isto porque o setor tem ainda muita necessidade e possibilidade de inovação, podendo apresentar um benefício marginal crescente. Além disso, a área da saúde tem muita abertura para a deep tech, tecnologia avançada, quase “rocket science” mesmo. 

Outro setor discutido foi o de techs de turismo, como Booking e Airbnb, que também são vistas como promissoras pela equipe do Tela Azul, já que o turismo pode se fortalecer muito na retomada econômica pós-pandemia. Já o streaming da Amazon, o Prime Video, foi avaliado com cautela, uma vez que é um setor com concorrência muito forte. 

Camargo, Franco e Bazan também falaram se são long ou short para a nova temporada de No Limite, filmes do Adam Sandler e finalizaram o podcast escolhendo entre suas bebidas alcóolicas favoritas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para conferir o episódio #33 do Tela Azul na íntegra, é só clicar no player abaixo ou procurar por Tela Azul Empiricus na sua plataforma de podcasts favorita:

https://open.spotify.com/episode/0Od0H3sKSQ2txbJZsWOtwy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
'ZERANDO' WALL STREET

De SpaceX a ‘herdeiro de Buffett’: BTG Pactual entra em outro IPO badalado em Wall Street como único representante brasileiro

13 de abril de 2026 - 15:23

Banco é o único brasileiro na operação, que pode movimentar até US$ 10 bilhões e marca nova tentativa de Bill Ackman de abrir capital; estrutura combina fundo fechado e holding da gestora, em modelo inspirado na estratégia de longo prazo de Warren Buffett.

RENDA PASSIVA

FII, FI-Infra e Fiagros: onde investir para garantir dividendos mensais, com isenção de imposto de renda, segundo o BTG

13 de abril de 2026 - 11:54

Carteira recomendada do banco conta com 17 fundos e exposição aos principais setores da economia: infraestrutura, imobiliário e agronegócio

SOB NOVA PRESSÃO

Petróleo sobe, dólar avança, e Petrobras (PETR4) pega carona após Trump ameaçar Estreito de Ormuz; veja como os mercados reagem

13 de abril de 2026 - 10:45

A operação abrange todos os portos do país no Golfo Arábico e no Golfo de Omã, e será aplicada a embarcações de qualquer nacionalidade

PAPEL NA CARTEIRA

Esse fundo imobiliário é o favorito da XP para se proteger da inflação — e ainda conta com dividendo de 11,5%

12 de abril de 2026 - 13:09

A casa avalia que aproximadamente 98% da carteira está atrelada a CRIs indexados ao IPCA, o que gera proteção contra a inflação

IBOVESPA EM FESTA

Em semana euforia no Ibovespa, ações da Hapvida, C&A e Auren ‘fizeram a festa’, enquanto outras ficaram de ressaca; veja as maiores altas e baixas da bolsa

11 de abril de 2026 - 17:00

Ibovespa supera os 197 mil pontos e atinge novo recorde; apesar disso, nem todas as ações surfaram nessa onda

DANÇA DAS CADEIRAS NO ALTO ESCALÃO

Hapvida (HAPV3) tem a maior alta do Ibovespa na semana e lembra do ‘gostinho’ de ser querida pelo mercado. O que impulsionou as ações?

10 de abril de 2026 - 19:03

A companhia foi a maior alta do Ibovespa na semana, com salto de quase 25%. A disparada vem na esteira da renovação no alto escalão da companhia e o Citi destaca pontos positivos e negativos da dança das cadeiras

CÂMBIO

Dólar a R$ 5,00: oportunidade de ouro para investir lá fora ou armadilha antes das eleições?

10 de abril de 2026 - 18:24

Com mínima de R$ 5,0055 nesta sexta-feira (10), a moeda norte-americana acumula perdas de 2,88% na semana e de 3,23% em abril, após ter avançado 0,87% em março, no auge da aversão ao risco no exterior em razão do conflito no Oriente Médio

VAI PINGAR NO BOLSO DO ACIONISTA

B3 (B3SA3) deve distribuir R$ 6,3 bilhões em proventos neste ano, segundo o Citi; banco eleva recomendação e preço-alvo

10 de abril de 2026 - 18:04

Entrada de capital estrangeiro, volumes em alta e ganhos tributários levam instituição financeira a projetar lucros até 19% acima do consenso e margens robustas para a operadora da bolsa

IGNORANDO A GRAVIDADE

Bolsa brasileira melhor que o S&P 500: Ibovespa faz história e analistas veem espaço para o rali continuar

10 de abril de 2026 - 12:23

Itaú BBA e Bank Of America dizem até onde o índice pode ir e quem brilhou em uma semana marcada por recordes sucessivos

MENOR PATAMAR EM DOIS ANOS

Dólar abaixo de R$ 5? O que precisa acontecer para a moeda cair ainda mais — e o que poderia atrapalhar isso

9 de abril de 2026 - 16:29

Com dólar ao redor de R$ 5,06 e queda próxima de 8% no mês, combinação de fluxo estrangeiro, juros elevados e cenário externo sustenta valorização do real. Especialistas acreditam que há espaço para mais desvalorização

DE VOLTA AO JOGO

Como a Petrobras (PETR4) recuperou R$ 27 bilhões perdidos na véspera e ajuda o Ibovespa a passar dos 195 mil pontos

9 de abril de 2026 - 14:42

Escalada das tensões no Oriente Médio, com foco em Israel e Líbano, ainda mantém os preços do barril em níveis elevados, e coloca estatal entre as mais negociadas do dia na bolsa brasileira

MUDANÇAS NO PORTFÓLIO

Riza Arctium Real Estate (RZAT11) anuncia venda de imóveis, e cotistas vão sair ganhando; veja os detalhes das operações

9 de abril de 2026 - 12:00

O fundo imobiliário destacou que a movimentação faz parte da estratégia ativa de gestão, com foco na geração de valor para os cotistas

VEJA OS DESTAQUES DA PRÉVIA OPERACIONAL

Tenda (TEND3) ‘faz a festa’ fora do Ibovespa após prévia operacional, mas calcanhar de Aquiles segue o mesmo. O que fazer com as ações?

8 de abril de 2026 - 16:40

A construtora divulgou números acima das expectativas do mercado e ações disparam mais de 12%, mas Alea segue sendo o grande incômodo de investidores

SEGURANÇA E DEFESA

O superciclo de investimento de US$ 2,6 trilhões que sobrevive à trégua de Trump com o Irã e está apenas começando

8 de abril de 2026 - 14:12

Trump pausou a guerra contra o Irã, mas o setor de defesa está longe de esfriar; BTG Pactual projeta um novo superciclo global de investimentos e recomenda ETF para capturar ganhos. Entenda por que a tese de rearmamento segue forte.

UM DOS GRANDES PROBLEMAS

Maior alta do Ibovespa: Hapvida (HAPV3) dispara mais de 10% com possível venda bilionária de ativos

8 de abril de 2026 - 12:37

Após críticas da Squadra sobre a operação da empresa no Sul e Sudeste, a empresa estaria buscando vender ativos em uma das regiões, segundo reportagem do Pipeline

MERCADO IMOBILIÁRIO

FIIs colocam Pague Menos e Amazon na mira, e emissão milionária rouba a cena; veja o que movimenta os fundos imobiliários hoje

8 de abril de 2026 - 11:12

Três operações de peso envolvendo os FIIs Bresco Logística (BRCO11), Capitânia Logística (CPLG11) e REC Recebíveis (RECR11) são destaques hoje; confira a seguir

MERCADOS HOJE

Ibovespa sobe mais de 2% com cessar-fogo entre EUA e Irã, mesmo com Petrobras (PETR4) desabando; dólar cai a R$ 5,10

8 de abril de 2026 - 9:52

O principal índice de ações da B3 encerrou o dia em alta de 2,01%, a 192.201,16 pontos. O dólar à vista terminou as negociações a R$ 5,1029, com queda de 1,01%, enquanto os futuros do petróleo tiveram as maiores quedas percentuais desde a pandemia

HORA DE INVESTIR

‘Ações não são o patinho feio’. Gestores estão otimistas com os ganhos do Ibovespa mesmo diante da guerra e das eleições

7 de abril de 2026 - 15:42

Em evento do Bradesco BBI, especialistas afirmaram esperar a retomada do apetite dos estrangeiros e a continuidade da queda dos juros para destravar mais valor da Bolsa

A FOME DO 'PACMAN DOS FIIS'

O Zagros Renda (GGRC11) quer levantar até R$ 1,5 bilhão em nova oferta de cotas; entenda o que está na jogada para o fundo imobiliário

7 de abril de 2026 - 10:41

O fundo imobiliário GGRC11 poderá emitir um lote extra de até 50%, o que pode elevar o volume total da oferta

RECOMENDAÇÃO DE COMPRA

Copo meio cheio? Projeções para a Hypera (HYPE3) pioram, mas ação ainda pode saltar até 33%, diz Santander — e caneta emagrecedora é um dos motivos

6 de abril de 2026 - 18:02

Santander espera que a Hypera tenha um 1º trimestre mais fraco em 2026, mas ainda assim recomenda a compra da ação; o que está em jogo?

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia