🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Onde investir: Cosan (CSAN3) e outras 2 ações promissoras para os próximos 3 anos

As três empresas têm em comum uma gestão fora de série e totalmente capaz de aproveitar as oportunidades que ainda ninguém sabe que vão aparecer

24 de setembro de 2021
5:55 - atualizado às 17:02
Bolo com vela de número 3 acesa, no fundo o logo do SD, as palavras renda fixa, ações, fundos imobiliários, bitcoin, CDB, fundos, debêntures, dólar, Tesouro Direto, tecnologia, ESG estão em volta do bolo
Especial SD - 3 investimentos para os próximos 3 anos - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock/JFunk

O ano era 2015 e eu estava prestes a me formar Bacharel em Física. Com a vida totalmente dedicada aos estudos e bem longe de casa, na época tinha que me contentar em morar em um quartinho de seis metros quadrados no alojamento da faculdade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não era péssimo, mas também não era o que eu queria para minha vida dali a três anos.

Naquele momento, se você me perguntasse quais eram os meus planos para os três anos seguintes, eu não sei bem qual seria a minha resposta. Não morar mais naquele quartinho certamente seria um deles. Mas nesse planejamento dificilmente teriam coisas que realmente aconteceram, como ser responsável por uma série de Opções na Empiricus ou morar junto com a minha futura esposa.

O fato é que nós adoramos fazer planos, insistimos em achar que estamos no controle de tudo o que acontece em nossas vidas – ah, daqui a três anos terei tal emprego, tantos filhos e vou morar em tal cidade.

Antes de continuar, um convite: explicamos no nosso Instagram por que a Bolsa está no momento mais barato desde a crise de 2008. Confira abaixo e aproveite para nos seguir no Instagram (basta clicar aqui). Lá entregamos aos leitores análises de investimentos, notícias relevantes para o seu patrimônio, oportunidades de compra na bolsa, insights sobre carreira, empreendedorismo e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algumas coisas simplesmente acontecem

Mas a verdade é que boa parte das coisas importantes nas nossas vidas simplesmente acontecem – como entrar no mesmo curso que a mulher da sua vida, que o seu futuro chefe e que o seu melhor amigo resolveram fazer (meu caso).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses momentos, que acontecem sem nenhum planejamento e na maioria das vezes dependem basicamente da aleatoriedade, muitas vezes definem quem somos, do que gostamos, com quem nos casamos, os empregos que conquistamos e os amigos que vão para sempre fazer parte das nossas vidas.

Pense em como você foi parar na cidade onde mora, no lugar onde trabalha, como conheceu sua esposa ou seu marido, seu melhor amigo ou amiga. Quantas dessas coisas foram planejadas e quantas delas simplesmente aconteceram?

Mas o fato de não conseguirmos controlar o futuro não quer dizer que podemos ligar o f***-se e basicamente esperar as coisas acontecerem. Devemos fazer o nosso melhor e estar sempre preparados para agarrar as oportunidades quando elas surgirem.

O que uma empresa precisa ter para chegar ao longo prazo mais forte

Muito se fala sobre o fato de que se deve investir em ações para o longo prazo, o que é verdade. Mas pouco se fala sobre a principal característica que uma companhia precisa ter para chegar no longo prazo mais forte: a capacidade de aproveitar as oportunidades não planejadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Finanças saudáveis, valuation atrativo e perspectivas positivas para o setor são fatores que estão ao alcance do analista e devem influenciar o processo decisório em qualquer investimento.

No entanto, muitas das oportunidades de criação de valor para uma empresa não podem ser antecipadas ou planejadas. E nesses casos é preciso contar com um management muito preparado, que não fica fazendo planos e mais planos para o futuro, mas que está sempre a postos para aproveitar oportunidades completamente inesperadas e que acabam surgindo.

Além de boas finanças, setores promissores e boa capacidade de crescimento nos próximos anos, as companhias abaixo têm em comum uma gestão fora de série e totalmente capaz de aproveitar as oportunidades que ainda ninguém sabe que vão aparecer nos três anos à frente.


Este texto faz parte de uma série especial de aniversário do Seu Dinheiro sobre três investimentos para os próximos três anos. Eis a lista dos convidados:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Ruy Hungria: Eneva (ENEV3), Cosan (CSAN3) e Grupo GPS (GGPS3) - você está aqui
  • Larissa Quaresma (disponível em 24/9)
  • Maria Clara Sandrini (disponível em 25/9)
  • Matheus Spiess (disponível em 28/9)
  • Caio Araujo (disponível em 30/9)

1 - Eneva (ENEV3)

Acredito que a Eneva seja a companhia que mais comento nesta coluna. Aliás, ela foi minha principal sugestão no aniversário de dois anos do Seu Dinheiro e já trouxe ótimos retornos até aqui.

Mas não é pelos retornos passados e sim pelo futuro que a Eneva continua na minha lista.

A esta altura do campeonato você já deve saber que o negócio principal da Eneva é gerar energia termelétrica através do gás produzido por ela mesma.

Modelo único

Com esse modelo de negócios único no Brasil, a Eneva consegue unir a estabilidade do segmento de geração elétrica com as margens elevadas do segmento de exploração e produção de hidrocarbonetos, e gerar energia a preços muito mais competitivos do que concorrentes dependentes de gás importado, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, as perspectivas para geração termelétrica de energia são promissoras, já que elas são as únicas a garantir a segurança do sistema com o aumento de usinas eólicas e solares que ocorrerá nos próximos anos – a própria Eneva tem dois projetos de geração a gás que serão entregues até 2022, e mais um até 2025.

Fonte: Plano Decenal de Energia, MME

Esses novos empreendimentos somados à situação hídrica desfavorável – e o consequente despacho elevado – tendem a trazer um bom crescimento de receitas para a companhia nos próximos trimestres.

Tudo isso por um múltiplo de 14 vezes os lucros do ano que vem e sob a batuta de um management que soube aproveitar muito bem todas as boas oportunidades de geração de valor que surgiram ao longo do caminho, mesmo que não estivessem nos planos.

O projeto Azulão-Jaguatirica, que vai gerar energia em uma usina em Boa Vista (RO) com o gás produzido no Amazonas, é um exemplo. Outro bom exemplo é a abertura do mercado de gás e as novas possibilidades de monetização que isso pode trazer para a companhia, como a comercialização do gás para indústrias em Manaus. Nenhuma dessas oportunidades estavam mapeadas há cinco anos, mas isso não impediu a Eneva de aproveitá-las.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 - Cosan (CSAN3)

Se o time da Eneva é muito bom em capturar oportunidades de geração de valor, o da Cosan não fica atrás.

Aliás, a própria constituição do grupo hoje é a soma de uma série de oportunidades que nem faziam parte dos planos da companhia, mas que foram aproveitadas da melhor maneira possível ao longo do tempo.

Antes presente apenas no segmento de açúcar e álcool, a companhia criou a Rumo e adquiriu a Esso em 2008, uniu forças com a Shell em 2011, realizou a aquisição da Comgás e entrou no segmento de distribuição de gás em 2012, entrou no segmento de distribuição de combustíveis na Argentina em 2018, criou a Compass em 2020. Em 2021 comprou a Gaspetro e a Biosev. Todos movimentos oportunísticos, com muita disciplina financeira e que acabaram entregando excelentes resultados para os acionistas.

Fonte: Cosan

Mais do que o crescimento em si, é importante entender como ele aconteceu

Isso foi possível graças a uma operação superior à dos concorrentes na Raízen Combustíveis, de um ganho recorrente de produtividade da cana na Raízen Energia, de investimentos assertivos e com retornos elevados na Comgás, de um turnaround exemplar na Rumo, e por aí vai.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os próximos três anos a companhia tem tudo para continuar a trajetória de geração de valor percorrida até aqui, com a maturação dos novos projetos e das aquisições recentes. Além disso, a Cosan deve continuar se aproveitando do momento favorável de mercado para realizar o IPO de algumas de suas subsidiárias (como Compass e Moove), o que também vai ajudar a destravar valor, como vimos acontecer com a Raízen (RAIZ4) nos últimos meses.

E tudo isso com um valuation muito convidativo (10 vezes lucros esperados para 2022) e que deixa muito espaço para criação de valor aos acionistas pacientes. 

3 - Grupo GPS (GGPS3)

Em poucas palavras, o Grupo GPS atua na terceirização de serviços de facilities, limpeza, logística, segurança entre outros – um mercado pouco glamuroso, mas que apresenta grandes oportunidades para os players mais eficientes e capitalizados.

Para começar, este é um setor que depende menos do crescimento econômico, já que é nos períodos mais difíceis que as empresas procuram economizar contratando serviços terceirizados. Como você pode conferir no gráfico abaixo, mesmo com as crises econômicas que o Brasil enfrentou em meados da década passada, a terceirização continuou crescendo e ganhando espaço dentro do setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: GPS

Esse crescimento, somado à visão oportunística, ajudou a GPS tanto nos serviços em que já atuava (orgânico) como também trouxe boas oportunidades de crescimento via aquisições (inorgânicas).

Fonte: GPS

Espaço para crescer

Mas se engana quem pensa que, depois de tanto crescimento, o mercado está ficando pequeno demais para ela. Como você pode ver abaixo, apesar de ser a maior do setor, a companhia ainda tem menos de 5% de participação num mercado que, como vimos, não para de crescer.

Fonte: GPS

Poder de fogo para ela continuar aproveitando as oportunidades de M&A não falta, dados os recursos provenientes do IPO, a própria geração de caixa do negócio e o baixo endividamento atual.

Mas como diz Howard Marks, "mais importante do que bons ativos são boas compras: desse modo, não se trata do que compramos; trata-se do quanto pagamos pela compra".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações da GPS são bons ativos, mas o que faz delas uma boa compra? A resposta é: a turbulência recente, que jogou as ações dos R$ 20 a casa dos R$ 18.

Fonte: Google

Negociando a 22 vezes lucros para o ano que vem, mas com um potencial gigantesco de crescimento nos próximos anos e 10% abaixo do topo histórico, as ações da GPS são um ótimo investimento para quem tem um pouco mais de paciência.

Um grande abraço e até a próxima!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
OTIMISMO NO RADAR

Onde estão as melhores oportunidades no mercado de FIIs em 2026? Gestores respondem

18 de dezembro de 2025 - 17:41

Segundo um levantamento do BTG Pactual com 41 gestoras de FIIs, a expectativa é que o próximo ano seja ainda melhor para o mercado imobiliário

PROVENTOS E MAIS PROVENTOS

Chuva de dividendos ainda não acabou: mais de R$ 50 bilhões ainda devem pingar na conta em 2025

18 de dezembro de 2025 - 16:30

Mesmo após uma enxurrada de proventos desde outubro, analistas veem espaço para novos anúncios e pagamentos relevantes na bolsa brasileira

ONDA DE PROVENTOS

Corrida contra o imposto: Guararapes (GUAR3) anuncia R$ 1,488 bilhão em dividendos e JCP com venda de Midway Mall

18 de dezembro de 2025 - 9:29

A companhia anunciou que os recursos para o pagamento vêm da venda de sua subsidiária Midway Shopping Center para a Capitânia Capital S.A por R$ 1,61 bilhão

HORA DE COMPRAR

Ação que triplicou na bolsa ainda tem mais para dar? Para o Itaú BBA, sim. Gatilho pode estar próximo

17 de dezembro de 2025 - 17:22

Alta de 200% no ano, sensibilidade aos juros e foco em rentabilidade colocam a Movida (MOVI3) no radar, como aposta agressiva para capturar o início do ciclo de cortes da Selic

TOUROS E URSOS #252

Flávio Bolsonaro presidente? Saiba por que o mercado acendeu o sinal amarelo para essa possibilidade

17 de dezembro de 2025 - 12:35

Rodrigo Glatt, sócio-fundador da GTI, falou no podcast Touros e Ursos desta semana sobre os temores dos agentes financeiros com a fragmentação da oposição frente à reeleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva

ESTRATÉGIA DO GESTOR

‘Flávio Day’ e eleições são só ruído; o que determina o rumo do Ibovespa em 2026 é o cenário global, diz estrategista do Itaú

16 de dezembro de 2025 - 15:07

Tendência global de queda do dólar favorece emergentes, e Brasil ainda deve contar com o bônus da queda na taxa de juros

RECUPERAÇÃO RÁPIDA

Susto com cenário eleitoral é prova cabal de que o Ibovespa está em “um claro bull market”, segundo o Santander

16 de dezembro de 2025 - 10:50

Segundo os analistas do banco, a recuperação de boa parte das perdas com a notícia sobre a possível candidatura do senador é sinal de que surpresas negativas não são o suficiente para afugentar investidores

RANKING

Estas 17 ações superaram os juros no governo Lula 3 — a principal delas entregou um retorno 20 vezes maior que o CDI

15 de dezembro de 2025 - 19:05

Com a taxa básica de juros subindo a 15% no terceiro mandato do presidente Lula, o CDI voltou a assumir o papel de principal referência de retorno

SMALL CAP QUERIDINHA

Alta de 140% no ano é pouco: esta ação está barata demais para ser ignorada — segundo o BTG, há espaço para bem mais

15 de dezembro de 2025 - 19:02

O banco atualizou a tese de investimentos para a companhia, reiterando a recomendação de compra e elevando o preço-alvo para os papéis de R$ 14 para R$ 21,50

HAJA MÁSCARA DE OXIGÊNIO

Queda brusca na B3: por que a Azul (AZUL4) despenca 22% hoje, mesmo com a aprovação do plano que reforça o caixa

15 de dezembro de 2025 - 17:23

As ações reagiram à aprovação judicial do plano de reorganização no Chapter 11, que essencialmente passa o controle da companhia para as mãos dos credores

HORA DE COMPRAR?

Ibovespa acima dos 250 mil pontos em 2026: para o Safra é possível — e a eleição não é um grande problema

15 de dezembro de 2025 - 16:05

Na projeção mais otimista do banco, o Ibovespa pode superar os 250 mil pontos com aumento dos lucros das empresas, Selic caindo e cenário internacional ajudando. O cenário-base é de 198 mil pontos para o ano que vem

TIME LATAM

BTG escala time de ações da América Latina para fechar o ano: esquema 4-3-3 tem Brasil, Peru e México

15 de dezembro de 2025 - 14:18

O banco fez algumas alterações em sua estratégia para empresas da América Latina, abrindo espaço para Chile e Argentina, mas com ações ainda “no banco”

CHUVA DE PROVENTOS CONTINUA

As ações que devem ser as melhores pagadoras de dividendos de 2026, com retornos de até 15%

15 de dezembro de 2025 - 6:05

Bancos, seguradoras e elétricas lideram e uma empresa de shoppings será a grande revelação do próximo ano

LEVANTAMENTO

A torneira dos dividendos vai secar em 2026? Especialistas projetam tendências na bolsa diante de tributação

15 de dezembro de 2025 - 6:05

2025 caminha para ser ano recorde em matéria de proventos; em 2026 setores arroz com feijão ganham destaque

LEI MAGNITSKY

Bancos sobem na bolsa com o fim das sanções contra Alexandre de Moraes — Banco do Brasil (BBAS3) é o destaque

12 de dezembro de 2025 - 17:14

Quando a sanção foi anunciada, em agosto deste ano, os papéis dos bancos desabaram devido as incertezas em relação à aplicação da punição

GIGANTE NA ÁREA

TRXF11 volta a encher o carrinho de compras e avança nos setores de saúde, educação e varejo; confira como fica o portfólio do FII agora

12 de dezembro de 2025 - 11:31

Com as três novas operações, o TRXF11 soma sete transações só em dezembro. Na véspera, o FII já tinha anunciado a aquisição de três galpões

VERSÃO TUPINIQUIM

BofA seleciona as 7 magníficas do Brasil — e grupo de ações não tem Petrobras (PETR4) nem Vale (VALE3)

11 de dezembro de 2025 - 19:21

O banco norte-americano escolheu empresas brasileiras de forte crescimento, escala, lucratividade e retornos acima da Selic

COM EMOÇÃO

Ibovespa em 2026: BofA estima 180 mil pontos, com a possibilidade de chegar a 210 mil se as eleições ajudarem

11 de dezembro de 2025 - 17:01

Banco norte-americano espera a volta dos investidores locais para a bolsa brasileira, diante da flexibilização dos juros

FIIS HOJE

JHSF (JHSF3) faz venda histórica, Iguatemi (IGTI3) vende shoppings ao XPML11, TRXF11 compra galpões; o que movimenta os FIIs hoje

11 de dezembro de 2025 - 14:31

Nesta quinta-feira (11), cinco fundos imobiliários diferentes agitam o mercado com operações de peso; confira os detalhes de cada uma delas

O TEMPO ESTÁ ACABANDO

Concurso do IBGE 2025 tem 9,5 mil vagas com salários de até R$ 3.379; veja cargos e como se inscrever

10 de dezembro de 2025 - 15:00

Prazo de inscrição termina nesta quinta (11). Processo seletivo do IBGE terá cargos de agente e supervisor, com salários, benefícios e prova presencial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar