CSN, Vale, Petrobras bancos e aéreas: os destaques da bolsa na 1ª sessão do ano
Casos de covid-19 em forte alta pesam sobre ações de empresas como Azul, Gol e Embraer, bem como de shoppings

O primeiro pregão da B3 em 2021 se iniciou com o Ibovespa, o principal índice acionário da bolsa brasileira, renovando a sua máxima histórica, subindo mais de 1% aos 120.353 pontos.
No entanto, por volta das 16h55, o índice já tinha dado mostras de sua instabilidade, entre a força das commodities e a fraqueza das bolsas americanas, e operava no zero a zero, aos 119 mil pontos.
As ações de empresas ligadas às matérias-primas vão se apreciando neste começo de ano, com destaque especial para as siderúrgicas.
Os papéis de CSN, Gerdau e Usiminas sobem no mínimo 3% — a companhia carioca é a que mais se valoriza, com a ação disparando 6,15%.
[captacao]
A alta do minério de ferro no exterior embasa esse movimento. A cotação de referência, do porto de Qingdao, na China, mostrou avanço de 3% hoje.
Leia Também
Outra ação que gosta dessa notícia é a da Vale, que sobe 4,3%, entre as cinco maiores altas do índice.
Os papéis da gigante Petrobras também sobem fortemente, destoando da queda nos preços do barril de petróleo Brent no mercado internacional. Ações da PetroRio, por sua vez, disparam e lideram os ganhos do Ibovespa.
Na ponta perdedora, os papéis de empresas aéreas estão entre as principais baixas. Gol PN e Azul PN caem no mínimo 4%. Outra empresa afetada pela crise da pandemia é severamente punida hoje pelos investidores: a ação da Embraer lidera a queda do Ibovespa, caindo mais de 5%.
Apesar das vacinações estarem ocorrendo em países como EUA e Reino Unido, os casos da covid-19 continuam em forte alta. No sábado, houve recordes tanto entre americanos (291 mil novas infecções) quanto britânicos (57 mil), o que inspira certa cautela com possibilidade de novas medidas de isolamento social ou mesmo mais drásticas, como um lockdown.
A BBC já informou que o nível de alerta contra o coronavírus deverá ser atualizado de 4 para 5 no Reino Unido, o que indica que o sistema de saúde do país está sobrecarregado e que são necessárias medidas de distanciamento extremamente rígidas.
"Restrições mais severas trazem impactos de curto prazo e isso acaba apagando o otimismo que o mercado vinha tendo", diz Stéfany Oliveira, analista de investimentos da Toro.
Os shoppings são outros que operam para baixo no começo deste ano, refletindo a preocupação com o avanço do coronavírus. Iguatemi ON e Multiplan ON recuam no mínimo 3% neste momento.
Bancos também são um peso negativo importante. As ações de Itaú, Banco do Brasil e Bradesco caem no mínimo 1,8% — os papéis do Santander têm uma queda mais modesta, de 0,9%. Segundo Gabriel Mota, operador de renda variável da RJ Investimentos, há uma correção desses papéis após a valorização recente significativa.
DEPOIS DA BONANÇA, A TEMPESTADE
Ibovespa em choque: várias ações derretem mais de 40% após virada de Lula no segundo turno, apenas 6 sobem
26 de outubro de 2026 - 12:10BOTÃO DE PÂNICO
‘Circuit breaker’: o que é botão do pânico da bolsa, acionado após a reeleição de Lula
26 de outubro de 2026 - 10:48MODO DEFESA
Salve-se quem puder: Ibovespa pode tombar 17% após reeleição de Lula, avalia BTG; quais ações podem escapar?
26 de outubro de 2026 - 10:17NA CONTRAMÃO
Gavekal, importante casa de análise gringa, recomenda compra de ativos no Brasil após vitória de Lula; ações caem 30% lá fora
26 de outubro de 2026 - 10:01REPORTAGEM ESPECIAL
Lula venceu, e a festa da bolsa pode acabar: o que esperar dos investimentos agora?
25 de outubro de 2026 - 22:48MERCADOS
Petrobras despenca 12%, Vale cai 4% e EWZ tomba 19%: a reação imediata à vitória de Lula — e o que vem por aí
25 de outubro de 2026 - 22:28Conteúdo Empiricus
O teto do INSS hoje é de R$ 8.475,55, mas grupo de investidores recebeu o dobro com esse sistema; entenda
25 de outubro de 2026 - 11:00TOUROS E URSOS #293
Eleições podem destravar IPOs e novas emissões de dívida no Brasil? CEO da Nero Capital responde
23 de outubro de 2026 - 18:56O EFEITO DAS URNAS
Depois de lucrar com a alta do Ibovespa, tubarões se protegem no mercado, de olho em eleição mais acirrada
23 de outubro de 2026 - 17:53MERCADO DE FIIs
Fundo imobiliário ALZR11 vai ao mercado em busca de até R$ 530,5 milhões; veja os detalhes
23 de outubro de 2026 - 14:28SMALL CAPS EM ALTA
10 small caps que saltaram mais de 50% em outubro e lideram rali histórico na bolsa
23 de outubro de 2026 - 13:13NOVAS VITRINES
Allos (ALOS3) mira gestão de fundos imobiliários e vende fatias de shoppings à Kinea; confira os detalhes da parceria
23 de outubro de 2026 - 12:30AS 3 ESTAÇÕES
Ganho de até 50% em dólares: as ações que florescem na primavera da bolsa brasileira
22 de outubro de 2026 - 19:45MUDOU A META?
Meta (META) cai mais de 7% após balanço; veja 3 pontos para prestar atenção, segundo o Safra
22 de outubro de 2026 - 14:32PODCAST TOUROS E URSOS
Crescimento à vista? As oportunidades que podem surgir na bolsa e na renda fixa após as eleições
22 de outubro de 2026 - 11:00ENTRE CHIPS E TIJOLOS
A corrida da IA precisa de imóveis para data centers. E isso pode abrir espaço — e riscos — para os FIIs
21 de outubro de 2026 - 15:30ORGANIZANDO A CASA
Gigante à vista: Patria fica a um passo de unir quatro fundos imobiliários (FIIs) em um só
21 de outubro de 2026 - 11:20DECOLOU
SpaceX salta 10% após balanço, mas duas linhas do resultado servem para manter investidores ‘com os pés no chão’, diz BTG
21 de outubro de 2026 - 11:17É COMPRA
XP dá sinal verde para fundo imobiliário e recomenda compra — mas com uma ressalva
20 de outubro de 2026 - 15:07ESG