Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DESTAQUES DO DIA

Cabo de guerra: Setor elétrico sobe de olho na MP da Eletrobras enquanto siderúrgicas acompanham minério de ferro e recuam

De um lado, o mercado está otimista com a possibilidade de aprovação da MP da Eletrobras. Do outro, nova queda do minério de ferro puxam as ações ligadas à commodity

Imagem: Shutterstock

De olho na ata do Federal Reserve que deve ser divulgada na tarde de hoje, o Ibovespa acompanha o mercado internacional e opera em queda, mas a sessão, até agora, é marcada por um intenso cabo de guerra. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De um lado temos o setor elétrico, que sobe em bloco de olho na possível votação da Medida Provisória que abre caminho para a privatização da Eletrobras.

As ações da Eletrobras (ELET3 e ELET6) já vêm reagindo nas últimas semanas às negociações em Brasília. Em 2021, a valorização dos papéis gira em torno dos 20%, subindo dos R$ 32 para o patamar dos R$ 40 só com a reação aos acenos do governo.

O mercado está otimista com a possibilidade de aprovação da pauta, principalmente com as últimas concessões feitas para facilitar o apoio político ao tema, por isso podemos ver essa reação tão positiva tomando conta de todo o setor. 

Nesta matéria, eu conto  o que está em jogo com essa Medida provisória e o quanto pode vir a valer uma Eletrobras privatizada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira as maiores altas do dia, por volta das 12h:

Leia Também

A BOLA DA VEZ

Bolha ou oportunidade? Ações ligadas à IA sobem mais de 20% mesmo com juros altos e guerra no radar

Ibovespa

Hapvida (HAPV3) sobe, Auren (AURE3) desaba: veja as ações que mais ganharam e perderam na bolsa nesta semana

CÓDIGONOME ULT VAR
ELET6Eletrobras PNB42,483,79%
EQTL3Equatorial ON25,883,40%
CPFE3CPFL Energia ON28,592,51%
ELET3Eletrobras ON41,802,45%
CMIG4Cemig PN12,881,98%

Depois de praticamente carregar nas costas o Ibovespa nos últimos meses, o setor de mineração e siderurgia recua forte nesta quarta-feira (19). A cotação do minério de ferro e do aço caiu forte na China. 

Segundo Paloma Brum, analista da Toro Investimentos, o movimento é um reflexo de um alívio do receio com relação à possíveis restrições adicionais a siderúrgicas no país, o que poderia levar a um corte na produção. Também existe uma expectativa de desaceleração das atividades de construção no gigante asiático, com a proximidade da estação de chuvas, o que afeta a demanda. 

Confira as maiores quedas do dia:

CÓDIGONOME ULT VAR
CSNA3CSN ON46,86-4,78%
GGBR4Gerdau PN34,44-3,96%
EMBR3Embraer ON15,78-3,90%
GOAU4Metalúrgica Gerdau PN15,09-3,82%
VALE3Vale ON110,94-3,19%
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo da MRV (MRVE3) nas cores verde e amarelo 15 de julho de 2026 - 12:40
Bandeira do Brasil e gráfico de ações para representar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira 14 de julho de 2026 - 15:30
fundos imobiliários fiis 14 de julho de 2026 - 10:00
guerra oriente médio investimento 13 de julho de 2026 - 13:30
Gráfico de ações em alta com a palavra ibovespa no centro 12 de julho de 2026 - 14:01
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 10 de julho de 2026 - 11:56
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar