O resultado já era conhecido há mais de um mês, mas o presidente Jair Bolsonaro decidiu esperar até esta terça-feira (15) para emitir mensagem oficial em que cumprimenta o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.
O comunicado ocorre um dia depois da votação do Colégio Eleitoral que confirmou a eleição do democrata como próximo presidente norte-americano, e cinco semanas após o encerramento das eleições.
Leia também:
- CONVITE: Experimente o Seu Dinheiro Premium por 30 dias
- ‘Demora da vacina é maior erro político de Bolsonaro’, diz Maia
- Trump diz que vai ‘reconquistar a Casa Branca em 2024’, mas não espera ser candidato
Desde que a apuração dos resultados indicou a vitória de Biden, vários chefes de Estado enviaram suas saudações ao candidato democrata, incluindo Emmanuel Macron, presidente da França, e Boris Johnson, primeiro-ministro britânico.
Entre os líderes das grandes economias globais, apenas Bolsonaro e o russo Vladimir Putin ainda não haviam cumprimentado Biden pela vitória nas eleições. Mas Putin se antecipou ao brasileiro e emitiu uma nota mais cedo parabenizando o democrata.
O mexicano Andrés Manuel López Obrador também optou por esperar a confirmação do colégio eleitoral e reconheceu a vitória nesta terça-feira.
"Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo 'a terra dos livres e o lar dos corajosos'. Estarei pronto a trabalhar com vossa excelência e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos", disse Bolsonaro. A mensagem foi publicada pelo Ministério das Relações Exteriores e reproduzida nas redes sociais do presidente brasileiro.
Com base nos resultados da votação de novembro, Biden obteve 306 votos do Colégio Eleitoral contra 232 do republicano e atual presidente, Donald Trump. Nas urnas, Biden obteve 81,2 milhões de votos (51,3%) contra 74,2 milhões de Trump (46,8%). Biden e sua companheira de chapa, Kamala Harris, tomam posse no dia 20 de janeiro para um mandato de quatro anos.
*Com informações da Agência Brasil