Menu
2020-03-27T07:03:12-03:00
Estadão Conteúdo
diálogos da crise

Presidente chinês promete ajuda aos EUA em conversa com Trump sobre coronavírus

Ligação ocorreu por sugestão dos EUA e veio após Pequim e Washington trocarem acusações sobre a responsabilidade do coronavírus

27 de março de 2020
7:02 - atualizado às 7:03
presidente-da-china
Imagem: Fotos Públicas/Kremlin

O presidente chinês, Xi Jinping, teve nesta sexta-feira uma conversa telefônica com o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a qual prometeu dar apoio a Washington à medida que a pandemia do novo coronavírus se alastra rapidamente fora da China.

"Estou muito preocupado com o avanço da epidemia nos EUA", disse Xi, segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua. "O povo chinês sinceramente espera que os EUA consigam conter o avanço do vírus num estágio inicial," acrescentou.

A relação da China com os EUA está num ponto crucial, disse Xi, pedindo cooperação entre os dois países no combate ao vírus, de acordo com a Xinhua.

Profissionais da área médica dos dois países vêm estabelecendo contato, e a China está pronta para prestar ajuda aos EUA dentro de sua capacidade, afirmou Xi, também segundo a Xinhua.

A ligação telefônica ocorreu por sugestão dos EUA, disse a Xinhua, e veio após Pequim e Washington trocarem acusações sobre a responsabilidade do coronavírus.

Depois da conversa com Xi, Trump publicou em sua conta oficial no Twitter que os dois líderes discutiram "o coronavírus" de forma detalhada, reconhecendo que a China "tem atravessado uma situação difícil e desenvolveu uma forte compreensão do vírus".

"Estamos trabalhando juntos. Muito respeito!", tuitou Trump. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

TECNOLOGIA

Xiaomi supera Apple em venda de celulares

O levantamento também mostra que a Samsung voltou ser a líder global de vendas de smartphones, após perder a liderança do mercado para a também chinesa Huawei, que ficou no topo por um único trimestre.

BOMBOU NO SEU DINHEIRO

Melhores da Semana: O Halloween dos mercados

A segunda onda de coronavírus é um ‘fantasma’ que ronda os mercados desde o início do ano. Muita gente não acreditou. Nesta semana, ele mostrou as caras.

POLÍTICA

Bolsonaro grava para campanhas e aposta em 2º turno em RJ e SP

Presidente busca apoiar aliados para tentar formar base nos grandes colégios eleitorais para sua campanha de reeleição em 2022

responsabilização

JBS aprova em assembleia ação contra irmãos Batista

Processo diz respeito a prejuízos causados por crimes revelados nos acordos de colaboração e leniência firmados pela JBS com a Procuradoria Geral da República

em live

Se necessário, voltaremos a fazer transferência do BC para o Tesouro, diz secretário

Em agosto, CMN já havia autorizado o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies