🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Quem disse que o ruído nos mercados atrapalha seus investimentos? Veja como lucrar com ele

Nunca houve tanto ruído para ajudar o investidor que busca oportunidades em trades curtos.

19 de junho de 2020
5:50 - atualizado às 18:46
Ruido TV
Imagem: Shutterstock

Nas manhãs dos domingos da década de 90, o ritual sagrado sempre se repetia: às 8h55, pontualmente, eu ligava a televisão para assistir à largada do grande prêmio de Fórmula 1 junto com o meu velho.

O problema é que, diferente das imagens digitais impecáveis que temos atualmente, na época a TV era de tubo, o sinal era analógico e a imagem uma grande porcaria.

Além dos vinte carros de verdade parados no grid eu acho que via pelo menos mais uns quarenta fantasmas criados pelas interferências.

E não adiantava usar a tática do bombril, nem tentar mudar a antena de lugar. O jeito era tentar adivinhar qual dos carros era o verdadeiro e focar no danado.

O mais engraçado é que, mesmo com a imagem péssima, as corridas eram muito mais emocionantes naquela época, quando ainda não tínhamos transmissão em alta definição. Infelizmente, nem sempre damos valor para as coisas que realmente importam.

Ruídos

O problema da minha televisão era que o sinal (no caso, a imagem) chegava repleto de ruídos (os fantasmas).

Mas, como você deve saber, a interferência é um fenômeno que não se restringe apenas aos televisores e a tentativa de reduzi-la ao máximo se transformou em um campo de estudos bastante abrangente.

Se você conseguiu matar as saudades da sua família nesta quarentena sem ser atrapalhado por chiados (ruídos) irritantes e ensurdecedores no telefone é graças às técnicas de minimização de ruído.

Se as imagens de ressonância magnética estão mais límpidas para os médicos, a "culpa" é das técnicas cada vez mais eficazes de filtragem.

Qualquer semelhança não é mera coincidência

No fim das contas, o objetivo é um só: separar o sinal do ruído, como pode ser exemplificado pelo esquema abaixo:

Agora, compare o gráfico acima com o das ações da Petrobras, logo abaixo.

Fonte: Google

Você consegue perceber uma linha de tendência (sinal) envolta por um monte de ruído?

Quando dizemos que o investimento em ações deve ter foco no longo prazo, a intenção é justamente focar no que importa (sinal) e minimizar as preocupações com as perturbações de curto prazo (ruídos), para que elas não coloquem em xeque as nossas convicções.

Focar no longo prazo acaba sendo o filtro mais eficaz para tentar separar o barulho do que realmente vai fazer a diferença.

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

Diante da impossibilidade de eliminar os ruídos das ações, há décadas investidores tentam encontrar uma maneira de lucrar com esses movimentos também.

O problema é que esse sobe e desce diário muitas vezes é completamente aleatório e não guarda qualquer relação com os reais fundamentos da companhia.

Se antecipar esses ruídos é praticamente impossível, a melhor estratégia acaba sendo justamente usar a aleatoriedade (ruído) de curto prazo a nosso favor.

É exatamente isso o que eu faço na minha série Flash Trader, que traz estratégias com opções para lucrar em qualquer cenário.

Partindo do pressuposto de que não conseguimos adivinhar o que vai acontecer no mercado amanhã, nós alocamos uma parcela bem pequena do patrimônio – pequena mesmo, de 0,5% a 1% – em algumas opções semanalmente. 

Apesar de não me ajudar a "prever" o que vai acontecer com o mercado, as opções carregam duas poderosas armas para lutar contra os chacoalhões do dia a dia:

1. as perdas são sempre limitadas ao montante investido;

2. o potencial de valorização é ilimitado e pode acontecer em um curto espaço de tempo.

Vamos perder algumas vezes, mas quando os ruídos forem mais fortes do que o normal, conseguimos capturar valorizações enormes, capazes de triplicar ou quadruplicar os montantes investidos.

Quer um exemplo?

Ruídos lucrativos

Desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff a Petrobras é uma companhia completamente diferente.

O sinal: uma empresa muito mais rentável, eficiente na alocação de capital e com executivos muito competentes para lidar com os obstáculos. São esses fundamentos que justificam a manutenção da ação da Petrobras na carteira do Programa de Renda Permanente (PRP), uma assinatura que traz recomendações para investidores que buscam ganhos no longo prazo.

No entanto, no meio desta caminhada já tivemos enormes ruídos. A greve dos caminhoneiros, por exemplo, não foi capaz de alterar o sinal, mas provocou uma forte queda dos papéis e nos ajudou a embolsar 400% em uma única operação.

Fonte: Google

Um grande benefício de usar esse tipo de estratégia justamente neste momento é que nunca tivemos tantos ruídos ao mesmo tempo para nos ajudar.

É um tal de abre o comércio aqui, depois fecha porque tem segunda onda ali, em seguida reabre porque tem vacina sendo desenvolvida acolá…

Ruído é o que não vai faltar nos próximos meses.

Se quiser conhecer melhor a estratégia, deixo aqui o convite. Fechamos ontem a admissão de novos membros em condições promocionais, mas eu reservei algumas vagas para os leitores que me acompanham no Seu Dinheiro. 

Um grande abraço e até a próxima!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Opção é apenas para investidores profissionais? O fundo dos sobrinhos de Armínio Fraga acaba de nos mostrar que você pode se sair bem melhor do que eles

16 de setembro de 2022 - 6:03

Um desastre recente tratou de mostrar que, no mercado financeiro, todo mundo pode cometer erros, até os profissionais

SEXTOU COM O RUY

Tudo tem preço, até mesmo aquela ação ‘pra vida inteira’ que você tem na carteira

9 de setembro de 2022 - 6:03

Como nos ensinou Benjamin Graham, o Senhor Mercado é um sujeito bipolar, disposto a pagar preços absurdamente baixos ou altos por suas ações, dependendo do humor

SEXTOU COM O RUY

Por que a Gerdau acertou mais uma vez ao segurar aquele caminhão de dividendos que todos estavam esperando

2 de setembro de 2022 - 5:43

Um ano depois, a Gerdau continua ensinando os analistas sobre a gestão disciplinada de recursos que diferencia as boas empresas do mercado

SEXTOU COM O RUY

Se Warren Buffett fosse brasileiro, qual ação ele compraria? Um investimento recente do mago de Omaha dá uma pista

26 de agosto de 2022 - 5:40

O megainvestidor está interessado em uma petroleira norte-americana, mas um nome brasileiro do setor é ainda mais atraente

SEXTOU COM O RUY

Você é um pequeno investidor? Descubra as vantagens que você tem sobre o resto do mercado e ainda não sabia

19 de agosto de 2022 - 6:40

Investidores institucionais muitas vezes são obrigados a abrir mão de oportunidades das quais nós, pequenos investidores, podemos obter ganhos vultosos

SEXTOU COM O RUY

Investir em estatal vale a pena? Uma reflexão sobre como o Banco do Brasil (BBAS3) subverteu as máximas dos manuais de investimentos

12 de agosto de 2022 - 5:57

Banco do Brasil (BBAS3) negocia com múltiplos baixos demais para a qualidade dos resultados que tem apresentado e ainda guarda um bom potencial de valorização

SEXTOU COM O RUY

Com a Selic em 13,75%, ainda vale a pena investir em ações?

5 de agosto de 2022 - 6:03

Com essa renda enorme de mais de 1% ao mês, sem riscos e sem sustos, será que ainda vale ter ações na carteira?

SEXTOU COM O RUY

A armadilha dos dividendos: cuidado para não cometer o maior erro dos investidores que buscam ‘vacas leiteiras’ na bolsa

29 de julho de 2022 - 6:01

Quem não gosta de ver um dinheirinho pingando na conta? O problema é que muitas vezes os dividendos prometidos são insustentáveis; entenda

sextou com o ruy

Bolsonaro venceu? Petrobras enfim reduz o preço da gasolina, mas até que ponto vai a influência do presidente?

22 de julho de 2022 - 6:34

Se a Petrobras tivesse baixado os preços por mera pressão do governo, as ações teriam desabado; entenda o que está por trás da redução

SEXTOU COM O RUY

A Vivo (VIVT3) e sua estabilidade à prova de crise nos mostram: negócios chatos não são maus negócios

15 de julho de 2022 - 6:11

A Vivo (VIVT3) manteve suas receitas praticamente estáveis nos últimos anos. Ainda assim, esse ‘negócio chato’ gera muito valor ao acionista

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies