🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Como um fundo ganhou 4.000% no ano com uma estratégia baseada em cenários ‘que nunca vão acontecer’

A precificação de opções segue modelos estatísticos baseados em probabilidade. A estratégia do Universa Tail Hedge é comprar opções sub precificadas por acreditar que eventos raros acontecem mais frequência do que apontam as estatísticas.

1 de maio de 2020
5:50 - atualizado às 14:35
Imagem: Shutterstock

Mesmo com a recuperação de boa parte das Bolsas mundo afora, a grande maioria dos fundos de renda variável ou multimercado continuam no negativo em 2020, tamanho foi o mergulho dos mercados no mês de março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, nesse mar de retornos ruins, um fundo em particular se sobressaiu: seu retorno foi de mais de 4.000% (quatro mil por cento) no primeiro trimestre deste ano.

Seria isso resultado de bruxaria?

Calma, não é nada disso.

O tal fundo é o Universa Tail Hedge, e a estratégia que trouxe esse resultado é muito parecida com uma que eu mesmo utilizo nas recomendações para os assinantes da minha série na Empiricus.

‘Isso nunca tinha acontecido antes’

Você já reparou quantas vezes a palavra "nunca" foi mencionada nas últimas semanas?

Leia Também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • A Bolsa nunca caiu tão rápido.
  • Nunca tivemos tantos circuit breakers em uma única semana.
  • A volatilidade nunca foi tão elevada.
  • O Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) nunca injetou tanto dinheiro na economia.
  • O dólar nunca havia ultrapassado a barreira dos cinco reais – (em breve ouviremos o mesmo para a barreira dos R$ 6 também).
  • O petróleo nunca foi cotado a preços negativos antes. E por aí vai.

Esses eventos altamente improváveis e impactantes são conhecidos na linguagem do mercado como "cisnes negros", termo popularizado por Nassim Taleb. Não por acaso, o próprio Taleb é conselheiro do tal fundo dos 4.000%.

A estratégia do Universa Tail Hedge é comprar opções sub precificadas por acreditar que esses eventos raros podem, sim, acontecer.

Mais do que isso: esses cisnes negros não somente acontecem, como a frequência deles é muito maior do que a maior parte das instituições financeiras imagina.

O modelo ‘infalível’

O modelo de precificação de opções mais utilizado no mercado financeiro é o Black & Scholes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse modelo diz que a ocorrência de retornos semanais de um ativo deve respeitar o formato da curva de sino mostrada abaixo: 

Não se assuste com a curva. A única coisa que ela quer mostrar para você é que a probabilidade de variações extremas (digamos, de -30% em uma semana) é muito mais difícil de acontecer do que um retorno de 2%, por exemplo. 

Na verdade, isso é bastante intuitivo. Quer ver? 

Quanto você acha que o Ibovespa vai subir na semana que vem? 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É muito mais provável que você tenha chutado um número abaixo de 3% do que um acima de 20%. Nossos cérebros pensam em forma de sino! 

Voltando ao Black & Scholes, o problema dele é que a realidade não respeita a teoria, como podemos ver no gráfico abaixo, que mostra o retorno semanal das ações da administradora de shopping centers brMalls (BRML3):

Se a realidade (colunas azuis) respeitasse a teoria (curva laranja), os retornos percentuais semanais de BRML3 seriam exatamente iguais ao esperado.

Teríamos muitas variações semanais de pequena intensidade, e raríssimas ocasiões em que os retornos superariam magnitudes de 15% (para cima, ou para baixo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas não é isso o que acontece!

Mesmo o modelo considerando nulas as chances de retornos superiores a +15% ou inferiores a -15%, em menos de um ano observamos variações de: 

  • -30%, entre os dias 16 e 20 de março;
  • -21%, entre os dias 9 e 13 de março;
  • -18%, entre os dias 30 de março e 3 de abril; e
  • +32%, entre os dias 23 e 27 de março. 

Ou seja, esses retornos extremos não somente aconteceram como se repetiram por quatro vezes em um intervalo de algumas semanas.

Quais são as implicações financeiras disso para o seu bolso?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portfólio antifrágil

Apesar de o modelo mais popular conter essas falhas importantíssimas, quem disse que instituições financeiras e traders bitolados se importam com isso?

Eles preferem acreditar cegamente em um mapa errado do que não ter mapa algum.

Sorte a nossa, porque, ao fazer isso, esses agentes vendem para nós opções com grande potencial de valorização por preços de "nunca vai acontecer".

Por exemplo, na série Flash Trader, que sugere operações com a mesma filosofia do Universa Tail Hedge, tínhamos uma opção de brMalls que se aproveitou de mais um cisne negro: os shopping centers nunca ficaram fechados por tanto tempo. As ações derreteram e conseguimos ganhos superiores a 1.000% nessa operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas essa não foi a primeira vez que fomos ajudados pelos cisnes negros. Já aproveitamos outros vários eventos improváveis (greve dos caminhoneiros, interferência presidencial no comando da Petrobras, rompimento da barragem da Vale, etc) num passado recente para atingir um retorno acumulado de mais de 450% desde a sua criação, em março de 2018.

Aproveitando a importância do momento para esse tipo de estratégia, nesta semana lancei um curso chamado Portfólio Antifrágil, cujo intuito é, além de ensinar o "bê-a-bá" do mercado de opções, mostrar como realizar esse tipo de operação que se aproveita dos cisnes negros – e de várias outras estratégias possíveis com opções.

Caso queira conhecer, os 7 primeiros dias de acesso são por minha conta.  Você pode ver as aulas já disponíveis sem compromisso e, caso não goste, basta cancelar o seu acesso.

Se quiser entender melhor como funciona o curso, aqui eu explico todos os detalhes. Mas se preferir ir direto ao ponto, este é o link para fazer a inscrição com um clique. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem decidir fazer o curso por completo, a partir da última aula, ainda terá mais seis meses de acesso gratuito à minha série Flash Trader.

E da próxima vez que ouvir que algo é impossível de acontecer, lembre-se do cisne negro à espreita prontinho para fazer uma surpresa e encher o bolso de quem enxergou além das probabilidades.

Um ótimo feriado!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os balanços dos bancos vêm aí, e mercado quer saber se BB pode cair mais; veja o que mais mexe com a bolsa hoje

27 de outubro de 2025 - 8:09

Santander e Bradesco divulgam resultados nesta semana, e mercado aguarda números do BB para saber se há um alçapão no fundo do poço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Só um susto: as ações desta small cap foram do céu ao inferno e voltaram em 3 dias, mas este analista vê motivos para otimismo

24 de outubro de 2025 - 8:03

Entenda o que aconteceu com os papéis da Desktop (DESK3) e por que eles ainda podem subir mais; veja ainda o que mexe com os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que o tombo de Desktop (DESK3) foi exagerado — e ainda vejo boas chances de o negócio com a Claro sair do papel

24 de outubro de 2025 - 6:01

Nesta semana os acionistas tomaram um baita susto: as ações DESK3 desabaram 26% após a divulgação de um estudo da Anatel, sugerindo que a compra da Desktop pela Claro levaria a concentração de mercado para níveis “moderadamente elevados”. Eu discordo dessa interpretação, e mostro o motivo.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Títulos de Ambipar, Braskem e Raízen “foram de Americanas”? Como crises abalam mercado de crédito, e o que mais movimenta a bolsa hoje

23 de outubro de 2025 - 8:21

Com crises das companhias, investir em títulos de dívidas de empresas ficou mais complexo; veja o que pode acontecer com quem mantém o título até o vencimento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: As ações da Ambipar (AMBP3) e as ambivalências de uma participação cruzada

22 de outubro de 2025 - 20:00

A ambição não funciona bem quando o assunto é ação, e o caso da Ambipar ensina muito sobre o momento de comprar e o de vender um ativo na bolsa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Caça ao Tesouro amaldiçoado? Saiba se Tesouro IPCA+ com taxa de 8% vale a pena e o que mais mexe com seu bolso hoje

22 de outubro de 2025 - 7:58

Entenda os riscos de investir no título público cuja remuneração está nas máximas históricas e saiba quando rendem R$ 10 mil aplicados nesses papéis e levados ao vencimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)

17 de outubro de 2025 - 6:07

Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos

VONTADE DOS CÔNJUGES

Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança

16 de outubro de 2025 - 15:22

Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje

16 de outubro de 2025 - 8:09

Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?

15 de outubro de 2025 - 19:57

Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)

15 de outubro de 2025 - 7:47

A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje

14 de outubro de 2025 - 8:08

Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China

14 de outubro de 2025 - 7:48

O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar