🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM FICOU EM BAIXA E QUAIS FORAM AS SURPRESAS DE 2025? – ASSISTA AGORA

Como um fundo ganhou 4.000% no ano com uma estratégia baseada em cenários ‘que nunca vão acontecer’

A precificação de opções segue modelos estatísticos baseados em probabilidade. A estratégia do Universa Tail Hedge é comprar opções sub precificadas por acreditar que eventos raros acontecem mais frequência do que apontam as estatísticas.

1 de maio de 2020
5:50 - atualizado às 14:35
Imagem: Shutterstock

Mesmo com a recuperação de boa parte das Bolsas mundo afora, a grande maioria dos fundos de renda variável ou multimercado continuam no negativo em 2020, tamanho foi o mergulho dos mercados no mês de março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, nesse mar de retornos ruins, um fundo em particular se sobressaiu: seu retorno foi de mais de 4.000% (quatro mil por cento) no primeiro trimestre deste ano.

Seria isso resultado de bruxaria?

Calma, não é nada disso.

O tal fundo é o Universa Tail Hedge, e a estratégia que trouxe esse resultado é muito parecida com uma que eu mesmo utilizo nas recomendações para os assinantes da minha série na Empiricus.

‘Isso nunca tinha acontecido antes’

Você já reparou quantas vezes a palavra "nunca" foi mencionada nas últimas semanas?

Leia Também

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • A Bolsa nunca caiu tão rápido.
  • Nunca tivemos tantos circuit breakers em uma única semana.
  • A volatilidade nunca foi tão elevada.
  • O Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) nunca injetou tanto dinheiro na economia.
  • O dólar nunca havia ultrapassado a barreira dos cinco reais – (em breve ouviremos o mesmo para a barreira dos R$ 6 também).
  • O petróleo nunca foi cotado a preços negativos antes. E por aí vai.

Esses eventos altamente improváveis e impactantes são conhecidos na linguagem do mercado como "cisnes negros", termo popularizado por Nassim Taleb. Não por acaso, o próprio Taleb é conselheiro do tal fundo dos 4.000%.

A estratégia do Universa Tail Hedge é comprar opções sub precificadas por acreditar que esses eventos raros podem, sim, acontecer.

Mais do que isso: esses cisnes negros não somente acontecem, como a frequência deles é muito maior do que a maior parte das instituições financeiras imagina.

O modelo ‘infalível’

O modelo de precificação de opções mais utilizado no mercado financeiro é o Black & Scholes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse modelo diz que a ocorrência de retornos semanais de um ativo deve respeitar o formato da curva de sino mostrada abaixo: 

Não se assuste com a curva. A única coisa que ela quer mostrar para você é que a probabilidade de variações extremas (digamos, de -30% em uma semana) é muito mais difícil de acontecer do que um retorno de 2%, por exemplo. 

Na verdade, isso é bastante intuitivo. Quer ver? 

Quanto você acha que o Ibovespa vai subir na semana que vem? 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É muito mais provável que você tenha chutado um número abaixo de 3% do que um acima de 20%. Nossos cérebros pensam em forma de sino! 

Voltando ao Black & Scholes, o problema dele é que a realidade não respeita a teoria, como podemos ver no gráfico abaixo, que mostra o retorno semanal das ações da administradora de shopping centers brMalls (BRML3):

Se a realidade (colunas azuis) respeitasse a teoria (curva laranja), os retornos percentuais semanais de BRML3 seriam exatamente iguais ao esperado.

Teríamos muitas variações semanais de pequena intensidade, e raríssimas ocasiões em que os retornos superariam magnitudes de 15% (para cima, ou para baixo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas não é isso o que acontece!

Mesmo o modelo considerando nulas as chances de retornos superiores a +15% ou inferiores a -15%, em menos de um ano observamos variações de: 

  • -30%, entre os dias 16 e 20 de março;
  • -21%, entre os dias 9 e 13 de março;
  • -18%, entre os dias 30 de março e 3 de abril; e
  • +32%, entre os dias 23 e 27 de março. 

Ou seja, esses retornos extremos não somente aconteceram como se repetiram por quatro vezes em um intervalo de algumas semanas.

Quais são as implicações financeiras disso para o seu bolso?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portfólio antifrágil

Apesar de o modelo mais popular conter essas falhas importantíssimas, quem disse que instituições financeiras e traders bitolados se importam com isso?

Eles preferem acreditar cegamente em um mapa errado do que não ter mapa algum.

Sorte a nossa, porque, ao fazer isso, esses agentes vendem para nós opções com grande potencial de valorização por preços de "nunca vai acontecer".

Por exemplo, na série Flash Trader, que sugere operações com a mesma filosofia do Universa Tail Hedge, tínhamos uma opção de brMalls que se aproveitou de mais um cisne negro: os shopping centers nunca ficaram fechados por tanto tempo. As ações derreteram e conseguimos ganhos superiores a 1.000% nessa operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas essa não foi a primeira vez que fomos ajudados pelos cisnes negros. Já aproveitamos outros vários eventos improváveis (greve dos caminhoneiros, interferência presidencial no comando da Petrobras, rompimento da barragem da Vale, etc) num passado recente para atingir um retorno acumulado de mais de 450% desde a sua criação, em março de 2018.

Aproveitando a importância do momento para esse tipo de estratégia, nesta semana lancei um curso chamado Portfólio Antifrágil, cujo intuito é, além de ensinar o "bê-a-bá" do mercado de opções, mostrar como realizar esse tipo de operação que se aproveita dos cisnes negros – e de várias outras estratégias possíveis com opções.

Caso queira conhecer, os 7 primeiros dias de acesso são por minha conta.  Você pode ver as aulas já disponíveis sem compromisso e, caso não goste, basta cancelar o seu acesso.

Se quiser entender melhor como funciona o curso, aqui eu explico todos os detalhes. Mas se preferir ir direto ao ponto, este é o link para fazer a inscrição com um clique. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem decidir fazer o curso por completo, a partir da última aula, ainda terá mais seis meses de acesso gratuito à minha série Flash Trader.

E da próxima vez que ouvir que algo é impossível de acontecer, lembre-se do cisne negro à espreita prontinho para fazer uma surpresa e encher o bolso de quem enxergou além das probabilidades.

Um ótimo feriado!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De Volta para o Futuro 2026: previsões, apostas e prováveis surpresas na economia, na bolsa e no dólar

23 de dezembro de 2025 - 8:33

Como fazer previsões é tão inevitável quanto o próprio futuro, vale a pena saber o que os principais nomes do mercado esperam para 2026

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Uma economia global de opostos

22 de dezembro de 2025 - 19:41

De Trump ao dólar em queda, passando pela bolha da IA: veja como o ano de 2025 mexeu com os mercados e o que esperar de 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esquenta dos mercados: Investidores ajustam posições antes do Natal; saiba o que esperar da semana na bolsa

22 de dezembro de 2025 - 8:44

A movimentação das bolsas na semana do Natal, uma reportagem especial sobre como pagar menos imposto com a previdência privada e mais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O dado que pode fazer a Vale (VALE3) brilhar nos próximos dez anos, eleições no Brasil e o que mais move seu bolso hoje

19 de dezembro de 2025 - 8:31

O mercado não está olhando para a exaustão das minas de minério de ferro — esse dado pode impulsionar o preço da commodity e os ganhos da mineradora

SEXTOU COM O RUY

A Vale brilhou em 2025, mas se o alerta dessas mineradoras estiver certo, VALE3 pode ser um dos destaques da década

19 de dezembro de 2025 - 6:08

Se as projeções da Rio Tinto estiverem corretas, a virada da década pode começar a mostrar uma mudança estrutural no balanço entre oferta e demanda, e os preços do minério já parecem ter começado a precificar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As vantagens da holding familiar para organizar a herança, a inflação nos EUA e o que mais afeta os mercados hoje

18 de dezembro de 2025 - 8:55

Pagar menos impostos e dividir os bens ainda em vida são algumas vantagens de organizar o patrimônio em uma holding. E não é só para os ricaços: veja os custos, as diferenças e se faz sentido para você

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: De Flávio Day a Flávio Daily…

17 de dezembro de 2025 - 20:00

Mesmo com a rejeição elevada, muito maior que a dos pares eventuais, a candidatura de Flávio Bolsonaro tem chance concreta de seguir em frente; nem todas as candidaturas são feitas para ganhar as eleições

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja quanto o seu banco paga de imposto, que indicadores vão mexer com a bolsa e o que mais você precisa saber hoje

17 de dezembro de 2025 - 8:38

Assim como as pessoas físicas, os grandes bancos também têm mecanismos para diminuir a mordida do Leão. Confira na matéria

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar