🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Cabo de guerra

Confira as principais notícias e análises da última semana

14 de novembro de 2020
15:53
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Caro leitor,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chegamos ao final de uma semana tão movimentada em termos de notícias que pareceu que havia uma brincadeira de cabo de guerra no mercado. Não faltou força dos dois lados da corda para definir para onde o Ibovespa ia. Ao final, foi para o campo positivo.

O principal índice acionário da B3 fechou no azul, acumulando alta de 4% no período. O principal impulso foi a expectativa de que uma vacina contra a covid-19 está finalmente chegando. A responsável por este bom humor foi a Pfizer, ao anunciar que os resultados preliminares dos testes clínicos indicaram que o imunizante desenvolvido em parceria com a BioNTech teve 90% de eficácia.

A boa notícia acabou compensando os temores sobre uma segunda onda da doença pelo mundo. A volta de medidas de isolamento na Europa e nos Estados Unidos pesou principalmente nos negócios de quinta-feira (12), quando o Ibovespa caiu mais de 2%.

Na disputa das informações que poderiam definir o rumo dos mercados esta semana, pesou para o lado positivo a expectativa de aprovação de estímulos econômicos nos Estados Unidos. O nomeado chefe de gabinete do presidente eleito Joe Biden afirmou em entrevista que o democrata já está em conversas com senadores e governadores do partido republicano para aprovar um pacote.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui no País também tivemos um cardápio repleto de notícias, boas e ruins. Por um lado, o IBC-Br, considerado uma espécie de prévia do PIB, apontou que a economia deve registrar crescimento robusto no terceiro trimestre. Por outro lado, as velhas preocupações sobre a situação fiscal persistiram, mesmo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, demonstrando compromisso com as contas públicas.

Leia Também

Este “cabo de guerra” de notícias e suas consequências sobre o seu portfólio de investimentos foi o tema da live desta semana, conduzida por Julia Wiltgen e o Felipe Saturnino.

Ao longo da semana nós destrinchamos alguns dos temas que mexeram com os mercados, especialmente os efeitos da vitória do Biden. Mas nós também tratamos de outros assuntos, como as eleições municipais e as consequências sobre as ações do mercado imobiliário, as oportunidades e riscos dos papéis do setor aéreo, além da nossa tradicional seleção de fundos imobiliários. Confira, a seguir, os principais destaques da semana:

1. Os riscos da teimosia de Bolsonaro contra Biden

Biden venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, mas o presidente Jair Bolsonaro reluta em aceitar o resultado. Esta “torta de climão” criada pelo governo brasileiro começa a preocupar, uma vez que não podemos nos dar ao luxo de alfinetar o novo ocupante da Casa Branca, segundo nosso colunista Ivan Sant’Anna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele, o comportamento do governo brasileiro pode ter duras consequências para o dólar e as ações e será acompanhado de lupa pelos investidores.

Este é um conteúdo exclusivo para os nossos leitores Premium. Se você ainda não é Premium, aqui está o link para destravar uma degustação de 30 dias sem compromisso.

2. Fim do dólar alto?

Com a eleição do Biden, como fica o dólar? Durante a campanha eleitoral, o mercado reagiu positivamente toda vez que as pesquisas de intenção de voto indicavam um cenário favorável ao democrata.

Nosso colunista Matheus Spiess avalia que o novo presidente, com um perfil um pouco mais multilateralista no âmbito comercial, e os estímulos monetários do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) abrem caminho para uma desvalorização da divisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você está interessado em investir em dólar, melhor dar uma lida antes na coluna.

3. Eleições municipais e setor imobiliário

Amanhã é dia de eleições municipais. Normalmente este tipo de evento não está na pauta dos investidores, mais interessados nas votações para presidente – que tem o poder de definir a política econômica dos próximos quatro anos – e governadores – que controlam algumas empresas de capital misto abertas em bolsa.

Mas a atual disputa pela Prefeitura de São Paulo está sendo acompanhada de perto pelo mercado. O resultado das urnas pode alterar significativamente o destino das companhias do setor imobiliário da cidade, muitas delas com ações listadas em bolsa, nos próximos anos.
Quer saber por quê? Nosso colunista Ruy Hungria explica para você.

4. Fundos campeões

Depois de ter passado ileso pelo mau humor que assolou os mercados em setembro, o mercado de fundos imobiliários não conseguiu escapar da correção em outubro. O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) recuou 1,08% no período, o segundo pior desempenho do mês entre os principais investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para novembro, as corretoras que acompanhamos no Seu Dinheiro mexeram bem pouco nas suas carteiras e se mostraram cautelosas. Confira aqui os fundos imobiliários preferidos para este mês, no levantamento feito pela Julia Wiltgen.

5. Azul e Gol: É uma boa hora para investir?

Azul e Gol foram algumas das empresas que mais sofreram no auge da pandemia de covid-19, sentindo duramente os efeitos das medidas de combate ao novo coronavírus, por terem restringido a circulação das pessoas.

Depois de irem à lona, as empresas começaram a ver sinais de melhora na demanda e estão gradativamente expandindo a oferta de voos.

Com as ações em patamares baratos, muitos investidores estão com coceira nos dedos para aproveitar a oportunidade. Mas fica a pergunta: é o momento? Conversei com alguns analistas a respeito da atual tese de investimento destas duas empresas. Você pode conferir aqui o que eles acham.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um abraço e bom final de semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEU DINHEIRO LIFESTYLE

O corre de R$ 1 bilhão: entre a rua e a academia premium, como a imensa popularidade das corridas impacta você

24 de janeiro de 2026 - 9:02

Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O melhor destino para investir, os recordes da bolsa e o que mais você precisa saber hoje

23 de janeiro de 2026 - 8:24

Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo

PARECE QUE O JOGO VIROU

Onde não investir em 2026 — e um plano B se tudo der errado

23 de janeiro de 2026 - 6:45

Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha da renda fixa, o recorde da bolsa, e o que mais move os mercados hoje

22 de janeiro de 2026 - 8:30

A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Menos cabeças, mais PIB para a China?

21 de janeiro de 2026 - 20:13

No ritmo atual de nascimentos por ano, a população chinesa pode cair para 600 milhões em 2100 — menos da metade do número atual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja onde investir em 2026, o que esperar das reuniões em Davos e o que mais afeta as bolsas hoje

21 de janeiro de 2026 - 8:28

Evento do Seu Dinheiro tem evento com o caminho das pedras sobre como investir neste ano; confira ao vivo a partir das 10h

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha pelas compras do Brasil, a disputa pela Groenlândia e o que mais move os mercados hoje

20 de janeiro de 2026 - 8:34

Mercado Livre e Shopee já brigam há tempos por território no comércio eletrônico brasileiro, mas o cenário reserva uma surpresa; veja o que você precisa saber hoje para investir melhor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A diplomacia gelada: um ano de Trump 2.0, tensão na Groenlândia e o frio de Davos

20 de janeiro de 2026 - 7:58

A presença de Trump em Davos tende a influenciar fortemente o tom das discussões ao levar sua agenda centrada em comércio e tarifas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda da Selic não salva empresas queimadoras de caixa, dados econômicos e o que mais movimenta seu bolso hoje

19 de janeiro de 2026 - 8:34

Companhias alavancadas terão apenas um alívio momentâneo com a queda dos juros; veja o que mais afeta o custo de dívida

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A ação certa para a reforma da casa, os encontros de Lula e Galípolo e o que mais você precisa saber hoje

16 de janeiro de 2026 - 8:17

O colunista Ruy Hungria demonstra, com uma conta simples, que a ação da Eucatex (EUCA4) está com bastante desconto na bolsa; veja o que mais movimenta os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Eucatex (EUCA4): venda de terras apenas comprova como as ações estão baratas

16 de janeiro de 2026 - 6:04

A Eucatex é uma empresa que tem entregado resultados sólidos e negocia por preços claramente descontados, mas a baixa liquidez impede que ela entre no filtro dos grandes investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fantasma no mercado de dívida, as falas de Trump e o que mais afeta seu bolso hoje

15 de janeiro de 2026 - 8:30

Entenda a história recente do mercado de dívida corporativa e o que fez empresas sofrerem com sua alta alavancagem; acompanhe também tudo o que acontece nos mercados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Fiscalização da Receita fica mais dura, PF faz operação contra Vorcaro, e o que mais movimenta seu bolso

14 de janeiro de 2026 - 8:46

Mudanças no ITBI e no ITCMD reforçam a fiscalização; PF também fez bloqueio de bens de aproximadamente R$ 5,7 bilhões; veja o que mais você precisa saber para investir hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que a Azul (AZUL54) fez para se reerguer, o efeito da pressão de Trump nos títulos dos EUA, e o que mais move os mercados

13 de janeiro de 2026 - 8:38

Entenda o que acontece com as ações da Azul, que vivem uma forte volatilidade na bolsa, e qual a nova investida de Trump contra o Fed, banco central norte-americano

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Governo Trump pressiona, e quem paga a conta é a credibilidade do Federal Reserve

13 de janeiro de 2026 - 7:46

Além de elevar o risco institucional percebido nos Estados Unidos, as pressões do governo Trump adicionam incertezas sobre o mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O agente secreto de rentabilidade entre os FIIs, a disputa entre Trump e Powell e o que mais move o seu bolso hoje

12 de janeiro de 2026 - 8:28

Investidores também aguardam dados sobre a economia brasileira e acompanham as investidas do presidente norte-americano em outros países

VISÃO 360

A carta na manga do Google na corrida da IA que ninguém viu (ainda)

11 de janeiro de 2026 - 8:00

A relação das big techs com as empresas de jornalismo é um ponto-chave para a nascente indústria de inteligência artificial

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A ação para ter no bolso com o alívio dos receios envolvendo a Venezuela, e o que esperar da bolsa hoje

9 de janeiro de 2026 - 8:27

Após uma semana de tensão geopolítica e volatilidade nos mercados, sinais de alívio surgem: petróleo e payroll estão no radar dos investidores

SEXTOU COM O RUY

Venezuela e Petrobras: ainda vale a pena reservar um espaço na carteira de dividendos para PETR4?

9 de janeiro de 2026 - 6:12

No atual cenário, 2 milhões de barris extras por dia na oferta global exerceriam uma pressão para baixo nos preços de petróleo, mas algumas considerações precisam ser feitas — e podem ajudar a Petrobras

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os riscos e as oportunidades com Trump na Venezuela e Groenlândia: veja como investir hoje

8 de janeiro de 2026 - 8:24

Descubra oito empresas que podem ganhar com a reconstrução da Venezuela; veja o que mais move o tabuleiro político e os mercados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar