As feridas da patada do urso na bolsa
Tivemos uma sexta-feira 13 de alívio no mercado financeiro. O Ibovespa marcou uma forte alta de 13,91% e retomou o patamar de 80 mil pontos. Agora “só” faltam 17.323 para o principal índice da bolsa reencontrar os 100 mil... CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Mas as feridas da patada do urso seguem […]

Tivemos uma sexta-feira 13 de alívio no mercado financeiro. O Ibovespa marcou uma forte alta de 13,91% e retomou o patamar de 80 mil pontos. Agora “só” faltam 17.323 para o principal índice da bolsa reencontrar os 100 mil...
Mas as feridas da patada do urso seguem bastante expostas, e a qualquer momento ele pode voltar a atacar.
Afinal, estamos no território do “bear market” (mercado dos ursos, como são conhecidos os investidores que apostam na queda) desde que a bolsa passou a acumular uma perda superior a 20%.
Mesmo com a alta de hoje, o Ibovespa amarga uma perda de 30,8% desde o recorde de 119.527 alcançado no dia 23 de janeiro.
Quando vamos voltar para lá? Acho difícil fazer qualquer prognóstico enquanto não tivermos uma ideia mais clara da duração e dos estragos que o coronavírus fará na economia global.
Aos preços de ontem, as ações pareciam refletir o pior cenário. Mas não podemos jamais subestimar a capacidade dos mercados de se tornarem irracionais.
O jeito, portanto, é manter os cintos de segurança afivelados. Nós estamos ao seu lado, agora ainda mais próximos no canal do Seu Dinheiro no Telegram para os leitores premium.
Você também pode conferir uma retrospectiva do verdadeiro nocaute que foi esta semana nos mercados na cobertura certeira do Victor Aguiar.
Alarme falso
Chegamos aos 151 casos de coronavírus no Brasil e o número infelizmente vai aumentar. Hoje, porém, um possível caso chamou a atenção de todo o país. Pela manhã, a rede de TV americana Fox News informou que Jair Bolsonaro havia testado positivo para o coronavírus. A fonte da informação teria sido o deputado Eduardo Bolsonaro. Minutos depois, porém, o presidente negou a notícia em uma postagem no Facebook.
Destrancando a reserva de emergência
No meio do terremoto dos mercados ontem, quem tinha dinheiro no Tesouro Direto foi impedido de movimentar as aplicações o dia inteiro. A limitação aconteceu até para quem tinha recursos no Tesouro Selic, que é o título recomendado para deixar a reserva de emergência. Mas hoje o Tesouro Nacional anunciou uma medida que vai “destrancar” esses recursos mesmo em períodos de instabilidade. A Julia Wiltgen acompanhou de perto e traz os detalhes para você.
Emergência americana
Depois da polêmica medida de suspender todos os voos da Europa para os Estados Unidos, o presidente Donald Trump declarou estado de emergência nacional. A medida é uma reação à pandemia do novo coronavírus e, na prática, representa uma liberação de até US$ 50 bilhões para lidar com a doença. Trump também anunciou que o governo firmou parceria com o setor privado para ampliar os testes da doença. Os detalhes das medidas você lê nesta matéria.
Uma nova visão para os juros
Qual será a decisão do Banco Central na semana que vem sobre a taxa básica de juros? Reinaldo Le Grazie, ex-diretor do BC e hoje sócio da Panamby Capital, achava que a Selic deveria ter ficado estável na última reunião do Copom. Mas agora mudou a visão diante dos impactos do coronavírus na economia. Ele agora espera uma redução de 0,5 ponto percentual nos juros. Eu conversei com o gestor e conto para você qual a expectativa dele para o PIB em 2020.
Uma semana como poucas...
Situações extremas demandam medidas extremas. Na semana em que os mercados perderam o chão, reunimos o nosso time para trazer a você as impressões que tivemos de dentro do olho do furacão dos mercados. Na edição especial do podcast Touros e Ursos, o Victor Aguiar, a Marina Gazzoni, a Julia Wiltgen e eu contamos as diferentes visões sobre o pânico que abateu a bolsa e fez o dólar e os juros dispararem. E, claro, o que esperar daqui para frente. Aperte o play e solte o som!
Leia Também
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
Um ótimo fim de semana!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O porquinho da reserva de emergência turbinado, resultados da Berkshire Hathaway, Embraer e Itaúsa: o que mexe com o mercado hoje
10 de agosto de 2026 - 8:19PLANO A
Quem cuida das coisas quando você não está? Este investimento dribla imposto e ajuda sua família no momento mais difícil
9 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ganhador da guerra do e-commerce, o fim da Gávea Investimentos, os dividendos da Petrobras (PETR3,PETR4): o que você precisa saber hoje
7 de agosto de 2026 - 8:38SEXTOU COM O RUY
Uma triste despedida, que pode ser bom sinal para os seus investimentos
7 de agosto de 2026 - 7:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As oportunidades no Tesouro IPCA+, os resultados de Petrobras (PETR3; PETR4), Bradesco (BBDC4) e Inter (INTR) e o que mais move o mercado hoje
6 de agosto de 2026 - 8:26EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Behind the curve, mas só porque ele jogou a curva à frente
5 de agosto de 2026 - 15:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO