Rodolfo Amstalden: Depois de uma Super Quarta vem uma Super Quinta
Com projeções de juros e câmbio em alta, investidores avaliam que qualquer sinalização diferente de uma pausa exige cautela redobrada do Banco Central

Podemos supor que o acordo de paz entre EUA e Irã vai ajudar o Comitê de Política Monetária (Copom) a dar sequência aos cortes da Selic nesta Super Quarta? Provavelmente ajuda um pouco sim, mas não faz milagre. Afinal, o Copom está precisando de muita ajuda.
Voltemos à segunda-feira passada, quando saiu o Relatório Focus.
O último Focus atualizado antes do Copom costuma ter um sabor especial, pois pode influenciar de fato a decisão desta Super Quarta, ainda que na margem ou num campo simbólico. E, desta vez, foi uma das atualizações mais emblemáticas do Relatório nos últimos tempos.
Selic média 2027 aumentou em +50 bps, o que é bem significativo. E, curiosamente, câmbio projetado para 2027 também aumentou.

O que o mercado está precificando
Em vista dessas nuances, podemos supor que o mercado está precificando dois cenários não excludentes:
- Banco Central exagerando nos cortes agora e depois tendo que correr atrás (perda de reputação). Não seria a primeira vez…
- Piora do diferencial de carry, à medida que economias desenvolvidas são obrigadas a elevar suas taxas de juros, a exemplo do ocorrido com o BCE e BoJ recentemente.
Super Quarta e os riscos para o Copom
Tal contexto sugere que existe um sério risco de cauda associado tanto à decisão quanto à comunicação do encontro de hoje.
Leia Também
E isso pouco tem a ver com pressões políticas, até porque a recuperação de Lula nas pesquisas se traduz em mais graus de liberdade ao Copom.
É um impasse delicado do ponto de vista técnico mesmo: qualquer movimento diferente de uma pausa deveria ser ponderado com o dobro de cuidado, à medida que pode abrir uma Caixa de Pandora.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Amigo da onça na bolsa: balanço da Vale (VALE3), Fed, tecla SAP e agenda cheia mexem com mercados após fuga de Flávio Bolsonaro
29 de outubro de 2026 - 8:07EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil
28 de outubro de 2026 - 19:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Rota de fuga: investidores repercutem decisão do Fed, balanços, imposto sobre dividendos, formação do governo e paradeiro de Flávio Bolsonaro
28 de outubro de 2026 - 8:54O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral
27 de outubro de 2026 - 8:59INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal
27 de outubro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Nunca antes: bolsa, dólar e juros reagem à reeleição de Lula com circuit-breaker no radar dos investidores
26 de outubro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO
Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono
19 de outubro de 2026 - 6:45PLANO A
Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos
18 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A volta do fantasma dos distratos, o peso dos juros para o desempenho da bolsa e tudo o que mexe com o seu bolso hoje
15 de outubro de 2026 - 8:35EXILE ON WALL STREET