🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Bolsa em 100 mil pontos: você está com fome?

Você vai entender como as emoções influenciam suas decisões e, no final, saber como investir como um gestor

14 de julho de 2020
12:37 - atualizado às 14:38
Foguete voando na frente da bolsa; Ibovespa em alta
Montagem com foguete decolando na frente da sede da B3. - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Momentos de euforia e pânico fazem parte do mercado: quem ganha dinheiro, no final das contas, é quem consegue gerir suas emoções melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A bolsa voltou a mostrar força. Na última sexta-feira, 10 de julho, você deve ter visto: o índice fechou acima dos 100 mil pontos pela primeira vez desde 5 de março.

Foram quatro meses para superar a barreira psicológica. Contudo, não voltou ao nível recorde próximo aos 119 mil pontos registrado em janeiro.

Ainda há espaço para novas altas a frente, mas 100 mil pontos é considerado um marco e, por isso, acredito que vale a pena fazer uma pausa, termos uma reflexão.

Devemos nos debruçar principalmente sobre duas questões: o que você fez e os motivos pelos quais tomou determinadas atitudes nos últimos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Analisar e entender quais pontos você errou ou acertou é fundamental para criar metodologia e processo de investimento, identificar melhor qual é o seu perfil de investidor.

Leia Também

Por exemplo: se você entrou em pânico e vendeu seu portfólio de ações em março, quando o Ibovespa estava em seu nível mais baixo, aos 63 mil pontos, e colocou em algum fundo DI, ou na renda fixa (e até na poupança), será que foi o mais correto a se fazer?

Se você não precisava desses recursos, por que sacou? Vamos refletir um pouco. Talvez o seu perfil é ser conservador, porque você não lidou com uma ansiedade causada pela volatilidade.

Sendo assim, você não aproveitou da recuperação que aconteceu nesses últimos meses, pois já pediu resgate dos fundos, ou zerou suas posições em bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do outro lado, pessoas que durante a crise perceberam que o momento de comprar ações era justamente quando tudo estava caindo, e aumentaram suas posições, avaliando a recuperação futura, possuem perfil mais agressivo nos investimentos.

Investiram com fome.

Entenda os porquês das quedas

Nosso lado emocional impacta demasiadamente a capacidade de visualizar uma oportunidade, seja na vida, seja nos investimentos.

O momento apropriado para a compra é lá quando o Ibovespa está próximo ao fundo do poço. Muitas pessoas ficam dominadas pelo medo e acabam não investindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você deve ter percebido, quando a bolsa está em trajetória ascendente, a tendência é ver mais pessoas começando a investir.

Aqui cabe uma reflexão. Podemos partir de você: em qual ano começou a investir? Sua decisão foi planejada ou impulsionada pelo medo de perder algo?

Comentei durante a crise em março a importância de ter calma, de não tirar subitamente seus investimentos.

Uma vez que o mercado caiu, é preciso uma revisão cautelosa do portfólio, entender o porquê da ação ter se desvalorizado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Leia Mais: Existem três formas de você percorrer sua vida financeira: a linha reta, a montanha russa e A Plena Ascensão. Somente a última levará você a tão sonhada independência: clique aqui para ter acesso.

Foi algo específico da empresa? Ou algum motivo macroeconômico que acabou impactando o mercado como todo?

Pode ser o momento de aumentar a posição. Logicamente, é mais fácil falar depois que o fato aconteceu, ou seja, agora com a bolsa flertando os 100 mil pontos.

É mais fácil falar “fique investido”. Entretanto, em março eu alertei: “mantenha a calma”. Cada crise tem momentos de pânico e períodos posteriores com oportunidade de compras.

Você precisa entender e controlar suas emoções para poder se beneficiar destes momentos. E, com certeza, outros períodos de estresse ocorrerão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Invista como gestores: não seja conservador

O perfil conservador deve estar atrelado à sua necessidade de precisar de dinheiro, ou seja, ao seu ímpeto por liquidez, o quanto precisa ter na conta para despesas cotidianas e manutenção da sua reserva de emergência.

[captação]

É você precisar ter acesso ao dinheiro no curto prazo, sem contar com variações nas cotações. Isso é ser conservador para mim.

Se você não precisa do seu dinheiro, é questão de controlar suas emoções. Resgatar seu dinheiro somente se você precisar.

Ou, em outro caso, quando você identificou outro investimento com retorno superior. Você faz uma troca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É exatamente isso que os gestores de fundos de ações fizeram durante a crise: substituíram o porfólio, trocaram empresas.

Substituíram umas ações por outras, com expectativa de retornos maiores. Eles não zeraram as posições e ficaram esperando.

O perfil do gestor de fundo de ações é lidar com volatilidade e perceber as oportunidades que se apresentam durante a crise.

E agora, neste momento de flerte com os 100 mil pontos, você está preparado para a próxima situação de estresse?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Verifique se seus investimentos estão de acordo com seu perfil. Lembre-se que conservador é aquele que precisa de dinheiro.

O meu objetivo é que sim, você esteja preparado.

Aproveito para indicar o Lançamento do livro “30 Lições do Mercado” de Ivan Sant’Anna. Esta é uma leitura obrigatória para qualquer nível de investidor, basta clicar aqui.

Vamos lá!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os balanços dos bancos vêm aí, e mercado quer saber se BB pode cair mais; veja o que mais mexe com a bolsa hoje

27 de outubro de 2025 - 8:09

Santander e Bradesco divulgam resultados nesta semana, e mercado aguarda números do BB para saber se há um alçapão no fundo do poço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Só um susto: as ações desta small cap foram do céu ao inferno e voltaram em 3 dias, mas este analista vê motivos para otimismo

24 de outubro de 2025 - 8:03

Entenda o que aconteceu com os papéis da Desktop (DESK3) e por que eles ainda podem subir mais; veja ainda o que mexe com os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que o tombo de Desktop (DESK3) foi exagerado — e ainda vejo boas chances de o negócio com a Claro sair do papel

24 de outubro de 2025 - 6:01

Nesta semana os acionistas tomaram um baita susto: as ações DESK3 desabaram 26% após a divulgação de um estudo da Anatel, sugerindo que a compra da Desktop pela Claro levaria a concentração de mercado para níveis “moderadamente elevados”. Eu discordo dessa interpretação, e mostro o motivo.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Títulos de Ambipar, Braskem e Raízen “foram de Americanas”? Como crises abalam mercado de crédito, e o que mais movimenta a bolsa hoje

23 de outubro de 2025 - 8:21

Com crises das companhias, investir em títulos de dívidas de empresas ficou mais complexo; veja o que pode acontecer com quem mantém o título até o vencimento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: As ações da Ambipar (AMBP3) e as ambivalências de uma participação cruzada

22 de outubro de 2025 - 20:00

A ambição não funciona bem quando o assunto é ação, e o caso da Ambipar ensina muito sobre o momento de comprar e o de vender um ativo na bolsa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Caça ao Tesouro amaldiçoado? Saiba se Tesouro IPCA+ com taxa de 8% vale a pena e o que mais mexe com seu bolso hoje

22 de outubro de 2025 - 7:58

Entenda os riscos de investir no título público cuja remuneração está nas máximas históricas e saiba quando rendem R$ 10 mil aplicados nesses papéis e levados ao vencimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)

17 de outubro de 2025 - 6:07

Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos

VONTADE DOS CÔNJUGES

Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança

16 de outubro de 2025 - 15:22

Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje

16 de outubro de 2025 - 8:09

Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?

15 de outubro de 2025 - 19:57

Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)

15 de outubro de 2025 - 7:47

A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje

14 de outubro de 2025 - 8:08

Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China

14 de outubro de 2025 - 7:48

O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar