🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

O gráfico que mais me preocupa no momento

O alerta que tento fazer hoje gostaria que tivesse sido dado à família Miranda nos anos 1990, quando papai perdeu para o Ibovespa Futuro boa parte do que havia conquistado em décadas de trabalho duro

3 de fevereiro de 2020
9:38 - atualizado às 9:31
Ações bolsa
Imagem: Shutterstock

Diante do comportamento do Ibovespa em janeiro, talvez muitos estejam preocupados com a perda de suportes importantes para o índice ou para algumas de suas ações. Outros, mais criativos, conseguem enxergar a figura de um bebê abandonado prestes a fazer um ombro-cabeça-ombro, seguido de um duplo salto carpado, que levaria o índice lá para os seus 108 mil pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem. De todo modo, não é qualquer um desses gráficos que me assusta no momento. Nada contra quem tenta usar das figuras para antecipar o futuro — para alguns, até as borras de café podem reservar o mistério do amanhã. Eu respeito, só não é a minha. Não combina com o ceticismo de Sextus Empiricus.

Escrevo estas linhas com as mãos um pouco trêmulas, a garganta seca e alguma dose de adrenalina. Rola uma lenda que o próprio Paulo Guedes já perdeu fortuna negociando contratos de Ibovespa Futuro — não sei se é verdade. Mas sei que meu próprio pai entregou boa parte do que tinha justamente nessa “brincadeira”. Cachaça, tabaco, mulher e trades de índice, um quarteto de vícios difícil de se combater.

O alerta que tento fazer hoje gostaria que tivesse sido dado à família Miranda nos anos 1990, quando papai perdeu para o Ibovespa Futuro boa parte do que havia conquistado em décadas de trabalho duro. Saiu de feirante (era vendedor de batatas acompanhando meu avô) para diretor de banco e dono de corretora. Foi seduzido pelo canto da sereia dos ganhos rápidos do day trade com contratos de índice e pela promessa da revolução das empresas pontocom às vésperas do estouro da bolha da Nasdaq. Essa foi a primeira vez que quebramos. Parece que ganhamos gosto pela coisa, porque, a essa experiência, se somaram outras quatro, numa montanha-russa em que as descidas eram cada vez piores e sem a contrapartida de recuperações da mesma magnitude. Está aí uma lição sobre falências familiares: a segunda vez é sempre pior do que a primeira; a terceira, pior do que a segunda; e por aí vai. 

Enquanto você não muda, de verdade, sua mentalidade, você continua naquela tendência à repetição — e como mudar a natureza de um homem de 40 anos, que tinha certeza de que seus prejuízos com os day trades derivavam apenas do azar e que sua competência seria capaz de reverter a tragédia caso ele tivesse uma próxima chance? Repetir o procedimento esperando um resultado diferente é uma das definições de loucura. Diante da pressão que ele mesmo se impunha àquela altura por, em sua própria interpretação, destruir o seio familiar (o dinheiro não entra pela porta, o amor voa pela janela), e diante do acúmulo dos boletos, é bem possível que papai tenha mesmo perdido um pouco da sanidade. Eu e mamãe evitávamos a palavra loucura. Lá em casa, até hoje, a gente evita o termo, embora, internamente, os olhares dela possam me revelar o que sentia e ainda sente a respeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exatos 20 anos depois, venho a ser assombrado pelas lembranças pessoais. E talvez pelo viés individual, elas atinam minha alma, antevendo um cemitério de day traders, que, postumamente, culparão o próprio mercado, um suposto antro de jogadores, um cassino para tirar dinheiro das sardinhas inexperientes e transferi-lo para os grandes tubarões. A culpa, claro, nunca é nossa. Narciso acha feio o que não é espelho.

Leia Também

Peço que você preste atenção nos três gráficos abaixo:


Basicamente, eles mostram a mesma coisa: a evolução desproporcional de negociação de minicontratos de Ibovespa Futuro relativamente aos contratos cheios. Isso é, entre outras coisas, um indicador potencial da maior participação da pessoa física nesse segmento.

O recado aqui é claro: se você está interessado em sofisticar seus investimentos e está indo por esse caminho, eu entendo que você está na direção errada. “O teu futuro é duvidoso, eu vejo grana, eu vejo dor.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não sou xiita. Aliás, entendo que os fundamentalistas xiitas vivem numa espécie de mundo platônico, pois, na vida real, as posições ótimas e cristalinas não estão sobre a mesa. Temos de escolher entre o “ok" e o razoável, em ambivalências que trazem um determinado benefício mas, ao mesmo tempo, implicam uma porção de mazelas também. 

Não acho que seja impossível ganhar dinheiro com day trade. Há gente muito competente fazendo isso. Desde que Andrew Lo, um dos papas do MIT, identificou capacidade preditiva na Análise Técnica com grande formalismo científico, deveríamos todos nós sermos um pouco mais humildes — detesto as pessoas que não apenas são convictas de sua capacidade de ganhar dinheiro no mercado, mas que, além disso, têm certeza de que somente seu jeito funciona. O que dizer do Renaissance, por exemplo? Há alguém que gerou mais dinheiro do que o Medallion e justamente com trades de curto prazo? 

Preciso ainda fazer outra ponderação, ligada à confusão sobre sofisticação e geração de resultados. Muita gente preconceituosa acha que determinados ativos ou certas estratégias são sofisticadas demais para a pessoa física, que estaria necessariamente condenada a uma espécie de série B dos investimentos. Não é o meu caso. Ao contrário. Entendo que as pessoas físicas podem e devem ter investimentos tão bons ou até melhores do que os profissionais, cujo tamanho, necessidade de publicidade de suas estratégias e compromissos institucionais por vezes dificultam a geração de retornos acima da média. 

A crítica ao trading de curto prazo não vem de seu caráter muito sofisticado, mas de sua baixa eficiência para a maioria em termos de geração de resultado. A sofisticação não está em negociar contratos de Ibovespa Futuro. Neles, estão apenas as maiores probabilidades de não dar certo. A maioria das pessoas que se envereda por este caminho perde dinheiro. Em investimentos, devemos usar as probabilidades a nosso favor, não o contrário. Mais uma vez esclareço: há, sim, gente muito boa ganhando dinheiro com trades de curto prazo, mas é uma minoria que desenvolveu uma competência muito particular, bastante experiente e com técnicas bem específicas para isso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sou uma das vítimas da narrativa sedutora dos ganhos rápidos e significativos do day trade. Posso lhe garantir: não é legal nem divertido. Se você está indo por aí sem orientação, recomendo fortemente mudar de estratégia e passar a usar as probabilidades a seu favor, não o contrário. Há muita gente indo para a Bolsa neste momento, os “órfãos do CDI”, para usar uma expressão da moda. Muito mais do que uma bolha de valuation na B3, esse aumento dos minicontratos me preocupa muito.

O mercado financeiro é uma metonímia do mundo, onde o espectro do que não sabemos é muito maior do que o escopo do que sabemos. Ninguém pode antever o comportamento de um ativo no curto prazo com facilidade. O próximo movimento do Ibovespa é simplesmente aleatório. E não devemos depender da aleatoriedade para ganhar dinheiro de forma sistemática — essa frase é um paradoxo.

Monte uma carteira diversificada com 15 ativos pouco correlacionados entre si, com estimativa de bom retorno potencial (existência de prêmio de risco) em cada um deles. Pense sempre em termos de assimetria, comparando o quanto você pode ganhar frente ao que pode perder em cada um deles, ponderados pelas respectivas probabilidade de ocorrência. Volte seu horizonte temporal ao longo prazo e sobreviva até lá. Não há nada mais sofisticado. O que fazemos no Carteira Empiricus e, por conseguinte, encontramos no Carteira Universa é justamente isso. Nada além.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NEM SÓ PAPEL, NEM SÓ TIJOLO

O curinga dos fundos imobiliários: por que os FIIs multiestratégia podem ser um verdadeiro trunfo para os investidores em 2026

20 de fevereiro de 2026 - 6:03

Mais flexíveis, os fundos imobiliários desse segmento combinam proteção com potencial de valorização; veja onde estão as principais oportunidades, segundo especialistas

GIGANTE DO E-COMMERCE NO JOGO

Após novela com os Correios, fundo imobiliário TRBL11 dispara 12% com a locação de galpão logístico para a Shopee

19 de fevereiro de 2026 - 18:30

O galpão logístico que é protagonista de uma batalha com os Correios terá novo inquilino e o contrato prevê a redução da vacância do FII para 3,3%

MAIS DILUIÇÃO

Azul (AZUL53): depois de emitir mais 45 trilhões de ações para sair da RJ o quanto antes, aérea desaba 50% na bolsa; entenda

19 de fevereiro de 2026 - 17:53

Movimento faz parte da reta final da recuperação judicial nos EUA e impacta investidores com forte diluição

SUSTENTABILIDADE NA BOLSA

Investimento em ESG: C&A (CEAB3) e Allos (ALOS3) entram nas ações sustentáveis recomendadas pelo BTG em fevereiro

19 de fevereiro de 2026 - 15:40

As empresas substituíram os papéis da Cyrela (CYRE3) e Rede D’Or (RDOR3)

O GRUPAMENTO ESTÁ VALENDO

Simpar (SIMH3) corta pela metade ações em circulação e amplia teto para novas emissões; veja o que muda para o acionista

18 de fevereiro de 2026 - 15:21

A companhia promoveu um grupamento na proporção 2 por 1, sem alteração do capital social, mas outra aprovação também chamou atenção do mercado

PORTFÓLIO EM EXPANSÃO

TRXF11 adiciona mais um galpão logístico ao carrinho, que será ocupado por gigante do e-commerce

18 de fevereiro de 2026 - 11:06

Após a compra, o fundo passará a ter 114 imóveis em carteira, com presença em 17 estados e uma ABL de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados

VOLATILIDADE NOS MERCADOS

De ressaca? O que esperar dos papéis da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3) hoje, depois de perderem valor em Wall Street no feriado

18 de fevereiro de 2026 - 10:48

ADRs da Vale e Petrobras antecipam dia de volatilidade enquanto mercados voltam do feriado; aversão a risco e queda do minério de ferro explicam quedas

SD ENTREVISTA

O gringo quer Brasil, mas começa pelo Ibovespa. A vez das small caps ainda deve chegar, mas não para todas; veja 10 ações para comprar

18 de fevereiro de 2026 - 6:10

Com fluxo estrangeiro concentrado no Ibovespa, as small caps também sobem no ano, mas ainda não brilham. Werner Roger, CIO da Trígono Investimentos, conta o que falta para isso

MERCADO DÁ ADEUS À FOLIA

Xô ressaca! O ajuste de contas entre o confete e a bolsa brasileira depois dos ganhos tímidos de Nova York

17 de fevereiro de 2026 - 18:24

Wall Street não parou nesta terça-feira (17), encerrando o pregão com alta modesta. Já na B3, o investidor troca a fantasia pelos gráficos e encara a ata do Fed em plena Quarta-feira de Cinzas.

ALTA TENSÃO

Todo mundo de olho na Petrobras (PETR4): petróleo fecha em queda com sinal de acordo entre Irã e EUA

17 de fevereiro de 2026 - 16:52

Embora um entendimento geral tenha sido alcançado nesta terça-feira (17), o Oriente Médio segue em alerta com trocas ameaças de ataque de Trump e o fechamento do Estreito de Ormuz

ALAVANCAGEM OCULTA

Ouro cai quase 3% em um dia com onda geopolítica mais calma. Mas só isso explica a baixa recente do metal precioso?

17 de fevereiro de 2026 - 16:27

Mudança na margem para ouro, prata e platina aceleraram a queda de preços dos metais; entenda o que mudou e como isso mexeu com as cotações

APOSTA MANTIDA

Portfólio robusto e dividendos previsíveis: este fundo imobiliário segue como compra para a XP

17 de fevereiro de 2026 - 13:07

Com baixa vacância, contratos longos e espaço para reciclagem de ativos, Patria Renda Urbana segue entre os preferidos da corretora

QUEM TEM MEDO DA IA

Como uma ex-fabricante de máquinas de karaokê derrubou o valor de empresas de transporte e logística em todo o mundo

17 de fevereiro de 2026 - 11:32

Um único relatório impulsionou o valor da empresa na bolsa em 30%, mas teve um efeito muito maior para outras companhias de logística

INOVAÇÕES

Novos lançamentos, mercado internacional: o que esperar do mercado de ETFs para este ano

16 de fevereiro de 2026 - 11:15

Ainda que 850 mil investidores seja um marco para a indústria de ETFs, ainda é um número pequeno na comparação com o número de 100 milhões de investidores na renda fixa e de 5,4 milhões na renda variável

CLIMA DE FOLIA?

Vai ter pregão na bolsa hoje? Veja o que funciona — e o que não — na B3 nesta semana de Carnaval

16 de fevereiro de 2026 - 9:52

Pregão ficará fechado por alguns dias e voltará em horário reduzido; Tesouro Direto também sofre alterações

FORA DO ÓBVIO

Energia nuclear, games, bilionários: conheça os ETFs mais curiosos da bolsa brasileira e veja como investir nessas tendências

16 de fevereiro de 2026 - 6:06

Há um leque de oportunidades no mundo dos ETFs, para diferentes tipos de investidores, do mais conservador ao mais agressivo

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

FIIs disparam no início de 2026 e retornos chegam a 13% — fundos de papel se destacam entre os campeões

15 de fevereiro de 2026 - 13:05

Levantamento da Quantum Finance mostra que fundos de papel lideraram as altas de janeiro, com retornos que chegaram a ser seis vezes maiores que o do IFIX

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

Dona da Vivo, Telefônica Brasil (VIVT3) pagará R$ 325 milhões em proventos aos acionistas; veja quem recebe

13 de fevereiro de 2026 - 13:11

Ainda dá tempo de embolsar os ganhos. Veja até quando investir na ação para ter direito ao pagamento de juros sobre o capital próprio

IMPULSO INTERNO E EXTERNO

Usiminas (USIM5) reverte prejuízo no 4T25, mas ação está entre as maiores altas do Ibovespa também por outro motivo

13 de fevereiro de 2026 - 12:41

Além da perspectiva positiva para o primeiro trimestre de 2026, a siderúrgica está sendo beneficiada por uma medida que pega a China em cheio; entenda os detalhes

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Dólar cai a R$ 5,18 e volta a fechar no menor nível em quase 2 anos; na bolsa, o dia foi de recordes

11 de fevereiro de 2026 - 18:50

A narrativa de rotação global de ativos, a partir dos Estados Unidos, segue em curso. S&P 500 e Nasdaq terminaram o dia em baixa.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar