🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Como se preparar para a nova Era do Empreendedorismo

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

6 de junho de 2020
5:50 - atualizado às 14:49
Startup empreendedorismo
Imagem: Shutterstock

No novo mundo de hoje, há apenas duas opções: ampliar a sua educação financeira e aprender a criar o seu próprio patrimônio ou ficar cada vez mais pobre e contar com o governo e os ricos para cuidarem de você.

Estamos vivenciando um grande ponto de virada na história da humanidade. Os dias de ir pra faculdade, conseguir um emprego seguro e investir no longo prazo ficaram no passado. Estamos em uma nova era — a era do empreendedorismo.

Hoje, a barreira de entrada para o empreendedorismo é quase inexistente. Mas, para abraçar as oportunidades disponíveis para todos, é necessária uma nova mentalidade — a mentalidade de um empreendedor. De fato, a mentalidade geralmente é a linha divisória entre aqueles que são bem-sucedidos na vida e aqueles que não são.

Uma das razões pelas quais eu comecei a me tornar um empreendedor e investidor precocemente foi porque assim eu teria uma vida inteira diante de mim para me aprimorar nos quadrantes D (Dono) e I (Investidor), em vez de nos quadrantes E (Empregado) e A (Autônomo).

Eu sabia que se tivesse meu próprio negócio e investisse por mim mesmo não precisaria me preocupar com o fato de alguém ter controle sobre a minha vida, quanto ganhava, quando poderia sair de férias e quando poderia me aposentar. Embora eu tenha falhado no começo, quando tinha entre 25 e 35 anos, depois eu fui me tornando cada vez melhor nos negócios e nos investimentos.

Momento de grande mudança = Momento de grandes oportunidades

O mundo que conhecíamos não existe mais. O que era verdade em janeiro deste ano, não é verdade hoje. Como disse, os dias de conseguir um emprego seguro acabaram. Mas esta mensagem não é de destruição e tristeza. Esta é uma mensagem de esperança e oportunidade.

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

Em 2007, por exemplo, Brian Chesky e Joe Gebbia tiveram a ideia de alugar um colchão de ar em sua sala de estar em San Francisco. Mal sabiam que em dezembro daquele ano seria o início da Grande Recessão e isso abriria portas para uma grande oportunidade.

O Airbnb reinventou o mercado de hospedagem de curto prazo para aqueles que não podiam arcar com os custos das diárias de hotéis. Em 2009, eles receberam financiamento de Venture Capitalists (VCs) de primeira linha e tiveram um crescimento explosivo.

A Warby Parker, uma rede de óticas americana de sucesso, foi criada no meio da Grande Recessão. Os fundadores identificaram um enorme problema no mercado – era praticamente impossível comprar online um par de óculos da moda a preços acessíveis.

Eles aproveitaram o momento de vacas magras e começaram a transformar a Warby Parker em um negócio próspero e também líder no mercado de venda direta ao consumidor e via e-commerce.

Construindo a musculatura empreendedora

Muitos "especialistas" dizem: "Os empreendedores fracassam porque estão pouco capitalizados". Esse medo de se ter pouco capital, essa falta de dinheiro e a ausência de um salário fixo é o que mantém a maioria das pessoas apegadas à segurança da posição como empregado.

Embora ter pouco capital seja um desafio, não é por isso que a maioria dos empreendedores fracassam. Na verdade, são as duras lições de sair pelo mundo e dar a cara para bater, tentar e, sim, às vezes fracassar que os ajudam a aprimorar suas habilidades empreendedoras. É o que eu chamaria de construção da musculatura empreendedora.

Eu sempre acho engraçado quando ouço as pessoas dizerem: "Ah, ela teve sorte". Ou "Eles fizeram sucesso da noite para o dia". Poucos reconhecem ou apreciam a verdadeira história por trás dos sucessos empresariais. A razão pela qual eles conseguiram é que aprenderam o segredo. O segredo da liderança.

A principal razão pela qual a maioria dos novos empreendedores fracassa é simplesmente a falta de treinamento básico, das forças essenciais necessárias para suportar as exigências de ser um empreendedor. Alguns chamam isso de coragem. Outros chamam de perseverança.

Nas Forças Armadas, seria colocado da seguinte forma: “Levante-se, tire a bunda da cadeira, pare de sentir pena de si mesmo, pare de fazer bico, pare de chupar o dedo e continue. Sua mãe tem vergonha de você — porque sua mãe é mais forte que você." Eu acho que você entendeu o ponto aqui.

Outro motivo importante pelo qual a maioria dos empreendedores fracassa é que nosso sistema educacional prepara as pessoas para serem empregados, não empreendedores. O mundo de um empregado é muito diferente do mundo de um empreendedor. Uma grande diferença é o conceito de contracheque.

Se você pensar bem, perceberá que a pessoa que assina o pagamento do seu salário controla a sua vida. Essa pessoa não deveria ser você? Provavelmente sim, caso você seja forte o bastante.

Se um funcionário não recebe seu "salário", ele sai a procura de um novo emprego. A maioria dos empreendedores deve ser forte o suficiente para trabalhar, às vezes por anos, sem um "salário".

Não é preciso dizer que, para criar sua musculatura como empreendedor, você precisa parar de exercitar a sua musculatura como funcionário. Fazer isso paralelamente pode ser uma opção, mas em algum momento você terá que cortar esse cordão umbilical.

Quem pode ser um empreendedor?

Quando eu estava começando minha jornada, aos 25 anos, meu pai rico e meu pai pobre sabiam que eu não era uma pessoa academicamente inteligente. Meu pai pobre, uma estrela acadêmica, me disse: "Você sempre será um aprendiz lento".

Já que eu não aprendia rápido, meu pai rico disse: "Você precisa se dedicar a aprender lentamente, mas a aprender sempre. Essa é a sua maior chance de vitória".

Ele também disse: "O desejo pode levá-lo a lugares onde a lógica não pode". Eu só escrevi um livro best-seller internacional aos 50 anos. Tendo fracassado no ensino médio duas vezes por escrever mal, o fato de eu ter hoje vários livros na lista dos mais vendidos do jornal "The New York Times" não é lógico.

Assim que terminei a faculdade, a maioria dos meus colegas de classe ganhou mais dinheiro do que eu. Hoje, ganho muito mais dinheiro do que a maioria dos meus colegas que se saíram bem nos estudos e conseguiram empregos bem remunerados.

Como demorei para começar a dar certo, me tornei bem-sucedido financeiramente no fim da vida. Por ser um aluno com desempenho lento, levei mais tempo para começar e obter a educação e a experiência que precisava.

Mas descobri o que precisava saber apenas me esforçando um pouco e nunca desistindo, mesmo que muitas vezes quisesse. Portanto, continue aprendendo a investir, não importa quantos anos você tenha, quanto dinheiro você tenha. Todos os dias que você aprende algo novo, você melhora sua atuação no jogo.

A boa notícia é que qualquer um pode ser um empresário — da geração Y aos baby boomers —, desde que esteja disposto a trabalhar. Cada um tem seus próprios pontos fortes para apresentar e cada um tem suas próprias lições para aprender ao longo do caminho.

Mas isso significa que só ter a mentalidade de empreendedor ou se considerar um não é suficiente. Você precisa realmente agir como um.

Compartilhe

SEJA A EXCEÇÃO

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

25 de julho de 2020 - 9:17

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

LIÇÕES DO PAI RICO

Tudo foi planejado – sobreviva a essa crise

18 de julho de 2020 - 5:50

A educação é a nossa melhor arma para combater os bancos centrais como o Fed. Para começar, basta alterar as palavras que você usa e a forma como pensa com relação a dinheiro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

11 de julho de 2020 - 5:50

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

4 de julho de 2020 - 5:50

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A última depressão já acabou?

27 de junho de 2020 - 5:50

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

20 de junho de 2020 - 5:50

Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 formas de trabalhar menos (ou não trabalhar) e ganhar dinheiro

13 de junho de 2020 - 5:50

Se você deseja se aposentar jovem e rico, precisa trabalhar duro para obter o tipo certo de renda.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

30 de maio de 2020 - 5:50

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

LIÇÕES DO PAI RICO

A falida ‘Regra do 72’, usada para estimar quanto tempo levará para um investimento dobrar

23 de maio de 2020 - 6:51

Esta fórmula não é realista porque ela se baseia em suposições de que a economia estará sempre crescendo. É importante que você aprenda como pode aumentar seu patrimônio em momentos de vacas gordas e também de vacas magras.

LIÇÕES DO PAI RICO

3 razões por que erros sempre geram sucesso

16 de maio de 2020 - 5:50

Assim como em cada problema existe uma oportunidade, em cada decepção há uma joia inestimável de sabedoria.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies