Dividendos das ações do Ibovespa superam Selic pela primeira vez; veja as maiores pagadoras
O cálculo foi feito pela XP Investimentos, que estima o retorno sobre os dividendos das empresas do Ibovespa em 4% – contra os atuais 2,25% da Selic

No admirável mundo novo dos juros baixos no Brasil, o rendimento proporcionado pelos dividendos pagos pelas empresas do Ibovespa já supera o da taxa básica de juros (Selic).
O cálculo foi feito pela XP Investimentos, que estima o retorno sobre os dividendos das companhias com ações que fazem parte do principal índice da bolsa brasileira em 4% – contra os atuais 2,25% da Selic.
O retorno sobre o dividendo (ou dividend yield) nada mais é que a relação entre o lucro por ação que a empresa distribui a seus acionistas e o preço dos papéis na bolsa.
Isso significa que o investidor que comprar as ações que compõem o Ibovespa já larga com um retorno de 4%, de acordo com o cálculo da XP, que considera o lucro projetado para as empresas em 2021.
Não se trata, contudo, de uma renda fixa, já que o retorno depende também da oscilação das ações na bolsa.
Outro ponto que o investidor em busca de dividendos deve observar é que, no curto prazo, algumas empresas podem segurar caixa ou terem seus dividendos reduzidos por questões regulatórias (como o caso dos bancos), segundo Betina Roxo, analista da XP responsável pelo levantamento.
Leia Também
“Apesar disso, em um mundo de juros baixos (que agora também faz parte da realidade do Brasil) e sem rendimento, o rendimento médio dos dividendos da bolsa acima dos juros apresenta muitas oportunidades”, escreveu a analista.
Com a nova queda da Selic, os setores da bolsa que devem ser mais beneficiados são locação de veículos, shoppings, elétrico e varejo, de acordo com a XP.
Quem paga mais?
A analista da XP também listou as empresas campeãs de retorno com dividendos em 2021 entre as ações que fazem parte da cobertura da corretora.
A geradora de energia elétrica AES Tietê lidera a lista, com um dividend yield projetado de 10,40%. Completam o pódio a Engie, que também atua em geração de energia, e a incorporadora Cyrela. Confira abaixo a lista completa:
SETOR DE CONSTRUÇÃO
Não é MRV (MRVE3) nem Direcional (DIRR3): Itaú BBA acredita que outra ação pode valorizar até 107%
7 de setembro de 2026 - 12:17RENDA PASSIVA
Quem mais pagou dividendos em 2026? Veja o ranking das 10 maiores pagadoras no 2º trimestre
5 de setembro de 2026 - 17:45ESTRATÉGIA DO GESTOR
Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa
5 de setembro de 2026 - 12:01DOIS GIGANTES, DUAS APOSTAS
200 mil ou pé atrás? Os três elementos que decidirão os próximos meses da bolsa brasileira
4 de setembro de 2026 - 18:45ONDE INVESTIR
Onde investir em setembro? Com eleições pegando fogo e uma onda de RJs, veja onde apostar na bolsa, renda fixa, FIIs e exterior
4 de setembro de 2026 - 11:50RADAR DE FIIS
BTLG11 vai às compras e coloca galpões ocupados por Mercado Livre e Amazon no carrinho; veja detalhes da transação de R$ 959 milhões
4 de setembro de 2026 - 9:57FII DO MÊS
Mau humor do mercado deixa fundo imobiliário favorito dos analistas 15% mais barato; veja os FIIs indicados para setembro
4 de setembro de 2026 - 6:04QUAL A VISÃO PARA O FUTURO
Após saída de Steinbruch do cargo de CEO, XP faz alertas para CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3)
3 de setembro de 2026 - 16:48AÇÃO DO MÊS
Analistas elegem Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) para investir em setembro; confira o ranking completo
3 de setembro de 2026 - 6:02NO OLHO DO FURACÃO
MPF denuncia fundadores da TRX por gestão fraudulenta, diz jornal; confira a resposta da gestora
2 de setembro de 2026 - 14:41CRISE CONTINUA
Citi está mais pessimista com Natura (NATU3) e rebaixa ação para venda. Por que a faxina na casa não convence o banco?
2 de setembro de 2026 - 12:45ENTREVISTA EXCLUSIVA
Multimercados em crise? CEO da Bradesco Asset vê ‘seleção natural’ e diz que uma nova onda de consolidação vem aí
1 de setembro de 2026 - 12:46FIM DA NEGOCIAÇÃO CONTÍNUA
B3 tira ação da Ambipar (AMBP3) das negociações regulares da bolsa por atraso; entenda
1 de setembro de 2026 - 10:15FRED KRUEGER ESTÁ DE VOLTA?
Kinea alerta para ‘pesadelo’ fiscal no Brasil e revela onde está buscando proteção antes das eleições
1 de setembro de 2026 - 7:08BALANÇO DO MÊS
Só deu ouro em agosto: metal precioso e ‘ouro digital’ entregaram até 25% de retorno no mês, deixando a renda fixa comendo poeira
31 de agosto de 2026 - 18:45BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
Mercado aposta que nada vai melhorar no Brasil. É justamente por isso que gestores estão comprando renda fixa
31 de agosto de 2026 - 17:45RETOMADA À VISTA?
Mercado de capitais pode voltar a esquentar — e Itaú BBA indica esta ação para ganhar com a virada
31 de agosto de 2026 - 16:42RADAR DE FIIS
TRX dá mais um passo atrás e desiste de aquisição de cinco imóveis da Cyrela (CYRE3), incluindo prédio alugado pelo Nubank
31 de agosto de 2026 - 10:04TOUROS E URSOS #285
Nem bolsa, nem dólar: este é o ativo “à prova de balas” para atravessar as eleições 2026, segundo gestor do ASA
30 de agosto de 2026 - 11:03GRINGO COMPRA, BRASILEIRO FOGE