Site icon Seu Dinheiro

Dividendos das ações do Ibovespa superam Selic pela primeira vez; veja as maiores pagadoras

AES Tietê

No admirável mundo novo dos juros baixos no Brasil, o rendimento proporcionado pelos dividendos pagos pelas empresas do Ibovespa já supera o da taxa básica de juros (Selic).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O cálculo foi feito pela XP Investimentos, que estima o retorno sobre os dividendos das companhias com ações que fazem parte do principal índice da bolsa brasileira em 4% – contra os atuais 2,25% da Selic.

O retorno sobre o dividendo (ou dividend yield) nada mais é que a relação entre o lucro por ação que a empresa distribui a seus acionistas e o preço dos papéis na bolsa.

Isso significa que o investidor que comprar as ações que compõem o Ibovespa já larga com um retorno de 4%, de acordo com o cálculo da XP, que considera o lucro projetado para as empresas em 2021.

Não se trata, contudo, de uma renda fixa, já que o retorno depende também da oscilação das ações na bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto que o investidor em busca de dividendos deve observar é que, no curto prazo, algumas empresas podem segurar caixa ou terem seus dividendos reduzidos por questões regulatórias (como o caso dos bancos), segundo Betina Roxo, analista da XP responsável pelo levantamento.

“Apesar disso, em um mundo de juros baixos (que agora também faz parte da realidade do Brasil) e sem rendimento, o rendimento médio dos dividendos da bolsa acima dos juros apresenta muitas oportunidades”, escreveu a analista.

Com a nova queda da Selic, os setores da bolsa que devem ser mais beneficiados são locação de veículos, shoppings, elétrico e varejo, de acordo com a XP.

Quem paga mais?

A analista da XP também listou as empresas campeãs de retorno com dividendos em 2021 entre as ações que fazem parte da cobertura da corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A geradora de energia elétrica AES Tietê lidera a lista, com um dividend yield projetado de 10,40%. Completam o pódio a Engie, que também atua em geração de energia, e a incorporadora Cyrela. Confira abaixo a lista completa:

Exit mobile version