A diferença dos investimentos entre ricos x classe média
Pense mais e se prepare mentalmente porque você está prestes a aprender a investir de uma forma que muito poucas pessoas estão autorizadas a investir. Você verá o mundo do investimento por dentro, não pelo lado de fora
Caro leitor,
O pai rico com frequência dizia: “O dinheiro será qualquer coisa que você quiser que ele seja”. O que ele queria dizer é que o dinheiro vem da nossa cabeça, dos nossos pensamentos.
Se uma pessoa diz: “É difícil conseguir dinheiro”, provavelmente será difícil consegui-lo. Se uma pessoa diz: “Ah, eu nunca serei rico” ou “É muito difícil ficar rico”, isso provavelmente será verdade para aquela pessoa. Se uma pessoa diz: “A única forma de ficar rico é trabalhar duro”, então essa pessoa provavelmente vai trabalhar duro. Se uma pessoa diz: “Se eu tivesse muito dinheiro, eu o colocaria no banco, porque não saberia o que fazer com ele”, isso provavelmente aconteceria com ela. Você se surpreenderia se soubesse quantas pessoas pensam e agem assim. E se uma pessoa diz: “Investir é arriscado”, então é mesmo. Como meu pai rico dizia, “o dinheiro será qualquer coisa que você quiser que ele seja”.
Meu pai rico me advertiu que a preparação mental necessária para se tornar um investidor sofisticado é provavelmente similar à preparação mental necessária para subir o Monte Everest ou para o celibato. Ele estava brincando, mas estava me advertindo que isso tem que ser levado a sério. Ele me disse: “Você começa do jeito que você fez. Começa sem dinheiro algum. Tudo que tem é esperança e o sonho de conquistar uma grande fortuna. Enquanto a maioria das pessoas sonha com isso, somente poucas chegam lá. Pense mais e se prepare mentalmente porque você está prestes a aprender a investir de uma forma que muito poucas pessoas estão autorizadas a investir. Você verá o mundo do investimento por dentro, não pelo lado de fora. Na vida há caminhos muitos mais fáceis para se investir. Então pense a respeito e esteja preparado caso decida que este é o caminho para a sua vida.”
Investimentos dos Ricos
Eu lembrei que quando era criança e trabalhava para o pai rico, tudo que ele falava era sobre construir seu negócio. Mas agora que ele já era rico, tudo que falava era a respeito de seus investimentos — investimentos para os ricos. Naquele dia, após o almoço, ele explicou: “O único motivo que me fez criar negócios é porque assim eu poderia investir nos investimentos dos ricos. O único motivo para você criar negócios é porque seus negócios podem comprar seus ativos. Sem meus negócios, eu não teria condições de investir nos investimentos dos ricos.”
São esses investimentos que colocam dinheiro no meu bolso todo mês, faça chuva ou faça sol. É poder da Renda Passiva, e qualquer um pode seguir meus passos.
Leia Também
O pai rico foi além e destacou a diferença entre um empregado fazendo um investimento e uma empresa fazendo um investimento. Ele disse: “A maioria dos investimentos são caros demais para um empregado. Mas eles são muito mais acessíveis se minha empresa comprá-los para mim.” Eu não sabia o que ele queria dizer com isso, mas sabia que era algo importante. Agora estava curioso e ansioso para entender que diferença era essa. O pai rico tinha estudado legislação tributária corporativa e tinha encontrado formas de fazer muito dinheiro usando essas leis a seu favor. Eu fui dormir ansioso pensando em falar com meu pai rico na manhã seguinte.
O plano do meu pai pobre era continuar estudando, assim ele poderia ser promovido e ganhar mais. Apesar de ele se esforçar ao máximo para estar em casa com seus filhos, a verdade é que ele estava frequentemente na rua enquanto o pai rico estava em casa, deixando que seus funcionários tocassem suas empresas e investimentos. De repente, me dei conta de que eu tinha muitos amigos que queriam ficar ricos e não ficaram. Então perguntei: “Mas o que falar sobre as pessoas que investem nos investimentos dos ricos? O que acontece com elas?”
“Algumas chegaram lá”, o pai rico disse, “mas muito poucas chegam. Eu encontrei pessoas que investem em esquemas de negócios arriscados com promessas de ganhos de milhões de dólares, mas a maioria dessas pessoas perde o seu dinheiro porque são vítimas de charlatões, bandidos e sonhadores do mundo dos negócios. Muitas das que tentam ganhar grandes boladas sem ter fundamentos sólidos acabam perdendo.”
Concordando com a cabeça, eu só pude rir de mim mesmo dizendo: “Eu encontrei muitas dessas pessoas ao longo do caminho. De fato, fui uma dessas pessoas quando comecei.” O pai rico sorriu e disse: “Eu sei. Com certeza você teve algumas histórias arriscadas sobre como acabar rico. O problema é que você ficou rico com a sua primeira empresa. O problema é que você teve sorte, mas não tinha habilidades para manter a sua riqueza. Isso foi quando você e os três tolos que eram seus sócios quebraram. Você tinha a empresa, o nível rico de investimento, mas vocês garotos esqueceram da importância dos dois primeiros níveis, os níveis dos pobres e da classe média. É por isso que, quando sua empresa ficou rica, em vez de você e seus sócios ficarem ricos, vocês foram tolos e perderam tudo.”
“Então a lição do dia é que, como indivíduos, tendemos a investir apenas no que achamos que é importante”, acrescentei. “Muitos dos seus funcionários sabem que investir é importante para eles, mas investir ainda não é suficientemente importante. Eles têm outras coisas em que eles investem que são mais importantes e é para isso que o tempo e o dinheiro deles são direcionados.”
“Exatamente”, disse o pai rico. “Olhe para as diferenças entre eu e o seu pai. Seu pai diz que a casa dele é o maior investimento dele. Para o seu pai, a casa dele é de longe muito mais importante do que a carteira de ações dele ou o mercado imobiliário industrial, no qual eu invisto. É por isso que os diplomas universitários dele e os cargos são mais importantes para ele do que estudar sobre como investir. Eu invisto tempo e dinheiro no que acho que é importante, e ele investe tempo e dinheiro no que ele acredita que é importante. O problema é que, agora que ele perdeu o trabalho dele e a maior parte das economias, ele está descobrindo que as coisas que ele considerava importantes não são importantes no mundo real. Ele está descobrindo que a sua grande casa na verdade não é um ativo e que seus diplomas e sua experiência profissional não o ajudam de fato no mundo verdadeiro dos negócios ou dos investimentos. O mundo real é muito diferente do mundo da educação e do governo. O que ele investiu não será recompensado no mundo real.”
Investimentos dos Ricos
● Boa educação financeira
● Criação de empresas
● Grandes investimentos no mercado imobiliário
● Fundos de private-equity
● Fundos de hedge
● Gestão de recursos pessoais
● Colocações privadas
● Sociedades limitadas
Investimento da Classe Média
● Boa educação
● Profissão que pague altos salários
● Casa
● Economias
● Previdência Privada
● Fundos mútuos
● Pequenos investimentos no mercado imobiliário
Essas foram as palavras finais do meu pai rico sobre o assunto: “Se você quiser investir nos investimentos dos ricos, recomendo que você continue a investir na sua educação financeira. Se você tiver um QI financeiro alto, o que parece ser arriscado para a maioria das pessoas será seguro para você. E o que parece seguro para os pobres e a classe média parecerá arriscado para você. É tudo uma questão do que é importante para você. É nisso que no fim você estará investindo. Essa decisão eu deixo com você.”
Diferentes Tipos de Milionários
Muitas pessoas desejam se tornar milionárias. Ainda assim, nem todos os milionários são iguais. Alguns são mais ricos que os outros.
A seguir, alguns tipos de milionários:
Os que têm um salário milionário - As chances de uma pessoa que se formou há pouco tempo na faculdade conseguir um emprego com um salário milionário em uma grande empresa são mínimas, para não dizer inexistentes, mesmo que tenha se formado nas melhores universidades. Na maioria dos casos, leva-se anos para galgar os degraus do mundo corporativo. E mesmo que a pessoa tenha um salário anual milionário, depois dos impostos ele estará bem abaixo do milhão.
As estrelas milionárias do mundo do esporte - Se você for um jogador de futebol da elite, por exemplo, você pode ter um salário milionário por alguns anos. Mas 65% de todos os atletas profissionais entram quebram cinco anos após se aposentarem. E o mesmo é válido para os atletas: após o pagamento de impostos, um salário milionário vale bem menos.
As estrelas milionárias do cinema e da música - Mais uma vez, aqui as chances não estão a favor deles. Seu futuro depende de seus fãs. Sem educação financeira, podem deixar de ser milionários.
Os empreendedores milionários - A história se repete. Muitos donos de pequenos negócios chegam a ganhar menos que seus funcionários caso levem em conta todas as horas que dedicaram ao empreendimento e o que de fato embolsaram. Sem educação financeira, o alto valor que aparentemente ganham pode, na prática, não ser tão alto assim.
Educação Financeira
A educação financeira é o que define esse jogo. Essa estrada continua sendo dura e ganhar milhões não é nada fácil. Mas uma educação financeira de fato oferece a todos um controle maior sobre o seu futuro financeiro. Em outras palavras, uma educação financeira de verdade coloca o seu futuro financeiro em suas mãos.
Eu sou essa pessoa. São poucas as chances de eu ganhar um salário milionário como presidente de uma empresa, galgando os degraus do mundo corporativo. Também são mínimas minhas chances de ser milionário no mundo dos esportes, do cinema, da música ou como um empreendedor famoso. Ainda assim, com a educação financeira que pai rico me deu, fui capaz de assumir as rédeas do meu destino financeiro.
Quando era ainda menino, meu pai rico me incentivou a buscar meus sonhos e a me tornar um milionário. Ele também me explicou que há diferentes milionários e diferentes formas de se tornar um.
Você quer um empregado com um salário milionário, mas que terá que pagar uma boa parte do que ganha ao governo?
Você quer ser um milionário com patrimônio? Nesse caso, você tem que gerar valor com seus ativos pessoais — sua casa, carro, economias e previdência privada — e subtrair os ativos desses passivos. Muitas pessoas que dizem ser milionárias, na verdade não são.
Você quer ser um milionário com ganhos de capital? Isso significa que você vende ativos para ganhar o milhão que busca em ganhos de capital e paga impostos sobre ganhos de capital. E ainda diminuiu seu valor como milionário ao vender esses ativos e pagar os impostos cobrados.
Você quer ser um milionário com renda passiva? Essas pessoas recebem um milhão com renda passiva obtida por meio de seus ativos, mas sem ter que vender esses ativos. Esses milionários são os milionários que têm mais controle sobre os impostos e sobre o seu futuro.
Você quer ser um milionário sortudo que se casou com uma pessoa rica, recebeu uma grande herança ou ganhou na loteria? Te desejo boa sorte… O preço de se casar por dinheiro pode ser ter que vender a sua alma. Quanto vale a sua alma?
Se a pessoa investir de fato em educação financeira, o sonho de se tornar um milionário pode se manter vivo.
Quando eu era garoto e jogava Banco Imobiliário com o meu pai rico, eu sabia que queria ser um milionário com renda passiva. Eu sabia que quatro casas verdes me levariam a um hotel vermelho, o que aumentaria minha renda passiva e meu patrimônio. Ser um milionário com renda passiva me permite usar dívida como dinheiro, pagar menos impostos legalmente, sem ter que vender meus ativos, o que reduziria meu patrimônio.
O que você quer fazer? Que tipo de milionário você quer ser?
Abraços,
Chuva de dividendos ainda não acabou: mais de R$ 50 bilhões ainda devem pingar na conta em 2025
Mesmo após uma enxurrada de proventos desde outubro, analistas veem espaço para novos anúncios e pagamentos relevantes na bolsa brasileira
Corrida contra o imposto: Guararapes (GUAR3) anuncia R$ 1,488 bilhão em dividendos e JCP com venda de Midway Mall
A companhia anunciou que os recursos para o pagamento vêm da venda de sua subsidiária Midway Shopping Center para a Capitânia Capital S.A por R$ 1,61 bilhão
Ação que triplicou na bolsa ainda tem mais para dar? Para o Itaú BBA, sim. Gatilho pode estar próximo
Alta de 200% no ano, sensibilidade aos juros e foco em rentabilidade colocam a Movida (MOVI3) no radar, como aposta agressiva para capturar o início do ciclo de cortes da Selic
Flávio Bolsonaro presidente? Saiba por que o mercado acendeu o sinal amarelo para essa possibilidade
Rodrigo Glatt, sócio-fundador da GTI, falou no podcast Touros e Ursos desta semana sobre os temores dos agentes financeiros com a fragmentação da oposição frente à reeleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva
‘Flávio Day’ e eleições são só ruído; o que determina o rumo do Ibovespa em 2026 é o cenário global, diz estrategista do Itaú
Tendência global de queda do dólar favorece emergentes, e Brasil ainda deve contar com o bônus da queda na taxa de juros
Susto com cenário eleitoral é prova cabal de que o Ibovespa está em “um claro bull market”, segundo o Santander
Segundo os analistas do banco, a recuperação de boa parte das perdas com a notícia sobre a possível candidatura do senador é sinal de que surpresas negativas não são o suficiente para afugentar investidores
Estas 17 ações superaram os juros no governo Lula 3 — a principal delas entregou um retorno 20 vezes maior que o CDI
Com a taxa básica de juros subindo a 15% no terceiro mandato do presidente Lula, o CDI voltou a assumir o papel de principal referência de retorno
Alta de 140% no ano é pouco: esta ação está barata demais para ser ignorada — segundo o BTG, há espaço para bem mais
O banco atualizou a tese de investimentos para a companhia, reiterando a recomendação de compra e elevando o preço-alvo para os papéis de R$ 14 para R$ 21,50
Queda brusca na B3: por que a Azul (AZUL4) despenca 22% hoje, mesmo com a aprovação do plano que reforça o caixa
As ações reagiram à aprovação judicial do plano de reorganização no Chapter 11, que essencialmente passa o controle da companhia para as mãos dos credores
Ibovespa acima dos 250 mil pontos em 2026: para o Safra é possível — e a eleição não é um grande problema
Na projeção mais otimista do banco, o Ibovespa pode superar os 250 mil pontos com aumento dos lucros das empresas, Selic caindo e cenário internacional ajudando. O cenário-base é de 198 mil pontos para o ano que vem
BTG escala time de ações da América Latina para fechar o ano: esquema 4-3-3 tem Brasil, Peru e México
O banco fez algumas alterações em sua estratégia para empresas da América Latina, abrindo espaço para Chile e Argentina, mas com ações ainda “no banco”
As ações que devem ser as melhores pagadoras de dividendos de 2026, com retornos de até 15%
Bancos, seguradoras e elétricas lideram e uma empresa de shoppings será a grande revelação do próximo ano
A torneira dos dividendos vai secar em 2026? Especialistas projetam tendências na bolsa diante de tributação
2025 caminha para ser ano recorde em matéria de proventos; em 2026 setores arroz com feijão ganham destaque
Bancos sobem na bolsa com o fim das sanções contra Alexandre de Moraes — Banco do Brasil (BBAS3) é o destaque
Quando a sanção foi anunciada, em agosto deste ano, os papéis dos bancos desabaram devido as incertezas em relação à aplicação da punição
TRXF11 volta a encher o carrinho de compras e avança nos setores de saúde, educação e varejo; confira como fica o portfólio do FII agora
Com as três novas operações, o TRXF11 soma sete transações só em dezembro. Na véspera, o FII já tinha anunciado a aquisição de três galpões
BofA seleciona as 7 magníficas do Brasil — e grupo de ações não tem Petrobras (PETR4) nem Vale (VALE3)
O banco norte-americano escolheu empresas brasileiras de forte crescimento, escala, lucratividade e retornos acima da Selic
Ibovespa em 2026: BofA estima 180 mil pontos, com a possibilidade de chegar a 210 mil se as eleições ajudarem
Banco norte-americano espera a volta dos investidores locais para a bolsa brasileira, diante da flexibilização dos juros
JHSF (JHSF3) faz venda histórica, Iguatemi (IGTI3) vende shoppings ao XPML11, TRXF11 compra galpões; o que movimenta os FIIs hoje
Nesta quinta-feira (11), cinco fundos imobiliários diferentes agitam o mercado com operações de peso; confira os detalhes de cada uma delas
Concurso do IBGE 2025 tem 9,5 mil vagas com salários de até R$ 3.379; veja cargos e como se inscrever
Prazo de inscrição termina nesta quinta (11). Processo seletivo do IBGE terá cargos de agente e supervisor, com salários, benefícios e prova presencial
Heineken dá calote em fundo imobiliário, inadimplência pesa na receita, e cotas apanham na bolsa; confira os impactos para o cotista
A gestora do FII afirmou que já realizou diversas tratativas com a locatária para negociar os valores em aberto