Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Foco na população de baixa renda

Dedicação total a você: Via Varejo, dona das Casas Bahia, lança seu próprio banco digital

A Via Varejo entrou no mundo dos bancos digitais e lançou o banQi, uma iniciativa voltada às classes C, D e E. A ideia é aproveitar a capilaridade das Casas Bahia

Fachada da loja Casas Bahia, rede pertencente à Via (VIIA3)
Casas Bahia é uma das redes de lojas operadas pela Via (VIIA3) - Imagem: Shutterstock

Um novo competidor irá entrar na arena dos bancos digitais: a Via Varejo. E ela chega com um objetivo claro em mente: conquistar a parcela da população que possui acesso limitado aos meios financeiros tradicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o mercado estava focado na novela da venda da fatia detida pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) na dona das Casas Bahia e do Ponto Frio — uma saga que se arrasta há anos e que teve novos episódios nesta semana —, a empresa anunciou o lançamento do banQi, um banco digital voltado às classes C, D e E.

A ideia da Via Varejo é aproveitar a capilaridade das Casas Bahia — a rede possui cerca de 750 unidades no país — para impulsionar as adesões ao novo sistema. O aplicativo do banQi já está disponível para download, mas apenas para usuários do sistema operacional Android.

Por enquanto, a inciativa já oferece serviços de conta digital, pagamento de boletos e contas, transferência de dinheiro, recarga de celular e bilhete único, pagamento com QR code e carnê digital. Além disso, os correntistas podem realizar saques e depósitos nos caixas das Casas Bahia.

Mas a Via Varejo promete mais — muito mais. A empresa planeja disponibilizar em breve os serviços de empréstimos pessoais, carão pré-pago e conta remunerada. Também estão nos planos a portabilidade de conta salário, a criação de um programa de incentivo e a criação de cartões de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o futuro, a companhia ainda tem como objetivo viabilizar a contratação de empréstimos pessoais "com juros potencialmente mais baixos", mas sem especificar quais seriam essas taxas — a Via Varejo apenas diz, de maneira vaga,  que usará "tecnologia machine learning" para criar modelos de crédito mais dinâmicos, sem entrar em maiores detalhes.

Leia Também

HORA DE COMPRAR?

VISC11 recicla portfólio, e BTG vê oportunidade para encher o carrinho; entenda por que o FII chama a atenção do bancão

VAIAS EM WALL STREET

Nova York em queda livre: por que o investidor torceu o nariz para o novo presidente do BC dos EUA e castigou as bolsas

Os planos para o banQi não se resumem às Casas Bahia. Apesar da maior proximidade da empresa com as classes C, D e E, os serviços do banco digital estarão disponíveis para qualquer pessoa — a Via Varejo diz ter, ao todo, uma base de cerca de 60 milhões de clientes, e que tem como meta expandir o alcance da nova iniciativa para além desse círculo.

O banQi nasce como fruto da parceria entre Via Varejo e a Airfox, uma empresa que presta serviços de pagamento. A colaboração entre as companhias, selada em setembro de 2018, dá à dona das Casas Bahia a opção de adquirir até 80% do capital social da Airfox no futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
bolsas caindo fundo bolsa de valores alerta perigo queda de ações 15 de junho de 2026 - 19:01
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 14 de junho de 2026 - 11:43
ranking de Fundos imobiliários 13 de junho de 2026 - 17:55
Gráfico de ações em alta com a palavra ibovespa no centro 13 de junho de 2026 - 15:47
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 12 de junho de 2026 - 19:30
Em um fundo escuro, um japonês de óculos aparece em frente a um microfone, ao lado direito da imagem. No centro, a frase: o próximo gatilho da bolsa 11 de junho de 2026 - 16:32
Miniatura de casa e moedas representando o investimento e os dividendos de fundos imobiliários 11 de junho de 2026 - 12:35
B3, bolsa de valores brasileira 10 de junho de 2026 - 19:52
Miniatura de casa e moedas representando o investimento e os dividendos de fundos imobiliários 9 de junho de 2026 - 12:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar