Menu
2019-07-01T11:09:41-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Juros

Mercado vê Selic em 5,5% acreditando em reforma robusta da Previdência

Mesmo com BC falando que não há relação direta entre reforma e corte de juros, projeções seguem em queda no Focus

1 de julho de 2019
10:20 - atualizado às 11:09
Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Embora o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, tenha deixado claro que não há relação mecânica entre aprovação da reforma da Previdência e corte na taxa básica de juros, os analistas de mercado voltaram a reduzir a previsão para a Selic no fim 2019 e 2020.

A mediana do Focus para a Selic caiu para 5,5% de 5,75%. Há quatro semanas, a projeção era de estabilidade em 6,5%. Para 2020, o ajuste foi maior, com a mediana saindo de 7,25% há quatro semanas para 6% agora.

Essas projeções parecem embutir a certeza de que o Congresso vai aprovar uma reforma da Previdência bastante robusta e que o impacto dessa reforma será deflacionário.

Na semana passada, Campos Neto disse que o BC entende que a reforma será aprovada, estimulando a atividade. O que importa para o BC é como a reforma vai afetar a inflação e essa é uma avaliação que poderá ser feita só depois que soubermos que reforma sairá do Congresso.

Na terça-feira, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) deve apresentar seu novo relatório e a expectativa é de que o texto comece a ser votado na comissão especial. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, trabalha para que o projeto seja levado ao plenário antes do recesso parlamentar.

É um desafio enorme discutir e votar uma PEC em dois turnos em meia dúzia de sessões, mesmo existindo a consciência dentro do Congresso de que está na hora de superar essa pauta. Uma das alternativas que ouvi é que seria possível, no melhor dos cenários, fazer a votação em primeiro turno antes do recesso.

Essas projeções do Focus mostram um confiança muito grande de que o Congresso “vai fazer a coisa certa”, mas acreditar demais na política e nos políticos parece algo arriscado. As decepções do mercado costumam ser mais contundentes que essas ondas de otimismo que temos visto por agora.

No lado dos preços, os prognósticos feitos pelo mercado também são bastante favoráveis. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 3,8%, contra uma meta de 4,25%.

Para 2020, a mediana caiu para 3,91%, contra uma meta de 4%. Vale lembrar que as ações do BC visam cada vez mais o ano de 2020.

Olhando para horizontes mais longos, temos a inflação projetada exatamente na meta de 3,75% para 2021. Para 2022, a mediana também está em 3,75%, mas deveremos observar uma convergência para 3,5% ao longo das próximas semanas, que foi a meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Dinheiro no bolso

Banco do Brasil anuncia pagamento de R$ 333 milhões em JCP do 4T20

Dessa forma serão pagos no dia 30 de dezembro e terão como base a posição acionária do dia 11 de dezembro de 2020

seu dinheiro na sua noite

Maradona e o rali da bolsa

O baixinho Maradona passa por dois marcadores, toca para o companheiro e depois corre para disputar a bola na área. Ele dá um salto e, de alguma forma, consegue subir mais que o goleiro inglês Peter Shilton para empurrar (literalmente) a bola para as redes. O lance do antológico gol de mão do craque argentino […]

fechamento dos mercados

Ibovespa desacelera com queda de Petrobras, mas fecha acima de 110 mil com Itaú e Vale e sobe 4% na semana

Bolsas americanas fecham para cima, renovando máximas históricas, em sessão mais curta; por aqui, ações de Petrobras reduziram alta perto do fim da sessão, eventualmente virando e fechando em queda, tirando índice acionário local da proximidade do pico intradiário

Urgente

Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid-19

As agendas de campanha foram todas suspensas, e a coordenação da campanha vai propor à TV Globo que o último debate, previsto para hoje, seja feito de forma virtual.

Novidade no mercado

CMN: corretora de título e valor mobiliários pode prestar serviço de pagamento

Com isso, as SCTVM e SDTVM deverão optar entre a manutenção das atuais contas de registro ou a utilização de contas de pagamento.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies