Menu
2019-11-23T18:48:21-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Atenção, investidor!

Os dois principais conselhos de Ray Dalio para o investidor pessoa física

Gestor da Bridgewater deu duas dicas rápidas para o investidor individual em entrevista

23 de novembro de 2019
18:48
O gestor da Bridgewater, Ray Dalio
Ray Dalio, gestor da Bridgewater. Imagem: Print youtube

O gestor da Bridgewater, Ray Dalio, tem dois conselhos para você, investidor pessoa física. Ambos chocam pela simplicidade e até pela obviedade, mas se um sujeito responsável por gerir US$ 160 bilhões em ativos os destacou, é porque eles devem ser importantes.

Em entrevista recente à CNBC, Dalio disse que o maior erro dos investidores individuais é acreditar que os mercados que tiveram fortes altas nos últimos tempos estão melhores (ou são os melhores), quando na verdade podem ter simplesmente ficado muito caros.

"Não cometa o erro de comprar aqueles ativos que subiram muito, acreditando que eles estão melhores em vez de mais caros", disse Dalio.

Afinal, retorno passado não é garantia de retorno futuro, e um ativo que já valorizou muito pode não continuar a valorizar no mesmo ritmo, ou até mesmo cair. Pode ser que ele tenha ficado caro demais em comparação ao rendimento que é capaz de dar aos investidores.

O segundo conselho de Ray Dalio é: saiba diversificar bem seu portfólio.

"Por meio de diversificação, você pode reduzir o seu risco sem reduzir seu retorno", disse.

Diversificação é o maior seguro do investidor para a sua inabilidade de prever o futuro. É por isso que o mais indicado é ter sempre algum percentual da carteira em renda fixa, renda variável e reservas de valor, como ouro e dólar, independentemente do momento econômico.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

PROJETO DE APOSENTADORIA

Você pode criar sua própria previdência com apenas três ativos na carteira

Claro que existem bons planos de previdência privada, mas para encontrá-los você precisa deixar o bando e alçar vôo solo.

IR 2020

Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação

Saiba como regularizar a sua situação junto a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda

Flexibilização

Prefeitura de São Paulo assina protocolo para reabrir bares e salões de beleza

A cidade está na terceira etapa do plano de flexibilização da quarentena do governo estadual, chamada de fase amarela. Com os termos firmados, os estabelecimentos poderão voltar a funcionar na segunda-feira

Recuperação

Fundos imobiliários de tijolo subiram 6% em junho; FII de shoppings ainda caem 21% no ano

Fundos imobiliários de papel, por sua vez, valorizaram, em média, só 3% no mês passado, segundo indicadores calculados pelo Banco Inter

BNDES prorroga linha de crédito para pequena e média empresa, com mais R$ 5 bilhões

Linha para capital de giro será prorrogada até 31 de dezembro, com orçamento ampliado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements