Menu
2019-11-11T09:17:29-03:00
Estadão Conteúdo
perspectivas

Opep deve estender cortes, mas não aprofundá-los no curto prazo, diz ministro

Mohammed Al Rumhi disse que a perspectiva da demanda está melhorando em meio a projeções econômicas mais forte e o alívio nas tensões comerciais

11 de novembro de 2019
9:17
Plataforma de petróleo
Imagem: Shutterstock

O ministro do petróleo de Omã, Mohammed Al Rumhi, disse hoje que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deverá estender os atuais cortes em sua produção até o fim de 2020, mas ressaltou que as restrições não devem ser ampliadas no curto prazo.

Al Rumhi, que falou a repórteres às margens de uma conferência sobre petróleo em Abu Dabi, disse que a Opep e aliados - que incluem a Rússia - deverão decidir, quando se reunirem em dezembro, manter os cortes na produção combinada em 1,2 milhão de barris por dia até março do ano que vem. "Extensão é provável, cortes (adicionais) são improváveis", disse ele.

Segundo o ministro, a perspectiva da demanda por petróleo está melhorando em meio a projeções econômicas mais forte e o alívio nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China. Al Rumhi comentou também que a forte expansão na produção de petróleo americana está desacelerando.

Al Rumhi disse esperar que a Opep+ - como é conhecido o grupo que reúne o cartel e aliados - comece a discutir também o que fazer no restante de 2020.

"Minha intuição diz que em todo o próximo ano vamos precisar seguir com o mesmo arranjo que tivemos este ano", disse o ministro.

Autoridades sauditas já haviam dito ser a favor de uma iniciativa para forçar os produtores a cumprir suas metas de corte na oferta, em vez de fechar um novo acordo na reunião marcada para dezembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Liminar

Tribunal de Contas de São Paulo suspende leilão de linhas da CPTM

Leilão estava previsto para a próxima terça-feira

Contra a pandemia

Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,9 trilhão

Projeto de lei segue agora para o Senado

IPO registrado

Rio Branco Alimentos protocola pedido de registro de oferta pública de ações

Oferta será primária e terá como coordenador-líder o Citi, além da coordenação do Bank of America Merril Lynch e do BTG Pactual

Boleto salgado

Aneel mantém bandeira amarela em março; conta de luz continua com taxa adicional

É o terceiro mês consecutivo que o órgão regulador aciona bandeira neste patamar

Após críticas

Pisos de saúde e educação são mantidos na PEC emergencial

Desvinculação de despesas carimbadas com saúde e educação na União, Estados e municípios desencadeou enxurrada de críticas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies