O conglomerado Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, recebeu na sexta-feira aprovação regulatória para comprar até 50% da Occidental Petroleum.
As ações da petroleira saltaram 10% com a notícia, fechando a US$ 71,29. Com isso, o papel acumula alta de mais de 145% em 2022.
Em julho, a Berkshire apresentou pedido à Comissão Federal de Regulação do Setor de Energia dos Estados Unidos para aumentar sua participação na Occidental Petroleum.
O conglomerado argumentou que uma participação máxima de 50% não prejudicaria a concorrência nem a capacidade de atuação da autoridade regulatória.
Carlos Clay, diretor interino da divisão de regulação de energia elétrica da comissão, concedeu a permissão ontem. Segundo ele, a autorização é “consistente com o interesse público”.
A Berkshire Hathaway aumentou drasticamente sua participação na Occidental este ano.
O conglomerado de Warren Buffett já possui 20,2% da petroleira. Com essa fatia, a Berkshire ultrapassou um limite por meio do qual já poderia registrar como seus alguns dos ganhos da petroleira, potencialmente adicionando bilhões de dólares em lucro.
O Oráculo de Omaha quer a petroleira toda pra ele?
A notícia passou a alimentar especulações de que Warren Buffett estaria interessado em adquirir toda a empresa em algum momento. Isso depois de ter aumentado sua participação a preços baixos.
David Kass, professor de finanças da Robert H. Smith School of Business da Universidade de Maryland, acredita que uma aquisição no futuro é provável.
“Acho provável que Buffett compre tudo eventualmente. O limite de 50% pode ter sido definido para receber a aprovação de uma participação não controladora”, disse Kass.
“Ele claramente planeja comprar ações adicionais. Até agora, seu preço máximo de compra foi de US$ 60,37 por ação.”
O que Warren Buffett viu na Occidental Petroleum
Conhecido como o “Oráculo de Omaha”, Warren Buffet começou a comprar as ações da Occidental depois de ler o relatório anual da petroleira e ganhar confiança no crescimento e na liderança da empresa.
“O que Vicki Hollub estava dizendo não fazia nada além de sentido. E decidi que era um bom lugar para colocar o dinheiro da Berkshire”, disse Buffett sobre a CEO da Occidental durante a reunião anual da Berkshire em abril.
“Vicki estava dizendo o que a empresa passou e onde estava agora e o que planejavam fazer com o dinheiro”, acrescentou.
A Occidental tem sido a ação com melhor desempenho no S&P 500, beneficiando-se do aumento dos preços internacionais do petróleo.
A crescente aposta de Buffett na Occidental levou uma legião de pequenos investidores a seguir o exemplo. De acordo com dados, o papel é uma das ações mais buscadas por esse grupo de investidores em 2022.
*Com informações da CNBC.