Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

A “febre do ouro” está de volta

Investidores despertam para o ouro no mundo inteiro. Você já pensou em atracar parte dos seus investimentos nesse porto seguro, ainda que apenas para diversificar seu portfólio?

25 de julho de 2019
10:46 - atualizado às 9:33
Barras de ouro
Barras de ouro - Imagem: Shutterstock

Há três semanas, presenciamos uma guerra no mar e a ira não vem das baleias. No início do mês, a Marinha Real Britânica ordenou a captura, na costa de Gibraltar, de um navio iraniano que transportava petróleo para a Síria. Na última sexta-feira, a Guarda Revolucionária Iraniana tomou um navio britânico no Estreito de Ormuz — rota por onde transitam mais de um terço de todo o petróleo transportado por mar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por trás dessas duas investidas estão interesses nucleares e duras sanções econômicas dos EUA ao Irã, proibindo as exportações de petróleo daquele país em todo o mundo. Há um mês, um avião norte-americano de reconhecimento não tripulado foi derrubado por mísseis iranianos. O presidente Donald Trump confirmou e ordenou um ataque de retaliação à terra dos aiatolás, mas mudou de ideia e abortou a operação 10 minutos antes do bombardeio.

Cenas como essas carregam embriões de confrontos armados e causam grande impacto nos preços dos ativos globais. Somado a isso, atualmente temos taxas de juro embicando para zero ou em terreno negativo, moedas desvalorizadas, bancos centrais desorientados e a perspectiva de uma nova rodada de desaceleração econômica global turbinando a procura por ouro — um ativo com valor intrínseco, oferta restrita e despojado de bandeira ou ideologia.

Investidores despertam para o ouro no mundo inteiro. Você já pensou em atracar parte dos seus investimentos nesse porto seguro, ainda que apenas para diversificar seu portfólio? A Carteira Empiricus acabou de realizar um ajuste. A participação do ouro mais que dobrou — subiu a 5 por cento — e não por acaso. Há uma necessidade maior de proteção via o metal e o cenário que descrevi explica a valorização de 6,79 por cento do book de ouro em junho. Esse ganho superou todos os outros books da Carteira.

Brasil no ciclo global de corte de juro

No acumulado do ano (até julho), o book de ouro valoriza 11,42 por cento, perdendo apenas para o book de ações (42,36 por cento) e para o book de renda fixa (13,36 por cento). A posição alcançada pelo ouro ilustra bem o objetivo primordial da presença do metal no portfólio, que é proteger a Carteira Empiricus no seu todo. Lucrar com sua valorização pode ser consequência, explicam João Piccioni e Fernando Ferrer que, ao lado do CEO e estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, são os editores do Carteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os riscos globais que despertam o apetite dos investidores por ouro mundo afora parecem distantes de nós, não é mesmo? Mas é apenas impressão. O João conta que o Brasil, hoje, faz parte de um ciclo global de queda de taxas de juros. Ao contrário do que ocorria no passado longínquo, hoje o real faz parte da cesta de moedas globais.

Leia Também

A combinação de farta emissão de dinheiro — portanto ampla liquidez nos mercados globais — e taxa de juro em queda empurram os investidores para ativos considerados “reserva de valor”, como o ouro. Nessa mesma leva acabam entrando outros metais e as ações das mineradoras. Afinal, são elas que, em princípio, controlam a oferta e a demanda, acrescenta Fernando.

O ouro já provocou muito barulho no Brasil: foi por muito tempo um substituto para o dólar e só podia ser comprado e vendido no mercado paralelo.

Nas décadas de 1980 e 1990, quando o Brasil mergulhou na hiperinflação, assisti a uma corrida do ouro. É verdade que, também no quesito inflação, o país mudou da água para o vinho. Hoje, a inflação calculada em 12 meses está em 3,3 por cento. E, até por isso, o Banco Central deverá cortar a taxa Selic na semana que vem e, quem sabe, mais uma vez até o fim do ano. Depois de julho, o Copom tem agendadas reuniões para setembro, outubro e dezembro. O calendário dos oito encontros de 2020 você pode conferir aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Saída de Emergência” na crise da dívida

No Brasil, o ouro já foi muito mais que opção de investimento. O metal foi uma “saída de emergência” para o governo quando o país deu calote nos credores da dívida externa, em 1982 e 1987. O Brasil não estava sozinho nessa. Muito pelo contrário, afundou com toda a América Latina, mas sempre esteve em destaque por ter a maior dívida da região e nenhuma estabilidade de preços.

Em 1982, a crise da dívida externa, a severa regulação das operações cambiais no país e a descoberta de Serra Pelada na extensão da Serra dos Carajás, no Sudeste do Pará, tornaram o ouro o ativo de maior liquidez durante anos na Bolsa de Mercadorias & Futuros, criada em 1986. Repórter da Gazeta Mercantil na época, fiz a cobertura do primeiro pregão de Contratos de Ouro na BM&F — hoje um segmento de negócios da B3.

A mina de Serra Pelada foi oficialmente aberta em 1980 e chegou a concentrar 100 mil garimpeiros. Um ano depois, os depósitos de ouro na superfície estavam esgotados. Iniciou-se, então, a escavação. Em 1983, Serra Pelada chegou ao ápice de produção (17 toneladas de ouro). No ano seguinte, a mina foi à exaustão. Produziu apenas 3,9 toneladas.

A Caixa Econômica Federal — a gestora do FGTS a que os trabalhadores terão acesso a partir de setembro — tornou-se compradora exclusiva do ouro de Serra Pelada e o Banco Central o guardião de reservas transportadas em caixotes de madeira. Toneladas de metal misturadas a cascalho foram entesouradas nos cofres subterrâneos da sede do banco, em Brasília, onde nem o vento entra sem permissão da alta chefia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lingote de “Londres” não agrada em Nova York

Na década de 1980, toneladas dessa reserva “suja” foram transportadas para a fundição da Casa da Moeda, no Distrito de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, transformadas em lingotes de ouro que desembarcaram em Nova York como pagamento aos bancos credores da dívida externa brasileira. Embora na penúria, o governo brasileiro precisou refundir os lingotes porque eles estavam formatados para negociações em Londres. Não seguiam o padrão do mercado em Nova York.

Essa história me foi contada por um dos chefes da Casa da Moeda dez anos depois do embarque do ouro, que chegou a desestabilizar por alguns dias a cotação do metal nas Bolsas internacionais. Na visita a Santa Cruz — distante uma hora da Avenida Presidente Vargas, onde fica a sede do Banco Central no Rio — vi bancos de madeira artisticamente esculpidos por “dinastias de moedeiros” que fabricam nosso dinheiro, passaportes e vale-refeição. Ali acompanhei um exército de mulheres dedicadas a um serviço exclusivo, não compartilhado com homens: a conferência da precisão das notas assim que expulsas das máquinas de impressão em grandes lotes.

Ao construir o que para mim foi uma inesquecível reportagem, aprendi que a planta da Casa da Moeda, em Santa Cruz, fora traçada calculadamente na forma de um triângulo, que comportava a produção de notas e moedas, a empresa fornecedora de papel-segredo e a fábrica de tintas especiais. A ideia era inibir ou evitar qualquer iniciativa de interromper a provisão de papel-moeda para o Departamento do Meio Circulante do Banco Central, que também fica no Rio de Janeiro.

O Brasil passou por radicais mudanças políticas e econômicas nos últimos 40 anos. Hoje, o real está solidificado entre as moedas globais, é possível comprar dólar no sistema bancário e você também pode comprar ouro físico se quiser proteger ou diversificar sua carteira. Importante lembrar que o ouro físico traz uma despesa adicional para o seu armazenamento em uma instituição custodiante. Os fundos multimercados dedicados ao ouro são interessantes alternativas de investimento. A Carteira Empiricus sugere a exposição ao ouro via fundos multimercados. Ou ainda por meio de ETFs (que podem ser adquiridos via corretoras internacionais). Quer saber como investir em ouro na prática? Baixe nosso eBook gratuito agora e descubra a melhor forma de ganhar dinheiro com essa aplicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem, o João e o Fernando realizaram uma transmissão ao vivo para os assinantes do Carteira, na qual expuseram a tese do maior gestor de hedge funds do mundo, Ray Dalio, que acredita que haverá uma mudança de paradigmas no mercado e que o ouro voltará a ficar em evidência. Além disso, os editores do Carteira Empiricus explicaram quais são os principais veículos para se expor ao ativo e suas características.

Nesta quinta-feira não faltam informações que podem mexer com os mercados. A atenção dos investidores globais estará voltada para a decisão do Banco Central Europeu (BCE), que manteve juros inalterados (-0,40 por cento para depósito e zero por cento para operações de refinanciamento), informou que os juros ficarão “nos níveis presentes ou mais baixos” até ao menos meados de 2020 e ainda sinalizou novas recompras de ativos em mercado.

Ainda lá fora, gigantes como Amazon, Alphabet e Intel divulgam balanços trimestrais.

Por aqui, o foco estará no balanço do mercado de trabalho, em junho, a ser apresentado pelo Caged, no relatório da dívida pública publicado pelo Tesouro, na repercussão das regras para a liberação do FGTS anunciadas ontem e nos resultados trimestrais das empresas “blue chips” — entre elas, Bradesco e Ambev.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Bolsa inicia sua jornada em alta de 0,5 por cento. O dólar cai a 3,75 reais. Os juros, por ora, operam entre estabilidade e leves baixas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
QUEM QUER UM IMÓVEL?

Crédito imobiliário deve aumentar em 15% ainda em 2026, segundo o Bradesco BBI — e o motivo não é só a queda dos juros

8 de abril de 2026 - 17:22

Em 2025, o crédito imobiliário no Brasil somou aproximadamente R$ 324 bilhões em originações, segundo dados apresentados pelo banco

APOSTA NO BRASIL

Fundo Verde, de Stuhlberger, aumenta aposta na bolsa brasileira e alerta: energia cara deve persistir mesmo após fim da guerra

8 de abril de 2026 - 15:02

Fundo teve leve alta em março e acumula ganhos acima do CDI em 2026, com estratégia focada no Brasil e proteção contra inflação

O GUARDIÃO DAS IAS

Anthropic exposed: Após vazamento de dados do Claude, criadora deixa Apple, Amazon e outras empresas testarem inteligência artificial para prevenir ataques

8 de abril de 2026 - 12:00

Para Anthropic, há uma nova preocupação além dos erros humanos: a vulnerabilidade dos sistemas contra ataques cibernéticos

DESENCANTOU

Lotofácil 3655 tem mais de 40 ganhadores, mas só dois levam prêmio milionário; Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 20 milhões

8 de abril de 2026 - 6:58

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 7 de abril. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 34 milhões hoje.

ZONA DE RISCO

Nouriel Roubini decreta: Trump não tem saída além de escalar a guerra — e manda um recado ao Brasil

7 de abril de 2026 - 19:55

Durante evento do Bradesco BBI, o economista afirmou que vê conflito caminhando para intensificação e alertou para os efeitos no petróleo e nos mercados

OPORTUNIDADES GLOBAIS

Multimercados tiveram que dar ‘cavalo de pau’ na estratégia por causa da guerra e agora estão olhando para essas três teses de investimento

7 de abril de 2026 - 19:30

Genoa, Kapitalo e Ibiuna participaram de evento do Bradesco BBI e falaram sobre a dificuldade de leitura no cenário volátil atual

O MULTIVERSO DE SAM

De ‘humanos gastam muita energia para serem treinados’ a apoio à escala de trabalho 4×3: entenda a opinião de Sam Altman, CEO da OpenAi, sobre o avanço da inteligência artificial

7 de abril de 2026 - 16:02

Sam Altman, CEO da OpenAI, publicar artigo sobre o avanço da inteligência artificial e suas consequências para os seres humanos

RISCO E EMOÇÃO?

Selic a 14,75% ao ano pesa, mas pesquisa revela que há um outro vilão mudando o perfil de endividamento dos brasileiros

7 de abril de 2026 - 10:59

A explosão das apostas online já pesa mais que os juros no bolso do brasileiro e acende um alerta sobre uma nova crise financeira

POR CAUSA DE R$ 3,00

Ganhador da Lotomania 2908 comete erro ‘imperdoável’ e joga R$ 13 milhões no lixo; Lotofácil 3654 acumula e Mega-Sena 2993 tem rival à altura hoje

7 de abril de 2026 - 7:11

Uma pessoa errou todos os números na Lotomania e ainda assim vai embolsar mais de R$ 200 mil, mas cometeu um erro ainda maior na visão de quem entende da modalidade.

ALÍVIO NO BOLSO

Diesel mais barato? Governo amplia subsídios para conter impacto da guerra; gás de cozinha também terá redução

6 de abril de 2026 - 18:30

Redução no diesel pode passar de R$ 2,60 por litro, mas repasse ao consumidor ainda depende dos estados e das distribuidoras

BC SOB PRESSÃO

Guerra pode travar cortes na Selic? A resposta de Galípolo diante das tensões geopolíticas que não chegam ao fim

6 de abril de 2026 - 17:30

Com conflito entre EUA, Israel e Irã aparentemente longe de terminar, o presidente do BC vê cenário mais incerto; enquanto isso, inflação sobe nas projeções e espaço para queda dos juros diminui

LEILÕES

Caixa Econômica Federal promove leilão que conta com imóvel com lance inicial é de apenas R$ 37 mil

6 de abril de 2026 - 15:14

Estarão disponíveis no leilão da Caixa mais de 500 casas, apartamentos ou terrenos em todo o Brasil; veja como participar

PIKACHU QUE VALE MAIS QUE OURO

Venda de carta de Pokémon junto com colar de diamantes alcança US$ 16,5 milhões, mas não por causa da joia

6 de abril de 2026 - 11:45

Cartinha de Pokémon entra para a história após ser vendida por milhões pelo influenciador norte-americano Logan Paul

VEJA AS PROJEÇÕES

Onde vão parar inflação, Selic, PIB e dólar com a guerra no Irã? Economistas ajustam projeções mais uma vez; veja detalhes do Focus

6 de abril de 2026 - 10:02

Pressionadas pela disparada do petróleo em meio à guerra no Oriente Médio, as expectativas de inflação voltaram a subir no Brasil, enquanto o mercado segue atento aos possíveis efeitos sobre os juros no país e no exterior

RECUPERANDO POSIÇÕES

Mega-Sena retorna ao pódio das loterias com maiores prêmios na semana, mas ainda não chega nem à metade do valor da +Milionária

6 de abril de 2026 - 7:18

Mega-Sena entrou acumulada em abril e recuperou posições no ranking de maiores prêmios estimados para as loterias da Caixa. Com R$ 13 milhões em jogo, Lotomania é o destaque desta segunda-feira (6).

TEMAS QUE BOMBARAM

Porto seguro do Tesouro Selic, fim da linha no Itaú e a corrida pelos milhões das loterias: as mais lidas da semana no Seu Dinheiro

5 de abril de 2026 - 16:32

Os leitores concentraram sua atenção em temas que impactam diretamente o bolso — seja na proteção do patrimônio, nas decisões de grandes empresas ou na chance de transformar a vida com um bilhete premiado

DATAS IMPORTANTES

Agenda da economia no Brasil: inflação e balança comercial movimentam os mercados nesta semana; veja detalhes

5 de abril de 2026 - 13:02

Indicadores ajudam a calibrar as expectativas do mercado para os próximos meses e influenciam decisões sobre juros, investimentos e consumo

NÃO DECEPCIONARAM

Não foi só a Dupla de Páscoa: Lotofácil 3653 e Dia de Sorte 1197 também fazem novos milionários; Mega-Sena sai com repetição rara e +Milionária tem bola na trave impressionante

5 de abril de 2026 - 8:41

Lotofácil fez 3 novos milionários na noite da Dupla de Páscoa, mas apostador teimoso da Dia de Sorte terá direito a um prêmio ligeiramente superior.

CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

Quem veio primeiro: o coelho ou ovo de Páscoa? A origem das tradições é mais antiga do que parece

5 de abril de 2026 - 7:31

Muito antes do chocolate, ovos e coelhos já eram símbolos de fertilidade e renovação — e têm raízes que vão além da tradição cristã

COMO ERA DE SE ESPERAR

Dupla de Páscoa 2026 tem 53 ganhadores, mas apenas três ficam milionários com o prêmio

4 de abril de 2026 - 23:57

Dupla de Páscoa de 2026 premiou quatro bilhetes na faixa principal e ainda fez um milionário no segundo sorteio

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia