Menu
2019-05-25T13:19:46-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Pague pelo celular

Após avanço do Itaú, Mercado Pago amplia parcerias com lojas para pagamentos instantâneos

Empresa do site Mercado Livre fecha parceria com redes de farmácia e de alimentos para aceitar pagamentos pelo sistema de “QR Code”, que agora entrou na mira do Itaú

25 de maio de 2019
13:19
Mercado Pago QR Code
Imagem: Divulgação

Depois do anúncio da entrada do Itaú Unibanco no promissor mercado de pagamentos instantâneos, as empresas que já atuam nesse ramo aceleraram seus planos. O Mercado Pago, empresa de meios de pagamento do site de comércio eletrônico Mercado Livre, ampliou as parcerias com estabelecimentos comerciais para o seu sistema.

O pagamento instantâneo é realizado por meio do "QR Code" - aquele "quadradinho" que pode ser lido por aplicativos de telefones celulares que possuem cartões cadastrados.

Entre os varejistas que passarão a aceitar o pagamento pelo aplicativo do Mercado Pago estão as farmácias Droga Raia e Drogasil e as redes de alimentação Spoleto, Rei do Mate, Nutty Bavarian, Café do Ponto e Casa Pilão.

A implementação começa pela Grande São Paulo e, no total, a plataforma deve receber três mil novos estabelecimentos credenciados até o final de junho, segundo informou a empresa em um comunicado.

O Mercado Pago é a grande aposta do Mercado Livre para crescer além das transações realizadas dentro do site. A empresa de tecnologia financeira (fintech) que nasceu para resolver os problemas de pagamento nas compras realizadas pela internet, hoje já realiza mais operações fora do site da empresa.

Se você quiser saber mais sobre a estratégia do Mercado Livre para a sua empresa de pagamentos, leia esta entrevista que eu fiz com Túlio Oliveira, diretor responsável pelo Mercado Pago.

As empresas que atuam nesse segmento têm motivos para acelerar as parcerias com os varejistas, já que o lançamento do "iti", como foi batizada a plataforma de pagamentos instantâneos do Itaú, está previsto para o terceiro trimestre deste ano.

No ano passado, a Cielo, empresa de maquininhas de cartão controlada por Banco do Brasil e Bradesco, também anunciou a possibilidade de pagamento via QR Code.

Quais as vantagens?

Além da praticidade para o consumidor fazer suas compras usando apenas o celular, sem precisar passar o cartão na maquininha, o pagamento instantâneo via QR Code promete reduzir os custos de transação e permite aos lojistas o recebimento das vendas na hora. Nas maquininhas de cartão isso também se tornou possível, mas com a cobrança de taxas elevadas das empresas na maioria dos casos.

O Banco Central não só aprova essa disputa como quer estimular os pagamentos instantâneos por meio de uma regulação que está no forno. A ideia é permitir a troca de informação entre os diferentes sistemas, em um esquema 24 x 7.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Foco de Biden é a aprovação do pacote de US$ 1,9 trilhão, diz Casa Branca

O texto foi avalizado pela Câmara dos Representantes no fim de semana e ainda precisa ser analisado pelo Senado.

Casamento do ano?

Além de criar uma gigante, analistas apostam que fusão de Hapvida e Intermédica pode revolucionar setor; ações disparam

Na visão dos analistas, as companhias não devem encontrar grandes dificuldades para a aprovação da operação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com o ponto mais crítico sendo possivelmente Minas Gerais, onde as companhias possuem cerca de 16% do mercado.

Esforço bilionário

Renault anuncia investimento de R$ 1,1 bi no Brasil

A empresa informa, contudo, que um novo ciclo de investimentos dependerá da melhoria da competitividade do País.

Dança das cadeiras

Bradesco anuncia mudanças na executiva e cita desafios concorrenciais e da covid

A vice-presidência com foco nos clientes vai abrigar o cargo de Chief Customer Officer (CCO).

PODCAST TELA AZUL

Tela Azul #21: Um fundo de investimentos focado em games!

Na edição desta semana do Tela Azul, recebemos o Rodrigo Knudsen, gestor do fundo Vitreo Tech Games.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies