Menu
2019-05-25T13:19:46-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Pague pelo celular

Após avanço do Itaú, Mercado Pago amplia parcerias com lojas para pagamentos instantâneos

Empresa do site Mercado Livre fecha parceria com redes de farmácia e de alimentos para aceitar pagamentos pelo sistema de “QR Code”, que agora entrou na mira do Itaú

25 de maio de 2019
13:19
Mercado Pago QR Code
Imagem: Divulgação

Depois do anúncio da entrada do Itaú Unibanco no promissor mercado de pagamentos instantâneos, as empresas que já atuam nesse ramo aceleraram seus planos. O Mercado Pago, empresa de meios de pagamento do site de comércio eletrônico Mercado Livre, ampliou as parcerias com estabelecimentos comerciais para o seu sistema.

O pagamento instantâneo é realizado por meio do "QR Code" - aquele "quadradinho" que pode ser lido por aplicativos de telefones celulares que possuem cartões cadastrados.

Entre os varejistas que passarão a aceitar o pagamento pelo aplicativo do Mercado Pago estão as farmácias Droga Raia e Drogasil e as redes de alimentação Spoleto, Rei do Mate, Nutty Bavarian, Café do Ponto e Casa Pilão.

A implementação começa pela Grande São Paulo e, no total, a plataforma deve receber três mil novos estabelecimentos credenciados até o final de junho, segundo informou a empresa em um comunicado.

O Mercado Pago é a grande aposta do Mercado Livre para crescer além das transações realizadas dentro do site. A empresa de tecnologia financeira (fintech) que nasceu para resolver os problemas de pagamento nas compras realizadas pela internet, hoje já realiza mais operações fora do site da empresa.

Se você quiser saber mais sobre a estratégia do Mercado Livre para a sua empresa de pagamentos, leia esta entrevista que eu fiz com Túlio Oliveira, diretor responsável pelo Mercado Pago.

As empresas que atuam nesse segmento têm motivos para acelerar as parcerias com os varejistas, já que o lançamento do "iti", como foi batizada a plataforma de pagamentos instantâneos do Itaú, está previsto para o terceiro trimestre deste ano.

No ano passado, a Cielo, empresa de maquininhas de cartão controlada por Banco do Brasil e Bradesco, também anunciou a possibilidade de pagamento via QR Code.

Quais as vantagens?

Além da praticidade para o consumidor fazer suas compras usando apenas o celular, sem precisar passar o cartão na maquininha, o pagamento instantâneo via QR Code promete reduzir os custos de transação e permite aos lojistas o recebimento das vendas na hora. Nas maquininhas de cartão isso também se tornou possível, mas com a cobrança de taxas elevadas das empresas na maioria dos casos.

O Banco Central não só aprova essa disputa como quer estimular os pagamentos instantâneos por meio de uma regulação que está no forno. A ideia é permitir a troca de informação entre os diferentes sistemas, em um esquema 24 x 7.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

12 notícias para começar o dia bem informado

Dei um pulinho em Curitiba no fim de semana para passar o Dia dos Pais com o seu Gazzoni. No almoço, comentamos sobre o aeroporto vazio e a quantidade de lojas fechadas. Então, a minha tia perguntou: “Marina, por que a bolsa está subindo se estamos em crise?”. O descompasso entre PIB e bolsa sempre […]

controvérsia

Rússia anuncia vacina contra covid-19, mas decisão é questionada por especialistas

País espera poder iniciar a aplicação em massa, mesmo que estejam ocorrendo ainda testes clínicos para comprovar a segurança da vacina

tarifas e justiça

Trump ameaça retaliar Brasil por causa do etanol

Atualmente, há isenção para importação de até 750 milhões de litros de etanol dos EUA por ano, mas a partir daí a tarifa é de 20%

em reunião do corte

Em ata, Copom indica cautela na análise de novos cortes de juros

Documento mostra que o BC monitora risco da elevada ociosidade da economia produzir inflação abaixo da esperada, ao mesmo tempo que se preocupa com trajetória fiscal

investimento

Bradesco cria ‘ranking ambiental’ de empresas

Ao longo deste semestre, a gestora está se estruturando para fazer a classificação das empresas, que receberão notas de zero a 100

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements