Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-04-04T13:46:24-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Fazendo a América

No Facebook, Bolsonaro fala sobre relações com os EUA e com a China

O presidente falou em aproximar o Brasil de todo o mundo, que os EUA podem ser um grande parceiro, mas que a China é “o nosso grande parceiro comercial”

14 de março de 2019
19:26 - atualizado às 13:46
Bolsonaro Ernesto Araújo e Mandetta LIVE
Chanceler Ernesto Araújo, Jair Bolsonaro, e ministro da Saúde, Henrique Mandetta, em live no "Facebook". - Imagem: Print Facebook

Em live no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro falou de sua viagem aos Estados Unidos, onde encontrará o presidente Donald Trump, no início da próxima semana. Em tom conciliador, falou em aproximar o Brasil do mundo todo e também disse não só que irá à China no segundo semestre, mas que o país segue como nosso maior parceiro comercial.

"Como sempre disse na pré-campanha e na campanha, queremos nos aproximar do mundo todo. Os Estados Unidos podem ser com toda certeza um grande parceiro. O nosso grande parceiro econômico é China, em segundo lugar os Estados Unidos"

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também participou da live e classificou a visita aos EUA como a “retomada de uma parceria natural” que foi negligenciada nos últimos tempos pelo simples fato de os EUA serem os EUA.

Segundo Araújo, os EUA podem voltar a ser um parceiro essencial, “mas sem exclusão de outras grandes parcerias”.

A China chegou a ser duramente criticada por Bolsonaro no período de campanha. Mas, depois de eleito, Bolsonaro mudou esse discurso.

O chanceler destacou que será fechado um novo acordo de salvaguardas tecnológicas com os americanos visando, entre outras coisas, a utilização da base militar de Alcântara (MA) para o lançamento de satélites.

Segundo Bolsonaro, desde o governo Lula o país tenta esse acordo que nunca saiu "mais por questão ideológica do que técnica". Para o presidente, estamos perdendo dinheiro há muito tempo e a ideia é transformar a região para que “traga lucro para todos nós”.

Sem entrar em detalhes, Araújo também falou que serão tratados temas envolvendo energia, segurança, defesa, biodiversidade e agricultura.

Também em pauta “a defesa da democracia na nossa região”, especialmente na Venezuela.

Depois da viagem aos EUA, o presidente vai ao Chile e também a Israel.

Outros temas

Bolsonaro abriu a live prestando novas condolências aos familiares das crianças mortas ontem em um colégio em Suzano (SP). Segundo o presidente, o Brasil está de luto com essa barbaridade.

O presidente também comentou a edição de medida que eliminou 21 mil cargos comissionados, funções e gratificações, gerando economia prevista de R$ 200 milhões. Segundo Bolsonaro, "dá para fazer economia sim" é possível avançar mais "nessa questão".

Ele também falou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, estará em São Paulo, nesta sexta-feira, acompanhando o leilão de concessão de 12 aeroportos. Segundo Bolsonaro, a ideia é tirar "esse peso" do Estado e onde "o Estado está, dificilmente as coisas dão certo".

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, também participou e falou sobre a antecipação da campanha de vacinação contra gripe no Amazonas.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

De volta ao jogo

Como ficam os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 6,25%

Renda fixa “voltou ao jogo”, mas ainda não dá para ficar rico. Veja como fica o retorno das aplicações conservadoras agora que o Banco Central elevou a Selic mais uma vez

entrevista

BC briga para recuperar a credibilidade e poderia ter acelerado alta da Selic, diz economista-chefe da gestora Garde

Para Daniel Weeks, BC passou mais tempo do que o necessário com a sinalização de que manteria taxa de juros muito baixas; ele avalia que aumento poderia ter sido de 1,25 ponto e que discussão sobre fim do ciclo de ajustes ainda não acabou

Seu Dinheiro na sua noite

Seguindo a rota planejada

Decisão da Selic pelo Copom, juros nos Estados Unidos, dólar em alta e muitas outras notícias que mexeram com o mercado hoje

Vai mudar

Ultrapar (UGPA3): Marcos Lutz, ex-presidente da Cosan, assumirá como CEO em janeiro de 2022

Lutz já era membro do conselho de administração da Ultrapar (UGPA3) e, após o período como CEO, deve virar presidente do colegiado

Bota para subir

Após nova alta da Selic, FMI apoia aperto monetário adotado pelo Banco Central para combater inflação

Os diretores do órgão também aprovam o compromisso do BC intervenções limitadas para conter condições desordenadas de mercado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies