Menu
Luciana Seabra
Advogada do Investidor
Luciana Seabra
É CFP®, especialista em fundos de investimento e sócia da Empiricus
2019-05-08T18:26:32-03:00
Advogada do investidor

Mande seu filho para Estocolmo

Precisamos falar sobre o tipo de investimento que você está planejando e executando para o seu filho no futuro

8 de maio de 2019
18:26
Dinheiro e criança
Você deve ter um plano traçado para os investimentos dos pequenos - Imagem: Shutterstock

Eu tenho uma frustração: não ter morado uma temporada fora do país. Sempre quis ser fluente em outra língua, conhecer gente crescida em uma cultura completamente diferente e vivê-la como uma nativa.

Tive uma oportunidade concreta aos 18 anos: a universidade em que eu estudava fez uma parceria com outra, em Estocolmo, e eu poderia trocar de vida por seis meses com um cidadão... como se diz, estocolmês?

Eu preenchi a papelada, fui aprovada na seleção, tudo certo. Precisaria, entretanto, me sustentar lá. Você deve imaginar que Estocolmo não é propriamente um dos destinos mais baratos do mundo. À época, arcar com as parcelas do nosso apartamento, pagar três escolas particulares e garantir o Fandangos de cada dia já era um malabarismo sem-fim para os meus pais.

Pedi uma estimativa de gastos diários para uma brasileira que já participava do programa em Estocolmo. Olhei para os valores e, confesso, nem tive coragem de levar a proposta para casa. Eu sabia que era inviável.

Eu sou eternamente grata por tudo que meus pais me proporcionaram e não quero desperdiçar seu tempo com mimimi. Eu, obviamente, sobrevivi sem Estocolmo e estou muito bem, obrigada. Eu poderia ir morar um tempo lá hoje? Sim, mas passou, sabe?

Quanto vale uma experiência no exterior na juventude? Quantas portas escancara? Quanto abre a mente?

Eu não tenho filhos ainda, mas já tenho um plano traçado para quanto estiver pronta para trazer um pirralho ao mundo: um investimento mensal para ele. Será pouco, não quero que o pequeno ou a pequena Seabra ache que está tudo ganho, que é só colocar as pernas para o ar que a mamãe tudo paga.

Esse investimento não será a aposentadoria dele ou o dinheiro para montar um escritório com cadeira metida ou algo para aprender a ser ganancioso vendo como dinheiro produz mais dinheiro... nada disso. Ao patrimônio acumulado estará vinculada uma regra, apresentada em caligrafia bonita em um cartão de parabéns pelos 18 anos (sou das antigas): “Use para realizar um sonho”.

Está aqui registrado. Pode me cobrar, pequeno Seabra.

E por que estou contando isso pra você hoje? Porque uma das perguntas que mais chegam a meu e-mail é como investir dinheiro para os filhos. Regra número 1, respondo sempre: poupança jamais. O retorno é pífio. E talvez o sonho do seu filho seja ambicioso como o meu.

Hoje eu estou muito feliz em poder dizer que tenho o plano perfeito para você — por tempo limitado. Chama-se FoF SuperPrevidência, a gestora é a Vitreo, a seguradora é a Icatu, e você só vai precisar programar um débito automático de 100 reais por mês na sua conta.

O que é exatamente isso? Um mexido, uma mistura, uma composição, como quiser, dos melhores fundos disponíveis no mercado de previdência em um único produto. Na composição, você encontra algumas das maiores gestoras do Brasil.

Previdência no Brasil não é horrível? A maior parte sim, concordo — mais de 90 por cento investem somente em renda fixa e têm taxas altíssimas. Qualquer livro minimamente bom de finanças vai te ensinar que, para o longo prazo, a diversificação é o melhor caminho para conseguir bons retornos com risco controlado.

Com um portfólio de qualidade e os benefícios tributários da previdência — como chegar a 10 por cento de imposto depois de dez anos, só para citar um — seu filho e sua filha vão longe.

Mas atenção: é preciso contratar até o fim de maio e no nome do menor de idade! Para os adultos, permanece o mínimo de sempre: 1.000 reais por mês.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

SE PROTEJA

Títulos de renda fixa atrelados ao IPCA viram opção

Alta da inflação em outubro faz investidores e gestores avaliarem novas formas de proteção de patrimônio

SELEÇÃO DE NOTÍCIAS

BDR, bitcoin, shopping: o melhor do Seu Dinheiro na semana

O fim de semana chegou com uma notícia bastante esperada pelos investidores: a volta do Ibovespa ao patamar de 100 mil pontos. O principal índice da B3 foi impulsionado esta semana por dois acontecimentos. O primeiro deles foi o alívio das preocupações em torno do risco fiscal brasileiro, com políticos e governo demonstrando compromisso com a manutenção do teto de gastos. Outro tema foi a esperança de aprovação de um pacote de estímulos […]

TRIBUTAÇÃO

É ilegal tributar doação fora do país, diz Toffoli

Ministro votou pela inconstitucionalidade da cobrança de ITCMD quando patrimônio herdado ou doado está no exterior

Prévia do terceiro trimestre

Grandes bancos começam a olhar crise pelo retrovisor, mas com lucro ainda em queda

Lucro combinado de Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander deve aumentar em relação ao trimestre anterior, mas ainda ficará bem abaixo dos patamares de 2019

Coluna do Mioto

Vinte conselhos não óbvios de carreira

Estes são conselhos de carreira para jovens profissionais que tenham a ambição de serem promovidos e terem relevância dentro das suas empresas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies