Menu
Luciana Seabra
Advogada do Investidor
Luciana Seabra
É CFP®, especialista em fundos de investimento e sócia da Empiricus
2019-05-08T18:26:32-03:00
Advogada do investidor

Mande seu filho para Estocolmo

Precisamos falar sobre o tipo de investimento que você está planejando e executando para o seu filho no futuro

8 de maio de 2019
18:26
Dinheiro e criança
Você deve ter um plano traçado para os investimentos dos pequenos - Imagem: Shutterstock

Eu tenho uma frustração: não ter morado uma temporada fora do país. Sempre quis ser fluente em outra língua, conhecer gente crescida em uma cultura completamente diferente e vivê-la como uma nativa.

Tive uma oportunidade concreta aos 18 anos: a universidade em que eu estudava fez uma parceria com outra, em Estocolmo, e eu poderia trocar de vida por seis meses com um cidadão... como se diz, estocolmês?

Eu preenchi a papelada, fui aprovada na seleção, tudo certo. Precisaria, entretanto, me sustentar lá. Você deve imaginar que Estocolmo não é propriamente um dos destinos mais baratos do mundo. À época, arcar com as parcelas do nosso apartamento, pagar três escolas particulares e garantir o Fandangos de cada dia já era um malabarismo sem-fim para os meus pais.

Pedi uma estimativa de gastos diários para uma brasileira que já participava do programa em Estocolmo. Olhei para os valores e, confesso, nem tive coragem de levar a proposta para casa. Eu sabia que era inviável.

Eu sou eternamente grata por tudo que meus pais me proporcionaram e não quero desperdiçar seu tempo com mimimi. Eu, obviamente, sobrevivi sem Estocolmo e estou muito bem, obrigada. Eu poderia ir morar um tempo lá hoje? Sim, mas passou, sabe?

Quanto vale uma experiência no exterior na juventude? Quantas portas escancara? Quanto abre a mente?

Eu não tenho filhos ainda, mas já tenho um plano traçado para quanto estiver pronta para trazer um pirralho ao mundo: um investimento mensal para ele. Será pouco, não quero que o pequeno ou a pequena Seabra ache que está tudo ganho, que é só colocar as pernas para o ar que a mamãe tudo paga.

Esse investimento não será a aposentadoria dele ou o dinheiro para montar um escritório com cadeira metida ou algo para aprender a ser ganancioso vendo como dinheiro produz mais dinheiro... nada disso. Ao patrimônio acumulado estará vinculada uma regra, apresentada em caligrafia bonita em um cartão de parabéns pelos 18 anos (sou das antigas): “Use para realizar um sonho”.

Está aqui registrado. Pode me cobrar, pequeno Seabra.

E por que estou contando isso pra você hoje? Porque uma das perguntas que mais chegam a meu e-mail é como investir dinheiro para os filhos. Regra número 1, respondo sempre: poupança jamais. O retorno é pífio. E talvez o sonho do seu filho seja ambicioso como o meu.

Hoje eu estou muito feliz em poder dizer que tenho o plano perfeito para você — por tempo limitado. Chama-se FoF SuperPrevidência, a gestora é a Vitreo, a seguradora é a Icatu, e você só vai precisar programar um débito automático de 100 reais por mês na sua conta.

O que é exatamente isso? Um mexido, uma mistura, uma composição, como quiser, dos melhores fundos disponíveis no mercado de previdência em um único produto. Na composição, você encontra algumas das maiores gestoras do Brasil.

Previdência no Brasil não é horrível? A maior parte sim, concordo — mais de 90 por cento investem somente em renda fixa e têm taxas altíssimas. Qualquer livro minimamente bom de finanças vai te ensinar que, para o longo prazo, a diversificação é o melhor caminho para conseguir bons retornos com risco controlado.

Com um portfólio de qualidade e os benefícios tributários da previdência — como chegar a 10 por cento de imposto depois de dez anos, só para citar um — seu filho e sua filha vão longe.

Mas atenção: é preciso contratar até o fim de maio e no nome do menor de idade! Para os adultos, permanece o mínimo de sempre: 1.000 reais por mês.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

O melhor do Seu Dinheiro

Lições de investimentos do Professor Polvo, balanços e outros destaques do dia

O cineasta Craig Foster teve uma ideia inusitada. Mergulhar todos os dias para acompanhar a vida de um polvo em uma floresta aquática de algas no litoral da África do Sul. Você pode conferir o resultado dessa aproximação que rendeu uma comovente “amizade” no documentário Professor Polvo, o vencedor do Oscar deste ano, que está disponível […]

Payroll

Payroll indica emprego mais fraco que o esperado nos EUA e reduz pressão por alta de juros

O relatório de emprego (payroll) mostrou a geração de 266 mil novos postos de trabalho em abril, bem abaixo da expectativa de 1 milhão do mercado

NA CARA DO GOL

Ibovespa tem nova chance de voltar aos 120 mil pontos; será que agora vai?

Enquanto agenda de balanços perde força, investidores voltam suas atenções para o payroll, o IGP-DI e as vendas no varejo

IR 2021

Imposto de Renda: Qual CNPJ informar para declaração de fundos imobiliários?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro

pandemia

Covid-19: Brasil tem mais de 15 milhões de casos acumulados

Total de vidas perdidas para a pandemia subiu para 416.949, segundo o Ministério da Saúde

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies