Menu
Victória Mantoan
Clube do livro
Victória Mantoan
É jornalista e especialista em conteúdo da Empiricus
2019-05-03T17:27:26-03:00
Clube do Livro

Duas grandes lições do mercado que fugiram das livrarias

O que faz um livro continuar a ser comercializado ou entrar para o grupo dos esgotados?

4 de maio de 2019
6:05 - atualizado às 17:27

Razões de natureza mercadológicas ou relativas a contratos de publicação são algumas das que a Companhia das Letras, uma das principais editoras brasileiras, cita para explicar por que alguns títulos não seguem disponíveis por meio de reimpressões.

Nada disso indica, ao menos não necessariamente, a qualidade de uma obra. Um leitor que goste de uma boa história com lições relevantes sobre o mercado conta com livros que o fariam passar uma tarde de garimpo em sebos brasileiros.

Proponho aqui, então, uma busca por dois livros usados, que carregam em comum também o seu gênero: são biografias de grandes investidores que inspiram, ainda hoje, estratégias de investimento bem-sucedidas.

Escolha o primeiro para ler e corra para o sebo mais próximo.

A bola de neve: Warren Buffett e o negócio da vida

Livro "A bola de neve Buffett"

Poucas pessoas têm a capacidade de reunir em um único livro tantas características boas. Alice Schroeder pegou uma trajetória brilhante e conseguiu transformar em um livro de qualidade literária inquestionável. Se Buffett não fosse tão conhecido, a obra passaria por um romance sem nenhuma dificuldade.

Sem cair no clichê de simplesmente reproduzir as principais falas do megainvestidor, a autora faz com que quem se aventure pelas mais de 1300 páginas de mergulho na vida de Warren Buffett entenda alguns dos conceitos e armadilhas que o ajudaram a construir seu patrimônio bilionário sem deixar de ser uma figura carismática.

A dinâmica dos encontros "de elefantes", a rotina da vida de Buffett em família e até a história de seus antepassados que, minha alma historiadora não poderia deixar de notar, diz muito sobre a história dos Estados Unidos...

Tudo está ali. Schroeder conseguiu transformar uma grande figura pública em alguém excepcionalmente humano.

George Soros – Definitivo

Livro George Soros Slater

"O investidor mais influente do mundo" parece ter chegado lá quase que por acidente. Começou sua trajetória sem dinheiro, essencialmente sozinho, sem nota de destaque por seus ídolos e sem notas boas o suficiente para seguir a vida acadêmica como um filósofo e professor universitário – seu sonho.

Hoje uma figura bastante polêmica, Soros conquistou a carreira no mercado financeiro e tornou-se referência em parte porque precisava ganhar dinheiro.

Mas um dos grandes charmes de sua história, captado com maestria por Robert Slater, está em como suas ideias no campo da filosofia fizeram dele um grande estrategista na gestão de investimentos.

Conhecer de perto a teoria da reflexividade e como ela aparece em diferentes discussões de dia a dia sobre aumentar ou não a posição e uma ou outra ação é o tipo de coisa que faz o leitor seguir página por página sem querer pausar a leitura.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

Banco Central monta centro para acelerar a criação de fintechs

Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) apoia startups financeiras a desenvolverem projetos ao lado de técnicos que elaboram as normas regulatórias do mercado brasileiro.

Funcionários da Petrobras

FNP diz que todas as plataformas do litoral paulista aderiram à greve dos petroleiros

Petrobras diz que não está havendo redução da produção por conta do movimento, mas coordenador da Federação Nacional dos Petroleiros diz que estatal “mente”.

Sucessão

Herdeiros do agronegócio aliam tradição a avanço tecnológico

Nova geração de empresários do campo estão assumindo os negócios da família e ganhando influência no meio do agronegócio; conheça algumas histórias

Entrevista

Para Deutsche Bank, política ambiental de Bolsonaro prejudica investimento estrangeiro no país

Para Deepak Puri, diretor da área de Wealth Management nas Américas do Deutsche Bank, mesmo assim Brasil deve registrar uma recuperação mais forte neste ano.

Ganhando terreno

Carrefour anuncia aquisição de 30 lojas do Makro por R$ 1,95 bilhão

O plano da varejista é converter as bandeiras das unidades para Atacadão dentro de até um ano após fechar a transação

AS LIÇÕES 'FIRE' DO BILIONÁRIO

O que você perguntaria a Warren Buffett?

Aos 89, o mago de Omaha tem muito a ensinar a quem procura dar um gás nos seus investimentos em busca da sua aposentadoria precoce

Risco de lascas de vidro

Heineken anuncia recall voluntário de lotes de long neck com problemas na garrafa

A empresa identificou alteração na embalagem que pode levar lasca de vidro a ser aberta

Após imbróglio com os russos

Fertilizantes Heringer homologa plano de recuperação judicial

Segundo Fato Relevante divulgado ontem pela companhia, o plano foi homologado pelo juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Paulínia

Impostos

Decreto para zerar tributo em querosene de aviação sai neste ano, diz Secretário

O governo vai editar um decreto para zerar, a partir de 2021, a incidência de PIS/Cofins sobre o combustível utilizado em aeronaves.

Entrevista

‘A grande vacina é a continuidade das reformas’, diz Ana Paula Vescovi, economista do Santander

Banco revisou para baixo previsão de crescimento para 2020, após indicadores fracos.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu