Aconselhar ou ser aconselhado é talvez uma das missões mais difíceis de se cumprir no mundo dos investimentos. Afinal de contas, estamos falando do dinheiro alheio e as expectativas e cada pessoa podem ser muito diferentes. É justamente por causa dessa diversidade de caminhos que o mercado financeiro oferece que você deve ter atenção redobrada na hora de buscar um consultor financeiro.
Embora a principal dica seja sempre procurar profissionais com certificações e credenciais, há muito mais nesse tipo de relacionamento do que um documento oficial. A estratégia é sempre um fator de atenção e o profissional deve estar alinhado aos seus objetivos. Só assim ele conseguirá reproduzir suas demandas e seu estilo de investir.
O site Business Insider preparou um guia rápido que você deve seguir para encontrar o consultor financeiro ideal ao seu perfil de investimento. Confira.
Faça entrevistas com os candidatos
Consultores financeiros na maioria das vezes têm acesso a todas as informações financeiras do cliente. Pensando nessa condição, é essencial que você conheça e confie no trabalho de quem for contratar, e esse processo inclui desde pesquisas de mercado até entrevistas presenciais com os candidatos.
Atente-se ao preço
Conselhos profissionais são muito bons, mas sempre têm um preço. Os serviços de planejadores financeiros muitas vezes podem sair caro, e se o preço não estiver alinhado com os seus requisitos, isso pode (e deve) ser um diferencial. A dica é sempre verificar se o retorno que você terá com o aconselhamento vai ser proporcional aos custos.
Procure saber o estilo de investimento
Cada investidor, seja ele iniciante ou profissional, tem um estilo próprio de aplicar. Um bom planejador financeiro é aquele que, independentemente de seu próprio perfil, consegue se adaptar às demandas de cada cliente. Outra dica é buscar perfis profissionais que combinem com o seu: não mude seu estilo para se adequar ao seu planejador.
Ainda sobre esse tema, outra dica: verifique se o seu novo consultor tem experiência em trabalhar com pessoas na mesma situação financeira que a sua. A prática sempre leva à perfeição e os resultados de veteranos podem ser ainda melhores.
Fuja do conflito de interesses
Sim, eles existem e são mais comuns do que parecem. Fuja dos consultores que ganham comissões em cima de cada venda em determinado fundo ou aplicação. Procure sempre planejadores financeiros com o compromisso de sempre agir unicamente para o seus interesses.
Pesquise seus resultados passados
Retornos passados não garantem resultados futuros. Ponto. Essa máxima de muitas corretoras e consultorias deve ser sempre levada em consideração, mas pode te ajudar a fugir de profissionais com potencial de desempenhos ruins.
Comunicação é tudo
O mercado financeiro é um universo complexo e cheio de truques e palavras difíceis, mas isso não significa que não possa ser traduzido. Uma das características mais valiosas de qualquer consultor é a capacidade dele explicar onde e porque ele indica determinada aplicação. Busque por profissionais capazes de estabelecer diálogos francos com você e que te deixe a par de tudo o que o mercado está oferecendo.
*Com informações da Business Insider.