Menu
2019-09-23T15:12:50-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Bons conselhos, bons retornos

Como escolher um consultor financeiro que esteja alinhado aos seus interesses

Na hora de procurar consultores financeiros, procure por aqueles que consigam reproduzir suas demandas e seu estilo de investir

23 de setembro de 2019
15:12
Consultor financeiro
Imagem: Shutterstock

Aconselhar ou ser aconselhado é talvez uma das missões mais difíceis de se cumprir no mundo dos investimentos. Afinal de contas, estamos falando do dinheiro alheio e as expectativas e cada pessoa podem ser muito diferentes. É justamente por causa dessa diversidade de caminhos que o mercado financeiro oferece que você deve ter atenção redobrada na hora de buscar um consultor financeiro.

Embora a principal dica seja sempre procurar profissionais com certificações e credenciais, há muito mais nesse tipo de relacionamento do que um documento oficial. A estratégia é sempre um fator de atenção e o profissional deve estar alinhado aos seus objetivos. Só assim ele conseguirá reproduzir suas demandas e seu estilo de investir.

O site Business Insider preparou um guia rápido que você deve seguir para encontrar o consultor financeiro ideal ao seu perfil de investimento. Confira.

Faça entrevistas com os candidatos

Consultores financeiros na maioria das vezes têm acesso a todas as informações financeiras do cliente. Pensando nessa condição, é essencial que você conheça e confie no trabalho de quem for contratar, e esse processo inclui desde pesquisas de mercado até entrevistas presenciais com os candidatos.

Atente-se ao preço

Conselhos profissionais são muito bons, mas sempre têm um preço. Os serviços de planejadores financeiros muitas vezes podem sair caro, e se o preço não estiver alinhado com os seus requisitos, isso pode (e deve) ser um diferencial. A dica é sempre verificar se o retorno que você terá com o aconselhamento vai ser proporcional aos custos.

Procure saber o estilo de investimento

Cada investidor, seja ele iniciante ou profissional, tem um estilo próprio de aplicar. Um bom planejador financeiro é aquele que, independentemente de seu próprio perfil, consegue se adaptar às demandas de cada cliente. Outra dica é buscar perfis profissionais que combinem com o seu: não mude seu estilo para se adequar ao seu planejador.

Ainda sobre esse tema, outra dica: verifique se o seu novo consultor tem experiência em trabalhar com pessoas na mesma situação financeira que a sua. A prática sempre leva à perfeição e os resultados de veteranos podem ser ainda melhores.

Fuja do conflito de interesses

Sim, eles existem e são mais comuns do que parecem. Fuja dos consultores que ganham comissões em cima de cada venda em determinado fundo ou aplicação. Procure sempre planejadores financeiros com o compromisso de sempre agir unicamente para o seus interesses.

Pesquise seus resultados passados

Retornos passados não garantem resultados futuros. Ponto. Essa máxima de muitas corretoras e consultorias deve ser sempre levada em consideração, mas pode te ajudar a fugir de profissionais com potencial de desempenhos ruins.

Comunicação é tudo

O mercado financeiro é um universo complexo e cheio de truques e palavras difíceis, mas isso não significa que não possa ser traduzido. Uma das características mais valiosas de qualquer consultor é a capacidade dele explicar onde e porque ele indica determinada aplicação. Busque por profissionais capazes de estabelecer diálogos francos com você e que te deixe a par de tudo o que o mercado está oferecendo.

*Com informações da Business Insider.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Expansão

Rede D’Or assina memorando para aquisição de hospital na Paraíba

Documento prevê que Rede detenha 51% do capital social do Hospital Nossa Senhora das Neves

Após investigação

China multa Alibaba em US$ 2,8 bilhões por prática de monopólio

Foco foi prática que força comerciantes a escolherem uma plataforma, em vez de poderem trabalhar com mais.

Efeitos da Covid

Grupo Educação Metodista se prepara para pedir recuperação judicial

Com dívidas de cerca de R$ 500 milhões e em dificuldades desde 2015, o grupo viu sua situação se deteriorar em meio à pandemia

Cessão onerosa

Petrobras: Conselho aprova acordo sobre excedentes em Sépia e Atapu

Para a área de Atapu, a participação da estatal na cessão onerosa fica em 39,5% e em Sépia de 31,3%.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies