Ao aplicar seu dinheiro em ações e outros tipos de ativos, o investidor quer evidentemente aumentar seu patrimônio e ficar rico - ou ao menos mais confortável financeiramente. Mas depois de embolsar os valores há o desafio de manter - ou multiplicar - os ganhos.
Há muitos fatores que fazem com que você consiga manter seu dinheiro - e isso inclui até mesmo hábitos do dia a dia. Por isso, aqui no Seu Dinheiro você também pode conferir algumas dicas para não ficar na mão depois de embolsar algum valor.
São hábitos de pessoas que já são ricas, relatadas pelo consultor financeiro Jeff Rose ao site americano Business Insider, e que podem te ajudar a manter seu suado dinheiro.
Os hábitos de quem tem dinheiro
1. Ter uma rotina matinal
Nada de a cada dia fazer alguma coisa diferente pela manhã. Pessoas ricas, de acordo com Rose, tem uma rotina bem definida logo nos primeiros momentos do dia.
"Quem ganha seis dígitos normalmente não aperta o botão soneca cinco ou seis vezes e começa a trabalhar no último minuto", escreve. Em vez disso, os mais ricos tem práticas que os ajudam a ter o melhor desempenho possível no trabalho.
Mas quais são essas práticas? Em linhas gerais, o consultor diz que acordar cedo, exercitar-se várias vezes por semana e meditar/orar estão entre os hábitos dos ricos que os fazem estar nessa condição.
2. Criar metas de curto e longo prazo
Outra peculiaridade apontada pelo consultor é que os mais ricos estão sempre criando novas metas. "Eles não deixam a vida passar. Mas descobrem o que querem e dedicam um tempo para traçar planos", diz.
Segundo Rose, por conta desse hábito, os ricos costumam estar muito à frente quando se trata de poupar e investir para a aposentadoria, por exemplo.
É verdade que os mais ricos evidentemente têm mais dinheiro para fazer esse planejamento, mas eles também, em certo momento, colocam o dinheiro trabalhando para eles.
Rose diz que costuma revisitar suas próprias metas a cada 90 dias. "Isso me permite avaliar onde estou e se estou progredindo - o que é crucial quando você quer levar sua carreira para o próximo nível", escreve.
3. Buscar pelo aprendizado constante
Se tem uma coisa que os ricos sabem é que não sabem de tudo. Segundo o consultor americano, eles tendem a ser aprendizes ao longo da vida.
"Dizer isso pode significar que eles estão sempre fazendo cursos online, mas também pode significar que eles sempre estão mergulhados em um livro".
Rose escreve que quem ganha muito sempre está à procura de novas informações ou habilidades que ele ainda não possui.
4. Não se abalar com os 'fracassos'
O fracasso é algo temporário, lembra o consultor. Pode ser que as pessoas mais ricas tentem por em prática várias ideias - e falhem na maior parte delas. Mas isso faz parte do processo. "Na minha carreira como empreendedor, falhei muito mais do que obtive sucesso", escreve.
Ele conta que chegou a perder US$ 8 mil (o equivalente a R$ 32 mil) em um negócio de início de carreira. "Em vez de deixar o fracasso arruinar meus planos de negócios, me recompus e procurei algo que pudesse aprender".
"Acredite ou não, sempre há algo que você pode aprender quando falha em atingir uma meta", escreve o consultor.