Menu
2019-06-27T12:10:48-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Agenda cheia

PIB americano cresce 3,1% ao ano no 1º tri, como previsto; dia tem agenda econômica cheia nos EUA

Índice inflacionário PCE tem leve alta em relação à estimativa anterior; dia também tem dados de auxílio-desemprego e vendas pendentes de imóveis

27 de junho de 2019
12:01 - atualizado às 12:10
Departamento de comércio dos EUA
Departamento de comércio dos EUA - Imagem: shutterstock

O dia está repleto de dados importantes da economia americana, que podem mexer com os mercados lá fora. Agora pela manhã o Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu à taxa anualizada de 3,1% no primeiro trimestre de 2019, confirmando as expectativas do mercado e a segunda estimativa. Trata-se da terceira e última leitura do indicador. No quarto trimestre de 2018, o PIB americano cresceu 2,2%.

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) foi de 0,5% no primeiro trimestre, contra 1,5% no quarto trimestre de 2018. Em relação à segunda estimativa, que foi de 0,4%, o PCE apresentou leve alta nesta terceira leitura.

Excluindo-se alimentos e preços de energia, o PCE foi de 1,2% no primeiro trimestre, contra 1,8% no quarto trimestre do ano passado.

O PCE é considerado a medida preferida de inflação do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Confira aqui o relatório com os resultados do PIB americano.

Pedidos de auxílio-desemprego sobem acima das previsões

Outro dado divulgado nesta quinta nos EUA foi o dos pedidos iniciais de auxílio-desemprego. Segundo o Departamento de Trabalho do país, houve alta de 10 mil pedidos na semana encerrada em 22 de junho, passando para um total de 227 mil, após ajustes sazonais. O resultado veio acima das previsões de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, que projetavam cerca de 219 mil no total.

A média móvel das quatro semanas encerradas em 22 de junho, calculada para reduzir a volatilidade do indicador, foi de 221.250 pedidos, uma alta de 2.250 em relação à média revisada da semana anterior (219 mil).

O Departamento de Trabalho dos EUA também revisou de 216 mil para 217 mil o número total de pedidos de auxílio-desemprego até a semana anterior, encerrada em 15 de junho. O percentual de trabalhadores recebendo seguro-desemprego neste período se manteve em 1,2%, com ajuste sazonal, o que representa 1,688 milhão de pessoas, uma alta de 22 mil em relação à semana anterior.

Confira aqui o relatório de emprego dos EUA.

Vendas pendentes de imóveis também ficam acima do esperado

As vendas pendentes de imóveis nos Estados Unidos, indicador importante da atividade imobiliária, subiram 1,1% em maio ante abril, para o índice de 105,4 pontos, segundo pesquisa divulgada hoje pela Associação Nacional de Corretoras (NAR, na sigla em inglês). O resultado ficou acima da projeção de alta de 1,0% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

Em comparação a maio do ano passado, o indicador caiu 0,7%, marcando o 17º mês seguido de quedas anuais.

Veja o relatório completo.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

rearranjo no segmento

Dona da Farm negocia fusão com a Shoulder, de moda feminina

Empresas mantém conversa “em fase preliminar”, em um momento de rearranjo do segmento; Grupo Soma comprou recentemente a NV e a Lauf

Meme bilionário

O que está por trás da valorização de 500% do Dogecoin em uma semana?

O projeto levou várias pessoas a ficarem milionárias, mas pode fazer muita gente perder dinheiro daqui para frente

Chama o doutor

Após desconto em IPO, ações da Mater Dei estreiam em queda na B3

A situação atual do mercado e a fila de companhias de saúde prontas para abrirem o capital prejudica a rede de hospitais

mudanças na estatal

Conselho confirma general indicado por Bolsonaro para presidir Petrobras e novos diretores

Joaquim Silva e Luna assume o cargo então ocupado por Roberto Castello Branco Branco, demitido porque Bolsonaro estava insatisfeito com política de preços

Só a Vale salva

Tá difícil viver de renda: empresas cortaram R$ 38 bilhões em dividendos na pandemia

Muitas companhias optaram por distribuir menos dinheiro aos acionistas e preservar o caixa durante a crise econômica

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies