Os Estados Unidos e a China estão em fase final de conclusão de um acordo em que ambos os lados devem ceder para pôr fim à guerra comercial entre os dois países.
As negociações progrediram e poderiam chegar a um acordo formal em uma cúpula que deverá acontecer entre o presidente americano, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, provavelmente por volta de 27 de março, de acordo com notícia da agência Dow Jones.
A informação sobre o possível fim da guerra comercial, se confirmada, pode dar ânimo aos mercados internacionais amanhã. Lembrando que não haverá negócios na bolsa brasileira na segunda nem na terça-feira em razão do Carnaval.
Dentro do acordo, os chineses devem propor a redução de tarifas e outras restrições a agricultores americanos, da indústria química, automobilística, entre outros produtos.
Do lado americano, a oferta deve levar ao fim da maioria, se não todas, as sanções aplicadas contra produtos chineses desde o ano passado, de acordo com pessoas familiarizadas ao assunto em ambos os lados.
Eles alertaram, no entanto, que os obstáculos para o fim da guerra comercial permanecem, e cada lado enfrenta uma possível resistência, com cada país dizendo que os termos são muito favoráveis para o outro lado.
*Com Estadão Conteúdo e agências internacionais