Menu
2019-10-11T18:45:20-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Trégua

Trump anuncia primeira fase de acordo comercial com a China

Acordo classificado de “muito substancial” pelo presidente americano envolve câmbio, propriedade intelectual, serviços financeiros e compra de produtos agrícolas

11 de outubro de 2019
18:45
Donald Trump
Imagem: Shutterstock

O presidente americano, Donald Trump, anunciou que chegou a um acordo muito substancial com a China no que seria a primeira fase de um acerto comercial mais amplo, depois de meses travando uma guerra comercial, que trouxe e ainda traz consequências para toda a economia mundial.

Em entrevista no Salão Oval da Casa Branca, Trump falou que esse acordo, que ainda deve levar de três a cinco semanas para ser concretizado, abrange questões de propriedade intelectual, serviços financeiros, e compra de produtos agrícolas pela China. Também há uma parte dedicada a tratar de questões cambiais. Os EUA taxaram a China de manipulador cambial.

Trump falou para os fazendeiros americanos comprarem mais terra e máquinas, já que o acordo pode elevar o volume de compras feitas pela China para US$ 40 bilhões ou US$ 50 bilhões. O anúncio ocorreu pouco antes do fechamento dos mercados, impulsionando altas nos mercados.

Trump disse que o acerto com os chineses é um tema mais importante que as taxas de juros, mas não deixou de criticar o Federal Reserve (Fed), banco central americano. “O Fed deve cortar juros independentemente do acordo com a China”, declarou.

Também presente, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse que o aumento de tarifas que aconteceria na próxima semana deixará de ocorrer. Ainda não há decisão sobre o aumento de tarifas agendado para 15 de dezembro.

Negociadores chineses e americanos devem se reunir no Chile, onde acontecerá a reunião do bloco Apec – Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que ocorre em novembro.

*Com agências internacionais

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

PODCAST TELA AZUL

Você controla seus investimentos numa planilha? Então veja isto

Essa semana, nós recebemos o Eduardo e o Gabriel, fundadores do Real Valor, o melhor aplicativo disponível para fazer a gestão dos seus investimentos pessoais.

agora vai?

Privatizações de Correios e Eletrobras ficam para o fim de 2021; veja os planos do governo

No caso dos Correios, o projeto de lei que irá permitir a desestatização da empresa ainda nem foi enviado pelo governo ao Legislativo

Privatização

No Brasil, 431 cidades adotaram iniciativas de desestatização nos últimos 24 meses

Das administrações que informaram desestatizações, 377 utilizaram o modelo de concessão.

Voando

Embraer aponta retomada difícil, mas reforça otimismo com jato de até 150 lugares

A retomada, ficará 19% abaixo do volume previsto pela Embraer ao longo da década, até 2029.

retomada

Vendas de veículos sobem 4,65% em novembro, diz Fenabrave

Volume ficou 7,12% abaixo do total vendido no mesmo mês do ano passado, uma queda em parte explicada por restrições de oferta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies