A guerra comercial com os Estados Unidos continua impactando os dados da economia chinesa. Os números do Produto Interno Bruto (PIB) do país, divulgados na noite de ontem, mostraram o ritmo de crescimento trimestral mais lento em 27 anos.
O PIB chinês cresceu 6,2% no segundo trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal era de um avanço de 6,3%. Na comparação anual, a expansão foi de 6,4%.
No primeiro trimestre, a alta da economia chinesa havia sido de 1,5%. Na comparação trimestral, a economia da China avançou 1,7%.
Na contramão dos dados consolidados do PIB, os números de vendas no varejo e produção industrial mostraram sinais de recuperação. A produção industrial chinesa teve um crescimento de 6,3% em junho, comparado com o mesmo período de 2018. Em maio, o aumento havia sido de 5,0%.
Já as vendas no varejo subiram 9,8% no mês, uma aceleração de 8,6% em relação aos números apresentados em maio, superando as expectativas de crescimento.
Agora, a probabilidade é que o governo chinês continue anunciando medidas para tentar minimizar os impactos da guerra comercial que se arrasta e alimenta as chances de uma recessão global.
*Com Estadão Conteúdo