O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 13, que seu governo vetou as operações dos aviões Boeing 737 Max no espaço aéreo norte-americano. O anúncio ocorreu na esteira de novas informações sobre o acidente envolvendo uma aeronave Max 8 da Ethiopian Airlines no último final de semana.
Trump convocou um pronunciamento na tarde de hoje e nele afirmou que as aeronaves receberão ordens de pousar em seu destino e permanecerão em solo até segunda ordem. Segundo o líder norte-americano, as companhias aéreas e os pilotos já haviam sido notificadas da decisão.
"É algo terrível. (...) A Boeing é uma empresa incrível e eles estão trabalhando muito duro agora", comentou Trump ao dizer que a fabricante de aviões estava procurando encontrar respostas para os problemas envolvendo os modelos MAX.
Veja o pronunciamento completo de Trump:
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 13, 2019
A decisão dos EUA segue a de vários outros países após a queda do avião na Etiópia. Logo após o anúncio, as ações da Boeing passaram a cair e, por volta das 16h30, registravam perdas de 0,40%. O NYSE da bolsa de Nova York, no entanto, operava em alta de 0,66%.