A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

2019-03-11T16:08:24-03:00
Bruna Furlani
Bruna Furlani
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.
Aviação

China e Indonésia suspendem voos com o Boeing 737 MAX 8 depois de desastre

Nesta segunda-feira, a China ordenou que as companhias aéreas domésticas suspendam as operações comerciais de quase 100 jatos

11 de março de 2019
9:08 - atualizado às 16:08
Avião
Imagem: Shutterstock

Depois do acidente que ocorreu neste fim de semana com o avião da Ethiopian Airlines e que deixou 157 pessoas sem vida, autoridades da China e Indonésia optaram por suspender nesta segunda-feira (11) todos os voos feitos com aviões Boeing 737 MAX 8. As informações são do site Al Jazeera.

No caso da China, as autoridades do país ordenaram que as companhias aéreas domésticas suspendam as operações comerciais de quase 100 jatos. Segundo a autoridade, a proibição está de acordo com o princípio de tolerância zero e controle rigoroso para os riscos de segurança. Além disso, falou que entraria em contato com as autoridades de aviação dos Estados Unidos e da Boeing antes de permitir a retomada de voos com a mesma aeronave.

Em seguida, a Ethiopian Airlines seguiu a mesma linha e suspendeu todos os voos do modelo que obteve problemas. Segundo o porta-voz da companhia, Asrat Begashaw, até que sejam apuradas novas informações, "os voos serão suspensos como forma de precaução extra".

A companhia estava usando oito aviões do modelo e estava aguardando mais 25 para serem entregues em breve, de acordo com informações do site Al Jazeera.

Depois, o ministro dos Transportes da Indonésia também optou pela suspensão de voos que utilizam o modelo Boeing 737 MAX 8.

Impacto na Gol

E a decisão de suspender voos não é ruim apenas para a Boeing. A situação pode se complicar também para a Gol. A empresa é a única brasileira na lista de 68 empresas que operam com o modelo e que baseou todo o seu plano de renovação nesse avião.

A ideia da empresa era reduzir custos, já que o 737 MAX 8 é mais econômico, mas agora talvez o barato saia caro. Isso porque se os voos forem de fato suspensos, a companhia terá que renegociar a frota que já comprou, o que poderia fazer com que ela tenha prejuízo no futuro.

No meio disso tudo, a Fundação Procon-SP já recomendou que a companhia aérea suspenda de imediato todas as operações com o modelo 737 MAX 8. Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Procon afirma que o alerta tem como objetivo "prevenir que ocorram futuros acidentes, colocando em risco a vida dos usuários do transporte aéreo".

Por conta da incerteza com relação aos aviões, as ações da Gol estavam na liderança entre as maiores baixas do Ibovespa, com queda de 2,40% por volta das 14h45 da tarde.

Tudo de novo

O acidente com a Ethiopian Airlines ocorre dois meses depois do acidente fatal envolvendo o mesmo modelo na Indonésia. Na ocasião, um avião da Lion Air caiu depois de decolar da cidade de Jacarta. O desastre matou 189 pessoas.

 

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

AUTOMÓVEIS

Tá difícil comprar carro? 10 dicas que podem ajudar a ter um zero-km (ou quase isso) na garagem

13 de agosto de 2022 - 9:55

Cenário macroeconômico não ajuda, mas há formas de aproveitar o momento e garantir um carro mais novo ou até mesmo zero

TEMPORADA DE BALANÇOS

Lucro líquido da Eletrobras (ELET3) chega a R$ 1,4 bilhão no segundo trimestre, queda de 45%

13 de agosto de 2022 - 9:00

Segundo o balanço da Eletrobras (ELET3), resultado foi impactado negativamente pela provisão para perdas em investimentos no total de R$ 890 milhões

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: ata do Fed, dados de varejo nos EUA e inflação na zona do euro são os destaques da semana

13 de agosto de 2022 - 8:11

A ata da última reunião do Fed é o principal dado da agenda econômica; a inflação ao consumidor (CPI) na Europa também é destaque

PAPO CRIPTO #025

Vai, Brasil! Mercado brasileiro de criptomoedas é o 11º maior do mundo — e diretor de associação aposta em tokenização; entenda

13 de agosto de 2022 - 7:30

Bernardo Srur, diretor da ABCripto, associação criada para fomentar os negócios em criptoeconomia no Brasil, é o convidado do Papo Cripto desta semana

NOITE CRIPTO

Bitcoin (BTC) sobe, mas perde o protagonismo para o ethereum (ETH); entenda

12 de agosto de 2022 - 20:29

Além de aproveitar a inflação dos EUA mais branda, o que ajudou as criptomoedas em geral, o ETH se beneficiou dos progressos na direção do The Merge

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies